Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Neabi-IFSP celebra 10 anos com encontro especial no Campus Hortolândia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Neabi-IFSP celebra 10 anos com encontro especial no Campus Hortolândia

  • Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 14h45
  • Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 14h47

Entre os dias 20 e 22 de agosto, o Campus Hortolândia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi palco do Encontro Comemorativo de 10 anos do Neabi 2015–2025 (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). O evento reuniu estudantes, docentes, servidoras(es) técnicas(os), representantes de movimentos sociais e pesquisadoras(es) para dialogar sobre os avanços e os desafios da luta antirracista na educação pública federal.

A abertura oficial do encontro contou com a presença da Reitoria do IFSP, da Direção do Campus Hortolândia, Caroline Jango e Kênia Silva, além das coordenações do Neabi, Nugs e representantes do Sinasefe. Em seguida, o espaço “10 Anos de NEABI” promoveu um diálogo aberto entre as antigas e a atual coordenação do núcleo, relembrando trajetórias, conquistas e experiências marcantes.

A programação incluiu ainda a apresentação do Coletivo de Música AfroIF e três mesas temáticas, com destaque para debates como: A importância dos Neabis na construção de uma educação antirracista (20/08), Juventude, movimentos sociais e antirracismo (21/08) e Mestiçagem, parditude e branquitude (22/08). Em todas as mesas, pessoas convidadas com arcabouço na temática étnico-racial estiveram presentes, como a professora doutora Alessandra Pio Silva (UFRRJ), a mestra Rosana Machado de Souza (IF Sudeste MG) e o conselheiro tutelar Airton Pereira Júnior, de Campinas.

No segundo dia, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho para discutir temas centrais como o protagonismo estudantil, a construção de um calendário afirmativo, estratégias de captação de recursos e a abordagem da questão indígena no contexto institucional. A programação também contemplou espaços culturais e artísticos, como a exibição de cinema negro conduzida pelo cineasta Renato Candido, exposição de fotos de Moçambique, ações sistêmicas e atividade cultural no Espaço Flor do Dendê, de Hortolândia.

O último dia foi marcado pela mostra de projetos, a plenária final e o encerramento festivo com a ação “Poster Bomb”, valorizando a produção visual e política do movimento negro e indígena no IFSP.

O Encontro de 10 anos do NEABI reafirma o compromisso da rede federal com uma educação comprometida com a equidade racial, a valorização da diversidade e o enfrentamento às desigualdades históricas. A participação contou com a comunidade acadêmica e com o público interessado nas pautas étnico-raciais.

Fonte: https://ifsp.edu.br/ultimas-noticias/5299 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página