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Edital de seleção de bolsistas discentes para projeto de Extensão Slam Interescolar de São Paulo realizado pelo Campus Hortolândia e Campus Avançado São Miguel Paulista em parceria com SECADI, alinhado à PNEERQ

  • Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 18h03

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas para o projeto de Extensão Slam Interescolar de São Paulo: juventude e promoção da equidade racial.

Poderão participar do Programa de Bolsas de Extensão os alunos regularmente matriculados no IFSP Campus São Miguel Paulista, e que atendam aos requisitos especificados no Edital 48 disponível em: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/Ejz2dTkpMy9EP9P

Errata N.1: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/XDzqr9B8DgT3TfW

Link para inscrições: https://forms.gle/HYPefj8Q6jytCESaA

Relação de inscrições recebidas: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/NFttAsZNfrKjRyw 

 Resultado preliminar: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/34KBHHcXDA3KkEL 

Resultado preliminar após recursos: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/BtbnNTyDzSFnLqd NOVO

 

  

Ação e parceria

O Slam Interescolar é uma iniciativa originária do coletivo cultural Slam da Guilhermina. O projeto é constituído por uma série de ações formativas envolvendo educadores e estudantes de 348 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio (majoritariamente das periferias da cidade de São Paulo), de seletivas de poetas realizadas online e de dois grandes eventos finais (um para o Ensino Fundamental e outro para o Médio). Tanto as seletivas online quanto os eventos finais são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.
Cabe ressaltar que o projeto demonstra um forte potencial para combater o racismo estrutural, misoginia, homofobia, intolerância religiosa e demais opressões características de nossa sociedade promovendo a valorização da diversidade cultural da população brasileira através do desenvolvimento de competências de leitura, escrita, oralidade e pensamento crítico.
O compartilhamento dessas reflexões através de poemas semeia a reflexão entre demais estudantes ouvintes e promove a conscientização dos jovens sobre o papel que ocupam na sociedade, bem como os desafios de superação da desigualdade social resultante do processo histórico brasileiro. Nesse sentido, o projeto tem grande potencial para consolidar práticas educativas que promovam o determinado pela Lei 10.636/2003 que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação pública e privada brasileira. Ou seja, esse projeto se soma ao compromisso estabelecido pela Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, no que tange a contribuição para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira. Assim, a colaboração da SECADI/MEC e do IFSP junto a iniciativa tem grande relevância para potencializar a ação já existente, bem como servir de laboratório para que a iniciativa possa ser difundida por outras regiões do território nacional.

 

 

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