Página inicial > Últimas Notícias > Semana da Diversidade e Direitos Humanos 2024

Semana da Diversidade e Direitos Humanos 2024

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h57
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h57

O Campus Hortolândia do IFSP realizou no último dia 05 de outubro o evento “Cinema, Diversidade e Direitos Humanos”. O evento foi organizado em uma parceria da comissão da Semana da Diversidade e Direitos Humanos com o projeto de extensão “Cineclube no IFSP Hortolândia”. Em decorrência da greve dos servidores, a equipe responsável articulou a
realização da Semana em momentos diferentes ao longo do semestre, tendo realizado em agosto a primeira atividade, sobre “Cinema e Diáspora Africana”.

O evento começou às 8h30 com a recepção de estudantes e distribuição de pipoca. A equipe agradeceu a presença de todas e todos, especialmente aos convidados Maria Antonia Pimenta Améndola, educadora brasileira que esteve na fundação da TV Educativa no final dos anos 1960, Carlos Améndola Ávila, premiado cineasta mexicano e ex-professor de Cinema, Marival Santana, coordenador do projeto “Café Filosófico” do Campus, professor e mestre em Filosofia, e Rogério Lopes Severino, professor de Educação Especial e Inclusiva da Prefeitura de Paulínia. Foram feitos agradecimentos também à equipe do Festival “Entretodos”, na pessoa da Lucila Lang, que disponibilizou a maioria dos curtas para exibição, e a premiada diretora e roteirista Cibele Appes, do curta “Se Trans for mar”, e à produtora “Fuzuê Filmes”. Foram exibidos sete curtas metragens, que totalizaram 1h45 e versaram sobre os temas de Afetividade e vida das pessoas LGBTQIAPN+, Ditaduras militares na América Latina e Brasil, Guerra na faixa de Gazza, Superexploração e uberização da classe trabalhadora, a Invisibilidade do trabalho feminino e a luta de classes, as Interseccionalidades das violências contra as mulheres e as pessoas com deficiências, e Etarismo e racismo na dinâmica da busca de afetos na sociedade contemporânea.

Após a exibição dos curtas metragens, os estudantes foram divididos em grupos para discutirem e compartilharem suas experiências e visões, em rodas de conversa. Os mediadores foram os próprios organizadores do evento: os professores Huyrá Araújo, Julia Lucca, Guilherme Arduini, os técnicos da Coordenadoria Sociopedagógica, Will Gonçalves e Gabrielle Rodrigues dos Santos, e os discentes Edu Alves e Iasmin Reis, dos cursos técnicos integrados de Mecânica e Informática. Em grupo de discussão, composto entre 15 a 20 pessoas, os participantes puderam expressar como as obras lhes tocaram e sensibilizaram, quais foram suas impressões, sob qual aspecto dos direitos humanos aquelas obras apresentavam mais relevância e como isso dialogava com suas realidades cotidianas. Ao final das discussões, em seu grupo de roda de conversa, pela qualidade da discussão apresentada pelos estudantes, o professor Carlos Ávila sugeriu a produção de trabalhos de curtas metragens, sobre direitos humanos, pelos estudantes com a utilização de dispositivos móveis, e que isso pudesse ser incentivado e construído em parceria com os professores do Campus Hortolândia. O professor Rogério Lopes destacou que o evento da Diversidade e o “Cineclube representa(m) tantas possibilidades, não apenas o acesso à cultura de qualidade (...), mas traz, de forma cuidadosa, uma seleção (de filmes) que conversa com a realidade do mundo”. Outra convidada especial, Maria Antônia Améndola, destacou a importância de atividades educativas que têm como fundo a metodologia de Paulo Freire, como aquelas rodas de conversa, e agradeceu a oportunidade pela participação e pela possibilidade de uma discussão que constrói “uma consciência política e social necessárias nos dias tão conturbados como os de hoje”, como destacou.

O evento “Cinema, diversidade e direitos humanos” teve a participação de aproximadamente oitenta pessoas no Campus, entre estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa. Confira os registros do evento clicando aqui
Atente-se às atividades de democratização do acesso à cultura, ciência e educação no IFSP Campus Hortolândia e participe!