Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sociopedagógico (CSP)
Início do conteúdo da página

Coordenadoria Sociopedagógica (CSP)

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h52 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 15h34

Apresentação

A Coordenadoria Sociopedagógica, regulamentada pela Resolução nº 138 de 04 de Novembro de 2014 ,  é composta por uma equipe multidisciplinar que conta com assistente social, pedagogo, psicóloga e técnico em assuntos educacionais, podendo ter atuação de outros servidores; com o intuito de assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando, acompanhando, intervindo e propondo ações que visem promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a permanência dos estudantes no IFSP.

O apoio ao discente tem como objetivo principal fornecer ao estudante o acompanhamento e os instrumentais necessários para iniciar e prosseguir seus estudos. Dessa forma, serão desenvolvidas ações afirmativas de caracterização e constituição do perfil do corpo discente, estabelecimento de hábitos de estudo, estímulo à permanência e contenção da evasão, apoio à organização estudantil e promoção da interação e convivência harmônica nos espaços acadêmicos, dentre outras possibilidades.

O apoio psicológico, social e pedagógico ocorre por meio do atendimento individual e coletivo, efetivado pela Coordenadoria Sociopedagógico: equipe multidisciplinar composta por pedagogo, assistente social, psicólogo e TAE, que atua também nos projetos de contenção de evasão numa perspectiva dinâmica e integradora.

Dentre outras ações, a Coordenadoria Sociopedagógico fará o acompanhamento permanente do estudante, a partir de questionários sobre os dados dos estudantes e sua realidade, dos registros de frequência e rendimentos / nota, além de outros elementos. A partir disso, a Coordenadoria Sociopedagógico deve propor intervenções e acompanhar os resultados, para fazer os encaminhamentos necessários.

A CSP promove a Orientação Educacional com objetivo principal de assessorar o estudante no que diz respeito a sua vida acadêmica e promover atividades que o auxiliem na busca por informações, soluções em questões relativas ao andamento do curso, suas escolhas, planejamento de estudos e sobre carreira.

A Orientação Educacional é um serviço prestado ao estudante quando este apresentam:

- Dificuldade na organização dos estudos;
- Baixa motivação para frequentar o curso por qualquer fator;
- Dúvidas sobre a permanência no curso;
- Necessidade de orientações sobre o desenvolvimento estudantil;
- Questões ou dificuldades de relações interpessoais do ambiente escolar;
- Dificuldades de compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula.

 

Equipe

A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) é composta pelos seguintes profissionais:

Assistente em Administração: Elaine Cristina Formaggio Mateus
Assistente Social : Juliana Fernanda da Silva (Em afastamento capacitação)
Pedagogo: Cleber Fernandes Nogueira
Psicóloga: Marina Roquette Lopreato (Em afastamento capacitação)
Técnico em Assuntos Educacionais: Sérgio Rykio Kussuda
Técnico em Assuntos Educacionais: William (Will) Goncalves de Siqueira

 

Horário de Atendimento

A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) realiza atendimento presencial de Segunda à Sexta-Feira das 09h00 às 21h00, salvo recessos previstos no calendário acadêmico e demais comunicados publicados neste portal.

E-mail de contato: csp.hto@ifsp.edu.br

 

Programa de Auxílio Permanência

O Programa de Auxílio Permanência (PAP) é destinado, prioritariamente, aos estudantes em vulnerabilidade social. Ações como o acompanhamento sociopedagógico aos estudantes e a concessão de auxílios financeiros, com o objetivo de promover a igualdade de permanência e conclusão dos cursos entre os estudantes do IFSP. 

Os editais do PAP são publicados anualmente na página do IFSP, campus de Hortolândia. https://hto.ifsp.edu.br/institucional/

Atualmente está vigorando o edital , disponível no sitehttps://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/ultimas-noticias/1344-programa-de-auxilio-permanencia-2024

 

Regimento Disciplinar Discente IFSP

 De acordo com o Art. 3º do Regimento Disciplinar Discente, o documento tem como finalidade:

"O Regimento Disciplinar Discente tem como finalidade a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, orientando as relações educacionais, profissionais e interpessoais que ocorrem no âmbito do IFSP, contribuindo para garantir a convivência harmônica e a formação integral dos estudantes. Este documento define os direitos e os deveres dos discentes, destacando algumas condutas que prejudicam o ambiente educativo e que não devem ser praticadas pelos estudantes, bem como os procedimentos de análise das situações e as possibilidades de encaminhamento cabíveis" 

Você pode acessar o Regimento Disciplinar Discente completo por meio do link: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/EjmDkKn8LoNyoj4 ou clique aqui

 

Contato

E-mail: csp.hto@ifsp.edu.br 
Whatsapp: +55 19 3865-8069
Telefone fixo: (19) 38658069

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página