Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da Matemática mostram resultados nas escolas estaduais

Projetos da Matemática mostram resultados nas escolas estaduais

• Publicado: Sábado, 04 de Novembro de 2023, 23h28
  • Última atualização em Sábado, 04 de Novembro de 2023, 23h34

No dia 26 de outubro, aconteceu um encontro do Projeto "Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola". Esse projeto é apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com o objetivo de promover a cooperação entre a universidade e escolas para o desenvolvimento da educação matemática. A coordenação geral do projeto fica a cargo de Ana Leticia Losano, da Universidade de Sorocaba (Uniso). O projeto conta com a parceria do GdS (Grupo de Sábado), além de escolas estaduais e municipais de Hortolândia, Campinas, Valinhos e Sorocaba. Também participam do projeto o Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia (IFSP), a Unicamp (FE) e a Universidade de Sorocaba (Uniso).

Uma das escolas parceiras do projeto é a Escola Estadual Maristela Carolina Mellin de Hortolândia. Nessa escola, atua o GETEM (Grupo de Estudo e Trabalho do Ensino Médio), coordenado pelas pesquisadoras Ana Paula Barros e Marília de Souza do IFSP - Campus Hortolândia. O GETEM conta com a participação do professor Vinícius Garcia, da Escola Maristela Mellin, do professor Moisés Bezerra, da pesquisadora Carolina Zenero e das colaboradoras Ivani Carvalho, Valéria de Souza e Mariana Cezar. Dentro do GETEM, professores, estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática são membros do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMATEC), coordenado pela professora Ana Paula.

Já no dia 31 de outubro, o curso de Licenciatura em Matemática participou da feira científica da Escola Estadual Ensino Integral Professora Liomar Freitas Câmara. O professor Agnaldo, a professora Ana Paula e os estudantes do curso, que também são participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), apresentaram ações do curso e avaliaram os trabalhos apresentados na feira.

Confira os registros fotográficos podem ser conferidos aqui