Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da EJA têm aula inaugural no Instituto Federal de São Paulo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes da EJA têm aula inaugural no Instituto Federal de São Paulo

  • Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 19h30
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 19h30

A ação, fruto de acordo com a Prefeitura de Hortolândia, oferece oportunidade de formação técnica gratuita

Estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino ofertada pela Prefeitura de Hortolândia, tiveram, nesta segunda-feira (31/07), a aula inaugural dos cursos profissionalizantes de Auxiliar em Usinagem Industrial - Tornearia e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. As formações acontecem no campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), na Vila São Pedro, graças à cooperação técnica entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a instituição pública de ensino.

Na ocasião, os 51 alunos das quatro escolas polo visitaram as instalações do campus, inclusive os laboratórios voltados às atividades práticas dos cursos e o ambiente maker. Também puderam se informar sobre todo o processo de tornearia e usinagem e o funcionamento de ambos os cursos.

“Penso que foi um momento único e gratificante. Uma conquista e oportunidade enorme para os estudantes da EJA. Ontem foi somente uma porta que se abriu de possibilidades e oportunidades para o crescimento acadêmico dos estudantes da EJA. Confesso que voltei encantada e até eu gostaria de realizar o curso de Elétrica. Os estudantes no ônibus estavam encantados e cheios de sonhos com essa oportunidade. Cada dia mais precisamos acreditar nas pessoas, oferecer oportunidades, pensar que tudo é possível, basta acreditar e não desistir dos sonhos”, destacou a Assistente de Direção Vanusa Guimarães Borges da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Thiago dos Santos Lofrani.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, neste semestre, as vagas para os cursos profissionalizantes foram ampliadas para contemplar os estudantes das quatro unidades polos da EJA. Os cursos, divididos em quatro módulos, são gratuitos e têm certificação técnica de 200 horas. A Prefeitura disponibiliza o transporte aos participantes até o campus do IFSP de Hortolândia.

“A ampliação da nossa parceria com a Secretaria de Educação para a oferta de educação profissional aos estudantes dos polos de EJA da cidade é a realização de um projeto construído coletivamente. É o resultado de um trabalho comprometido dos profissionais de educação do município e do IFSP. Os frutos dessa parceria estão sendo colhidos e alcançar o objetivo projetado mostra o excelente trabalho de construção de uma política pública educacional, unindo a esfera municipal e a federal. As perspectivas profissionais dos estudantes são contempladas nessa ação que, também, investe na formação dos professores construindo espaços de reflexão e diálogo”, ressaltou Caroline Jango, Diretora do Instituto Federal SP Campus Hortolândia.

Atualmente, o projeto da EJA Profissionalizante beneficia 51 estudantes dos quatro polos que ofertam a Educação de Jovens e Adultos. A ação, fruto do Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e a instituição de ensino superior em 2022, faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e tem como objetivo oferecer uma formação ampla, preparando os estudantes para a vida e o mercado de trabalho.

Formação Continuada para Professores

Simultaneamente ao início do curso para os estudantes, cerca de 20 professores municipais que lecionam na EJA participaram, na noite da segunda-feira (31/07), do primeiro módulo da formação continuada sobre tecnologia e espaço maker. A iniciativa da Prefeitura, por meio do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, acontece em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia. As aulas são divididas em três módulos e buscam ampliar as habilidades pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras dos profissionais de educação.

“A formação realizada no laboratório maker do IFSP foi excelente, apresentando possibilidades de projetos a serem desenvolvidos na impressora 3D ou em MDF, criando ou adaptando materiais a serem utilizados nas aulas, tornando-as mais interativas. Particularmente, me encantei com a ideia de desenvolver jogos pedagógicos explorando os conteúdos, pois entendo que despertam maior interesse dos alunos e contribuem para melhor entendimento do conteúdo”, ressaltou Andreia Cristiane Souza Azevedo, professora de ciências das Emefs Marleciene Priscila Presta Bonfim e Caio Fernando Gomes Pereira.

Fonte: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/noticias/item/23300-estudantes-da-eja-tem-aula-inaugural-no-instituto-federal-de-sao-paulo 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página