Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Fabricação Mecânica

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h56 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 08h57

As informações apresentadas abaixo foram extraídas conforme o novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso técnico em Fabricação Mecânica, aprovado pela resolução 195/2023 de implantação/reformulação do curso nas formas concomitante e subsequente do câmpus Hortolândia. 

Acesse o link PPC Fabricação Mecânica 2016 para consultar o PPC anterior, turmas ingressantes até 2° semestre de 2022.

Sumário

Apresentação do curso

Objetivos

Perfil profissional do egresso

Requisitos para ingresso

Resumo do curso

Requisitos para conclusão do curso

Coordenação do curso

 

Apresentação do curso

O curso técnico de Fabricação Mecânica capacita o estudante para atuar em indústrias de metal mecânica e materiais, além de oficinas mecânicas em geral. Fundição, soldagem, usinagens convencional e com comando numérico computadorizado (CNC), desenho mecânico, processos de conformação mecânica, caldeiraria, manufatura aditiva, tecnologia dos materiais, ensaios mecânicos e metrologia são alguns dos temas abordados na formação técnica do profissional.

Objetivos

  • Formar um profissional técnico em Fabricação Mecânica nas dimensões individual, social e técnica por meio da integração multidisciplinar de conhecimentos específicos da área de mecânica em seus diversos aspectos, com a finalidade de desenvolver sua capacidade de atuação numa perspectiva crítica e responsável em seus impactos sociais, econômicos, ambientais, e de permanente atualização e investigação.
  • Fomentar nos estudantes abordagens críticas e criativas para a resolução de problemas técnicos, com vistas à inovação e ao desenvolvimento sustentável, com foco na sustentabilidade do processo produtivo.
  • Desenvolver com os estudantes um conjunto de habilidades teóricas e práticas relacionadas aos processos de fabricação mecânica, desde processos metalúrgicos (como siderurgia, fundição, conformação, soldagem e caldeiraria), usinagem (como torneamento, fresamento e retificação, em variantes manuais e com comando numérico computadorizado) até processos vinculados aos avanços recentes de manufatura na indústria 4.0 (como manufatura aditiva e corte a laser).
  • Discutir princípios técnicos e parâmetros envolvidos no projeto de atividades de fabricação mecânica, em seu planejamento e execução, desde a produção ou interpretação de desenhos técnicos de peças, até a especificação de materiais adequados à sua função e do ferramental necessário para o processo de produção, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários e operadores de empresas em processos de transformação em fabricação mecânica.
  • Apresentar características e funções do ferramental utilizado nos diversos processos produtivos, embasando decisões de seleção e especificação para aplicações específicas, como também o desenvolvimento de novas soluções.
  • Proporcionar aos estudantes contato com uma série de conhecimentos em processos de automação industrial, eletrotécnica industrial, hidráulica e pneumática, permitindo atuação profissional em diversos setores da produção metalmecânica e a contextualização da fabricação mecânica dentro do âmbito industrial mais amplo.
  • Explorar conhecimentos envolvidos e normas técnicas necessárias para desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos, incluindo temas de desenho técnico mecânico, resistência dos materiais e elementos de máquinas.
  • Promover contato com ferramentas computacionais utilizadas em diversos âmbitos da produção mecânica, desde o desenho de componentes até a automação de sua fabricação.
  • Proporcionar os conhecimentos necessários para a execução e análise de ensaios mecânicos, utilizando conhecimentos adquiridos sobre a estrutura e propriedades mecânicas dos materiais, com vistas ao dimensionamento de componentes mecânicos, através da aplicação adequada dos materiais.
  • Apresentar conhecimentos usados no controle de qualidade de peças em produção ou acabadas, como instrumentos e técnicas de medição e noções e representação de tolerâncias dimensionais e geométricas.
  • Promover o desenvolvimento e a divulgação de projetos de pesquisa/extensão empregando conhecimentos de fabricação mecânica em diferentes âmbitos, contribuindo para a formação profissional e científica dos estudantes.
  • Explorar temas relativos à organização do trabalho e sua automação, bem como a segurança e saúde dos trabalhadores na produção mecânica, embasando atividades de supervisão e controle de processos de produção.
  • Discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais das atividades de fabricação mecânica, contribuindo para a formação crítica dos futuros profissionais com respeito a seu próprio ramo de atuação.
  • Promover a participação dos educandos em eventos socioculturais, dentro e fora da escola, proporcionando conhecimento e respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero e sexualidade, o que contribui para sua formação integral, respeitando a inclusão social e os direitos humanos.
  • Promover o conhecimento e aplicação de diferentes ferramentas de organização, modelos de gestão, liderança de equipes e gestão de conflitos, possibilitando o empreendedorismo e dando bases a tarefas muito presentes na produção mecânica, como a gestão de estoques de produtos acabados, de ferramentas e insumos.
  • Relacionar conhecimentos de diversas áreas da mecânica para possibilitar a atuação na manutenção de sistemas mecânicos.
  • Promover conhecimentos e saberes relacionados às normas e relatórios técnicos e à legislação da área de atuação de fabricação mecânica.

Perfil profissional do egresso

O Técnico em Fabricação Mecânica atua no mundo do trabalho de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, visando à inovação e ao desenvolvimento sustentável, com respeito aos conceitos técnicos ambientais, sociais, de saúde e segurança. Respeita e valoriza os direitos humanos, as diversidades culturais, religiosa, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, com vistas à inclusão social, democrática e cidadã. Sua formação articula ensino, pesquisa e extensão, habilitando-o com bases científicas, tecnológicas e humanísticas para atuar em atividades de fabricação mecânica. O egresso desenvolve projetos, planeja, supervisiona e controla atividades de fundição, usinagem convencional e computadorizada, caldeiraria, soldagem, processos de conformação mecânica e manufatura aditiva. Interpreta desenhos técnicos. Seleciona, desenvolve e especifica ferramental para os processos produtivos. Executa ensaios mecânicos. Especifica materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação mecânica. Controla estoques de produtos acabados. Utiliza ferramentas computacionais em diversos âmbitos de sua atividade profissional. Conhece ferramentas de organização e gestão, com foco no empreendedorismo.

Requisitos para ingresso

Para ingressar no curso técnico em Fabricação Mecânica, o estudante candidato deverá: 

  • Estar matriculado na segunda ou terceira série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, devendo apresentar o Certificado e respectivo Histórico, além de documentos pessoais;
  • Ter sido aprovado em processo seletivo e convocado para matrícula.

Outras formas de ingresso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, alterada pela lei 13.409/2016.

Resumo do curso

 

Forma de oferta Presencial
Duração 4 semestres (2 anos)
Turno Noturno
Número de vagas anuais 40 estudantes
Período de integralização 4 anos

 

Requisitos para conclusão do curso 

Estarão aptos a receber o diploma de Técnico em Fabricação Mecânica os alunos que concluírem todos os módulos e forem aprovados em todos os componentes curriculares obrigatórios.

Coordenação do curso 

O horário de atendimento:

Segunda-feira 15h30 às 18h
Terça-feira 16h às 17h30
Quinta-feira 15h às 17h

Local: Sala E210 Coordenadoria de Educação de Básica.

Coordenador: Prof. Dr. Karlos Roberto da S Braga Martins (currículo lattes).

E-mail da coordenação: coord.cfm.hto@ifsp.edu.br

Fim do conteúdo da página