Política de Manutenção de Laboratórios

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Câmpus Hortolândia é a responsável por gerenciar toda infraestrutura de TI do câmpus, assim como os laboratórios de informática.

A gestão dos laboratórios envolve softwares, hardware, infraestrutura de redes nos âmbitos preventivo, corretivo e evolutivo. Toda a gestão é realizada com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais documentos referentes aos cursos que utilizam os ambientes.

Este documento visa organizar e normatizar a execução da manutenção em laboratórios de informática através de um cronograma de atividades definido no início de cada período.

Objetivo

Prover aos laboratórios de informática as manutenções adequadas para possibilitar seu bom funcionamento no ambiente educacional.

Justificativa

Melhorar o gerenciamento de manutenções a serem realizadas, contemplando a correção e prevenção de problemas, bem como a evolução dos laboratórios para adequá-los as necessidades do ensino.

Laboratórios

O Câmpus Hortolândia possui 11 (onze) laboratórios de informática localizados nos blocos A, B e D, sendo 2 laboratórios no bloco A mistos com equipamentos de eletrônica e 2 laboratórios no bloco D mistos com equipamentos de fabricação mecânica, além de um conjunto de 23 Notebooks disponibilizados para empréstimo na Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) e na Coordenadoria de Eletroeletrônica (CEL) para utilização em aulas.  Todas as máquinas operam integradas através de uma rede cliente-servidor mantida pela CTI. A utilização dos laboratórios requer um login e senha pessoal onde o aluno recebe acesso aos compartilhamentos de rede e utilização da internet.

Softwares

A definição dos softwares a serem utilizados semestralmente é realizada no fim do semestre e as atualizações são executadas durante o período de recesso ou férias escolares. Durante essa definição, docentes e coordenadores solicitam remoções, inclusões ou atualizações de softwares através de um formulário eletrônico próprio para levantamento da demanda.

Após a definição da lista de softwares que irá compor o próximo semestre as novas requisições podem ser realizadas através do sistema de chamados GLPI durante as aulas, todavia serão atendidas em prazo diferenciado.

O acompanhamento dos softwares instalados nos laboratórios pode ser realizado através do sítio institucional do câmpus, onde a CTI disponibiliza no menu laboratórios a lista de aplicativos disponíveis em cada ambiente.

Hardware

O hardware dos computadores é adequado conforme a situação do computador. Se um computador ainda está no período de garantia, é mantido o conjuto de componentes padrão de fábrica para acionamento da garantia caso seja necessária a manutenção. Em caso de garantia expirada a CTI possui as peças de hardware para fazer a reposição dos equipamentos com problemas e também são feitas modificações no conjunto de componentes para que o computador seja adaptado à demanda de utilização do ensino sem a necessidade de troca.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva compreende as ações executadas pela CTI para antever e impedir problemas que impeçam o bom funcionamento dos laboratórios. A manutenção preventiva pode ser de software ou de hardware.

Software e periféricos

Realizada semestral e semanalmente, compreende diferentes atividades em cada período.

A manutenção preventiva semestral corresponde ao processo de formatação de um computador de cada laboratório, instalação do sistema operacional e softwares atualizados, configurações de melhoria de desempenho e geração de imagem para ser replicada nos outros computadores. Esta manutenção é executada pelos técnicos de laboratório em conjunto com os bolsistas e possibilita o início do semestre com laboratórios em pleno funcionamento.

Já a manutenção semanal tem por objetivo melhorar o desempenho dos computadores após larga utilização em aulas, prevenindo possíveis problemas de lentidão e afins. Esta manutenção é realizada no meio do semestre pelos bolsistas sob supervisão dos técnicos em laboratório, compreendendo:

  • Testes de conectividade de rede nos computadores
  • Testes dos periféricos (mouse, teclado e monitor)
  • Levantamento e registro em sistema de ocorrências através de formulário disponibilizado ao professor
  • Instalação, configuração e correção de softwares conforme demandas elencadas pelos professores através de formulário ou sistema de chamados GLPI.

Componentes

A CTI realiza a manutenção preventiva de hardware semestralmente. Essa manutenção abrange computadores fora da garantia e é realizada pelos bolsistas sob supervisão dos técnicos de laboratório. As atividades realizadas são:

  • Limpeza de hardware utilizando pincel, aspirador e jateador de ar;
  • Limpeza de contatos da memória RAM.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é utilizada quando ocorre um problema que não pôde ser prevenido. Ela pode ser identificada por docentes, alunos, bolsistas ou técnicos de laboratórios e deve ser registrada pelos servidores do câmpus através do sistema de chamados GLPI. A execução da manutenção pode ser realizada tanto por bolsistas quanto por técnicos de laboratório.

A CTI realiza mensalmente a análise dos chamados e a identificação de problemas frequentes, gerando estratégias para melhorar a manutenção preventiva e impedir a ocorrência de imprevistos, de modo a garantir sempre o bom funcionamento dos laboratórios.

Manutenção Evolutiva

A manutenção evolutiva tem por objetivo analisar o pátio de máquinas atual e prever as demandas de adequação futuras. A previsão das demandas deve ser realizada com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com o auxílio dos coordenadores de curso. Após prever as demandas é necessário organizar o orçamento de modo a suprir as necessidades de aquisições de licenças, novas máquinas e componentes de hardware para substituição.

A evolução de hardware dos laboratórios ocorrem de acordo com as prioridades da organização e da alocação orçamentária, utilizando-se das SRPs de computadores e notebooks tanto como referência para cotação de valor, quanto como meio de aquisição dos equipamentos homologados a nível institucional.

Já a evolução de software ocorre semestralmente sob demanda identificada através do levantamento realizado junto aos professores. Existem softwares que são atualizados semestralmente ou anualmente, como por exemplo os sistemas operacionais, enquanto há softwares que são atualizados apenas quando solicitado pelos professores devido à compatibilidade dos materiais de aula já desenvolvidos ou atualizados.