Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca (CBI)

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h38 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h11

Sumário

 

Nossa História

A Biblioteca do câmpus Hortolândia oferece produtos e serviços para a comunidade acadêmica, apoiando as atividades de pesquisa, ensino e extensão.

A história da Biblioteca do câmpus é recente, começa com a data de início em 06 de fevereiro de 2014. Desde o momento da sua abertura vem trabalhando afinco para oferecer aos seus usuários, produtos e serviços para apoio educacional, bem como estender seus produtos para a comunidade externa em torno do câmpus. 

De início eramos 2 (dois) Bibliotecários com o expediente da Biblioteca de 12 (doze) horas ininterruptas e, ao final de 2014, com a chegada de mais 2 (duas) servidoras com o cargo de auxiliar de bibliotecários, possibilitou a maximização do horário de expediente para 14 (quatorze) horas diárias ininterruptas. 

A Biblioteca no início de 2015, passou por avaliação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, na qual, obteve uma boa média de pontuação em relação aos seus produtos e serviços, contribuindo assim com o câmpus no todo.

A Biblioteca busca a melhoria contínua dos seus produtos, processos e serviços, agregando valor educacional aos seus usuários e a toda comunidade no entorno. 

 

Equipe

Kênia Cristina Cristina Pereira Silva - Diretora Adjunta Educacional - Docente

Élcio José da Costa – Bibliotecário-Documentalista / Coordenador da Biblioteca 

Nirlei Maria Oliveira – Bibliotecária-Documentalista

Letícia Maria Cabral – Assistente de Administração

Samara Sivirino Marques – Auxiliar de Biblioteca 

Hélio da Silva Ordônio – Técnico em Contabilidade

 

Guia do estudante - IFSP

Guia do Estudante elaborado pela Diretoria de Comunicação (DiCom) contempla informações para os alunos de todos os 37 câmpus da Instituição. As informações foram levantadas junto aos documentos institucionais e aos diferentes departamentos da Instituição. 

Acervo

O acervo é de acesso aberto, possibilitando o usuário a consultar Livros, Periódicos, Material de Referência e Material de Multimídia nas áreas de Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Mecânica, e Literatura. O acervo atende usuários dos cursos técnicos integrados, técnico concomitante e curso de ensino superior.

A organização do acervo da biblioteca é baseado segundo a CDD - Classificação Decimal de Dewey, AACR2 - Código de Catalogação Anglo Americano e para notação dos autores é utilizado a Tabela Cutter-Sanborn fornecido pela OCLC. Para gestão do acervo é utilizado software Pergamum.


Pesquisa no acervo

     Biblioteca logo Pergamum

 

 

 

 

Serviços online: consulta, renovação, reservas, informações sobre multas, relatório de empréstimo e geração do nada consta.

 

 

Repositório Institucional do IFSP (RI/IFSP)

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (RI-IFSP) é uma base de dados aberto que se propõe a gerenciar a produção intelectual de servidores e discentes vinculados ao IFSP, por meio de uma plataforma de software livre, visando promover o acesso aberto aos objetos digitais produzidos por essa comunidade, por meio da valorização e da disseminação de sua produção técnico-científica, acadêmica, educativa, cultural e administrativa.

 

Acesso à base de dados conveniadas

Biblioteca Virtual Universitria    

 Capes Portal Periodicos   

Acesso remoto via CAFe/CAPES

cafe logo

Esta opção permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.
Este serviço é provido pelas instituições participantes, ou seja, o nome de usuário e senha para acesso deve ser verificado junto à equipe de TI ou de biblioteca de sua instituição.
Para utilizar a identificação por meio da CAFe, sua instituição deve aderir a esse serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Acesse aqui!

 

Tutoriais

 

Serviços

  • Livros
  • Obras de referência (Dicionários e Enciclopédias)
  • Periódicos (Jornais e Revistas)
  • Multimeios (CD-ROM’s, DVD’s)
  • Especial (Relatórios de Estágio, Monografias, Teses, Dissertações)
  • Consulta local e online
  • Empréstimos e devoluções
  • Empréstimos entre bibliotecas do IFSP
  • Renovações e reservas online de materiais
  • Atendimento personalizado
  • Orientação à normatização de trabalhos acadêmicos
  • Levantamento bibliográfico
  • Orientação bibliográfica
  • Visitas orientadas
  • Computadores com acesso à Internet
  • Capacitações: Fontes de pesquisa; Portal de Periódicos CAPES; Uso de bases de dados;
  • Utilização do software da biblioteca Pergamum; Wi-fi
  • Catalogação na fonte para obras publicadas pelo IFSP
  • Sugestão de compra de material bibliográfico para leitura e para compor o acervo

 

Documentos Normativos das  Bibliotecas do IFSP.

Os documentos normativos da Biblioteca são padronizados os serviços oferecidos à comunidade do IFSP auxiliando nas rotinas de trabalho adotadas no setor.

 

Manual de Catalogação (Arquivo em pdf, tamanho 1,7 MB)

Aprovado pela Portaria nº 1.246, de 05 de abril de 2017 (Arquivo em pdf, tamanho 840 KB).O manual tem como objetivo orientar e padronizar a criação e importação de registros bibliográficos gerados pelas bibliotecas do IFSP.

Manual de Gestão Patrimonial dos Acervos das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 26,8 MB)

Aprovado pela Portaria Nº 2.377, de 30 de junho de 2020  (Arquivo em pdf, tamanho 829 KB). O manual visa orientar as Coordenadorias de Bibliotecas e Coordenadorias de Patrimônio do IFSP quanto aos procedimentos relacionados à incorporação de materiais bibliográficos permanente nos acervos, aos trâmites relativos a não devolução de bens patrimoniados e à alienação de bens, bem como as ações a serem tomadas nos casos de perda ou extravio de materiais permanentes nas bibliotecas.

Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 640 KB)

Aprovada pela Portaria nº 967, de 09 de março de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 199 kb). A Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFSP tem como objetivo deixar clara a filosofia norteadora das atividades das bibliotecas do IFSP no que diz respeito as suas coleções, e de tornar público o relacionamento de tais coleções com os objetivos da instituição.

Política de Processamento Técnico dos Acervos das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 404 KB)

Aprovada pela Portaria nº 2.964, de 24 de agosto de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 115 KB) , que retifica a Portaria nº 2.660, de 31 de julho de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 451 KB). A Política de Processamento Técnico visa orientar as atividades que compõem o processamento técnico dos acervos das bibliotecas do IFSP e definir os instrumentos necessários a sua realização.

Procedimentos de Entrega de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses (Arquivo em pdf, tamanho 1,5 MB)

Portaria nº 264, de 24 de janeiro de 2017 (Arquivo em pdf, tamanho 1,5 MB), que estabelece os procedimentos de entrega dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses às bibliotecas do IFSP.

Regulamento de Uso das Bibliotecas dos IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 3,1 MB)

Aprovado pela Portaria nº 1.612, de 07 de maio de 2019 (Arquivo em pdf, tamanho 1,4 MB), que revoga parcialmente a Portaria Nº 1.279, de 20 de abril de 2016. O regulamento visa disciplinar os procedimentos de uso e funcionamento das bibliotecas do IFSP.

Política de Auto Arquivamento de Monografias de Especialização, Dissertações e Teses no Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo* (Arquivo em pdf, tamanho 112 KB)

Aprovado pela Portaria Normativa nº 65/2022, de 25 de agosto de 2022 (Arquivo em pdf, tamanho 112 KB), que estabelece os procedimentos para Auto Arquivamento de Monografias de Especialização, Dissertações e Teses no Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

* A Política deve ser implementada a partir da disponibilização do novo repositório.

Serviços continuados do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 2,7 MB)

Assinatura via WEB Normas Técnicas ABNT (N BR) e MERCOSUL (AMN); Biblioteca Virtual (coleções de livros virtuais de acesso via web); Manutenção e suporte do Software Pergamum entre outros 

Plano de Contingência - Biblioteca - IFSP-HTO (Arquivo em pdf, tamanho 522 KB)

Plano de Contingência na integra da Biblioteca do Campus Hortolândia do IFSP.

Relatório de Gestão - Biblioteca - IFSP-HTO (Arquivo em pdf, tamanho 287 KB)

Relatório de Gestão da Biblioteca do Campus Hortolândia do IFSP.

 

 

Contratos Vigentes - Bibliotecas IFSP

Contrato - Pearson (Arquivo em pdf, tamanho 502 KB)

Contrato - TARGET GEDWEB (Arquivo em pdf, tamanho 185 KB)

Contrato de Prestação de Serviço - Pergamum (Arquivo em pdf, tamanho 440 KB)

Relatório de Adequação de Acervo do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 2,9 MB)

Termo de Compromisso para Adesão CAFE_RNP CAPES (Arquivo em pdf, tamanho 1,6 MB)

 

Sugestões de compra/aquisição de títulos

O formulário de sugestões tem como objetivo colher informações complementares ao processo de desenvolvimento de coleções, buscando exaustivamente atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica.

A Aquisição dos materiais sugeridos para compra, dependerá exclusivamente do orçamentos anual destinado a compra de acervos.

Faça a sua sugestão pelo e-mail: biblioteca.hto@ifsp.edu.br - com o título (Sugestão de Aquisição)

 

Normatização de trabalhos acadêmicos

Para elaboração de trabalhos acadêmicos é necessário a padronização através das normas de documentação. Sendo assim, a biblioteca listou as normas da ABNT necessárias para consulta:

NBR 6022:2018 – Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação
NBR 6023:2018 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração
NBR 6024:2012 – Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação
NBR 6027:2012 – Informação e Documentação – Sumário – Apresentação
NBR 6028:2021 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação
NBR 6034:2004 – Informação e Documentação – Índice – Apresentação
NBR 10520:2023 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação
NBR 10719:2015 – Informação e Documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação
NBR 12225:2023 – Informação e Documentação – Lombada – Apresentação
NBR 14724:2011 – Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação
NBR 15287:2011 – Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação

Procedimentos de entrega dos trabalhos de conclusão de curso, Dissertações e Teses às Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 1,52 MB)

Template para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - TCC (Arquivo em word, tamanho 94,5 KB)

 

Política de Doação de Obras

Os critérios para a seleção de doações na Biblioteca IFSP-Hortolândia segue rigorosamente os mesmo dos empregados para a seleção de materiais a serem adquiridos por compra. Isso leva a considerar que as bibliotecas do IFSP não devem aceitar doações de materiais que elas não adquirissem se pudessem comprar.

Vale ressaltar que não serão incorporados no acervo materiais danificados ou em mau estado de conservação, cópias reprográficas, volumes avulsos de dada coleções, ou materiais religiosos, pornográficos ou que incitem a violência. Os materiais recebidos por doação poderão ser oriundos de pessoa física ou jurídica.

A apresentação e entrega dos itens a serem doados devem ser realizadas, exclusivamente, nas bibliotecas das unidades e entregues aos servidores do setor.

As bibliotecas do IFSP poderão decidir em receber ou não os materiais disponibilizados. Optando pelo recebimento, elas terão autonomia para incorporar, repassar ou descartar o material doado.

Para o recebimento dos materiais, a biblioteca deverá solicitar ao doador o preenchimento do termo de doação (Apêndice B), anexando a ela a lista de materiais recebidos por doação.

O processamento técnico e incorporação no acervo dos itens recebidos por doação serão realizados segundo os tramites normais dos demais itens da biblioteca, ou seja, de acordo com as necessidades dos usuários e disponibilidade da equipe técnica.

Baixe o formulário de doação de livros:

  

Ferramentas para elaboração de Referência

 

MoreÉ uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. Acesso Livre. 

MendeleyFerramenta que elabora citação e referência para trabalhos acadêmicos. A ferramenta  gera automaticamente as referências bibliográficas dentro dos padrões da ABNT, e permite que você acesse on-line seus artigos em qualquer lugar e, indica artigos relevantes com base no que você está lendo.

  

LatexO Latex é a ferramenta mais usada pela área de exatas, pois, permite escrever textos acadêmicos que exijam muitas fórmulas, já que traz diversos símbolos e fórmulas, sem apresentar problemas de formatação. O programa concentra uma estrutura mais lógica e coerente na hora de escrever sua tese, focando em capítulos, seções, ênfases e tabelas.

  

ZoteroÉ uma plataforma para coletar, organizar, citar e compartilhar sua pesquisa científica. Possui também pluggin para o Firefox. Plataforma gratuita.    

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Links rápidos

SCIELO Scientific Electronic Library OnlineIntegrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.Área do conhecimento: Gerais

________________________________________________________________________________________________

Elsevier logo footerColeção de E-books editados pela Elsevier e disponível via Portal Capes (aproximadamente 150 títulos)
Forma de acesso: Via IP Institucional 
Áreas do conhecimento: TODAS
Endereço eletrônico de e-books em português:http://americalatina.elsevier.com/ebooks/capes/colecoes/21 (aproximadamente 40 títulos)Áreas do conhecimento: Exatas e Sociais

___________________________________________________________________________________________________________________

doab directory of open acess booksDiretório de Livros de Acesso Aberto – A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and developmen.

___________________________________________________________________________________________________________________

BrasilianaE-books (livros eletrônicos) da Editora Brasiliana publicados no período de 1931 a 1993, que reúne relatos de brasileiros e estrangeiros a cerca da realidade brasileira vista pelos ângulos da política, sociologia, ciências e cultura.

 

___________________________________________________________________________________________________________________

Livros GrtisO Site Livros Grátis, disponibiliza a todos usuários da Internet uma biblioteca virtual de e-books com objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Área do conhecimento: Gerais

___________________________________________________________________________________________________________________

Google BooksSite Google voltado ao acesso de livros disponibilizados na Internet. Alguns Livros permitem acesso integral ao texto, outros, permitem acesso a pequenos trechos da obra. Área do conhecimento: Gerais

 

_________________________________________________________________________________________________________________

Portal Domnio PblicoBiblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Área do conhecimento: Gerais 

 

__________________________________________________________________________________________________________________

Literatura Digital Biblioteca de Literaturas de Lngua PortuguesaBiblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa que disponibiliza acesso gratuito a textos literários em versão integral. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

 

_________________________________________________________________________________________________________________

  

Fontes de Informação

Bibliotecas Digitais

A França no Brasil: portal digital conjunto das bibliotecas nacionais da França e do Brasil com mapas, fotografias, textos impressos e desenhos sobre a relação entre a França e o Brasil desde o século XVI até o início do século XX.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estimula o registro e a publicação dessas teses em meio eletrônico. 

Biblioteca Digital da Unicamp: Sistema Nou-Rau: Disponibiliza teses e dissertações defendidas na instituição. Arquivos completos em pdf.

Biblioteca Digital de Obras Raras da USP: Site reúne livros, folhetos, revistas, jornais, entre outras tipologias cobrindo do século XV ao XX. O material é selecionado segundo parâmetros considerados raros ou preciosos.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade de São Paulo (USP) foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com o Portal do Conhecimento.

Biblioteca Digital Mundial: Iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o site agrega conteúdos de bibliotecas e arquivos de vários países, organizados por continentes. Opção de textos em português.

Biblioteca do IBGE: O site reúne um vasto acervo de informações relacionadas a documentação territorial do Brasil. Além de ter mecanismo de busca, permite baixar materiais. 

Biblioteca Nacional de Portugal: Site reúne documentos e livros clássicos portugueses digitalizados em um acervo que alcança quase dez séculos de história.

Biblioteca Nacional Digital Brasil: O site reúne obras digitalizadas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), incluindo uma hemeroteca digital. Os materiais estão organizados em acervos e podem ser encontradas por mecanismo de busca. 

 

Bases de Dados

 

Anatel - Dados sobre o setor de telecomunicações

Banco Mundial - Banco de dados socioeconômicos de vários países

Base de dados do SIPRI - Base de dados sobre gastos militares no mundo 

Câmara dos deputados - Permite o acesso direto aos dados produzidos na Câmara dos Deputados, inclusive informação de gastos com cota parlamentar

CVM - Informações de empresas de capital aberto     

Dados do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e indicadores sociais comparáveis entre países

Datasus - Repositório de dados sobre saúde, doenças e mortalidade no Brasil

Estatísticas da OCDE - Base gigante que permite comparações nas, mais diferentes áreas, entre o grupo de países mais ricos do mundo. O Brasil está em algumas das estatísticas, junto com emergentes, em caráter de comparação

Estatísticas da Previdência Social - Oferece alguns dados históricos e dados recentes 

Census - Censo Americano

Fundação Seade - Números relacionados ao Estado de São Paulo

IFC Dados econômicos do IFC 

INEP Microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

ONU Data Repositório que reúne informações de todas as agências da ONU.

Portal Brasileiro de dados abertos - Ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas.

Portal da Transparência Federal - Grande banco de dados com as receitas e despesas do Governo Federal, transferências aos Estados e Municípios, convênios, etc.

Portal Meu Município Finanças Municipais da maioria das cidades do Brasil retiradas dos dados do Tesouro. Dá para comparar arrecadação e gastos de municípios diferentes.

Programa todos pela Educação números sobre a qualidade e evolução da educação por regiões do Brasil.

QEdu Dados do MEC em um formato de mais fácil navegação.

Ranking de Saneamento Trata Brasil - Ranking de saneamento do Trata Brasil, com base em informações declaradas pelos municípios para as áreas de água e esgoto.

Registro BR Saiba quem são os responsáveis por sites com a terminação .br

Senado - Gastos dos senadores com verba de gabinete, orçamentos temáticos.

SIDRA - IBGE Bancos de dados integrados do IBGE, em que é possível uma série de consultas sobre dados que vão da população à economia.

TSE Estatísticas - Estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral.

Unesp Portal da Transparência da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Unicamp Site que reúne anuários e orçamento da Universidade Estadual de Campinas.

USP Portal de Transparência da Universidade de São Paulo  - reúne dados de remuneração de servidores.

Whois - Site que permite a pesquisa dos donos de vários domínios no mundo.

UIT União Internacional de Telecomunicações

 

Sites - Propriedade Intelectual

 

Acesso ao Portal de Periódicos - CAPES

COLEÇÃO DE BASE DE DADOS CAPES

 

A

B

C

D

American Association for the Advancement of Science (AAAS) Begell House Digital Library Compendex Engineering Index (Ei) Derwent Innovations Index (DII)
American Chemical Society (ACS) Booklist Computers & Applied Sciences Complete (CASC)  
American Society of Civil Engineers (ASCE)      
Annual Bulletin of Historical Literature      
Association for the Computing Machinery (ACM)      
ASTM Standards and Engineering Digital Library      

E

I

 

J

 

K

Ecological Society of America (ESA)  InCites Journal Citation Reports (JCR)  Journal of Experimental Biology (JEB)  Karger
   Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE)  Kirkus Reviews  Kirkus Reviews
  Institute of Physics (IOP)    
 

M

N

P

S

 MathSciNet National Geographic Virtual Library Portico - Digital Preservation and Electronic Archiving Service Science Direct Freedom Collection
  National Research Council Canada (NRC) Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)  Scopus
  Now Publishers    Society for Leukocyte Biology
        Springer - Journals Archive
       SpringerLink

T

W

Z

 Taylor & Francis Web of Science - Coleção Principal Zentralblatt MATH (zbMATH)
     

 

Periódicos em Automação Industrial

 

Periódicos em Informática

Periódicos em Mecânica

Bibliotecas Virtuais Temáticas

 

Bibliotecas de Acessibilidade

 

Organizações Nacionais

Organizações Internacionais

 

Perguntas Freqüentes (FAQ) 

1. Qual a localização e o horário de funcionamento da Biblioteca?

A Biblioteca do Campus Hortolândia está localizada no prédio Administrativo Bloco E, e seu horário de funcionamento é das 09:00 às 21:00 de segunda à sexta-feira.

2. Qual o procedimento para efetuar meu cadastro na biblioteca?

Para efeito de cadastro e utilização da biblioteca, os usuários deverão acessar os sistemas: SUAP (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos).

3. Qual a quantidade de materiais que posso emprestar e quanto tempo posso permanecer com eles?

A quantidade de materiais que podem ser retirados da biblioteca e o prazo de empréstimo devem ser conferidos no quadro abaixo, conforme a sua categoria de usuário:

 

CATEGORIA DE USUÁRIO TIPO DE MATERIAL QUANTIDADE DE OBRAS TIPOS DE EMPRÉSTIMO PENALIDADE
Normal Diário
Discentes e outros funcionários Obra técnica, didática e de Literatura 5 14 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra
Multimídia (DVD, CD-ROM etc.) 1 14 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra
Periódicos 2 1 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra
Servidores (Docentes e Técnicos Administrativos) Obra técnica, didática e de literatura 7 30 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra
Multimídias (DVD, CD-Rom, etc.) 1 30 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra
Periódicos 2 2 dias 1 dia 02 dias de suspensão para cada obra

A renovação de materiais será efetuada por meio do “Meu Pergamum” no item renovação acessando o sistema Pergamum

4. Como devo proceder para renovar os materiais emprestados? Quantas vezes posso renovar o material?

Poderão ser realizadas 3 renovações do material. Ao término das 3 renovações, será necessário comparecer na biblioteca com o material para um novo empréstimo.

IMPORTANTE! O material somente poderá ser renovado se não estiver em atraso e não possuir reserva.

5. Como proceder se a minha senha for esquecida?

Clique em Meu Pergamum na página da Biblioteca referente à consulta ao Sistema Pergamum, digite sua matrícula e clique em Esqueci minha senha! Você receberá um e-mail com um link para a criação de uma nova senha, ou dirija-se ao atendimento da TI do IFSP Campus Hortolândia, tendo em mãos um documento de identificação com foto e cadastre uma nova senha.

6. Como pesquisar no acervo das Bibliotecas do IFSP?

O acervo Bibliotecas do IFSP pode ser consultado por meio da página do Pergamum.

7. Qual o valor da multa caso o material não seja devolvido na data prevista?

O não cumprimento dos prazos por parte dos usuários inscritos na Biblioteca implicará no impedimento de emprestar e renovar obras pelo prazo de 2 (dois) dias corridos de penalidade para cada dia e para cada  obra em atraso, conforme a fórmula abaixo descrita:

 

2 .    x .     y = Ƶ  

Livros

Dias

em

Atraso

Dias

em

Suspensão

 

Tabela de exemplificação de dias de suspensão 

  X   Y  2.x.y (Dias de Suspensão
   1     1             2
  2 2           8
  3 3          18
  4  4           32
  5 5

         50

 

8. Como faço para emprestar livros antes do prazo final da suspensão acumulativa?

Existe a possibilidade de uma penalidade alternativa, onde os usuários suspensos por longos períodos podem trocar o período de suspensão pela doação de material bibliográfico ou multimídia determinados pela biblioteca. Para saber mais sobre os procedimentos, acesse o Regulamento de Uso das Bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo

9. Como devo proceder para reservar materiais da Biblioteca do Câmpus Hortolândia?

A reserva de materiais será válida somente para a Unidade que você estiver vinculado. Localize o livro que está emprestado na página de consulta do Pergamum e clique no item Reserva. Preencha os dados e clique em Confirmar. Assim que a reserva estiver disponível, você receberá um e-mail alertando a disponibilidade. A situação da reserva também poderá ser acompanhada por meio do “Meu Pergamum” no item Reserva.

IMPORTANTE! O material reservado ficará à disposição do usuário por 48 horas, sem contar sábados, domingos e feriados. Após este período, estará disponível para a próxima pessoa da lista de espera, ou voltará ao acervo.

10. Onde localizo o Regulamento das Bibliotecas do IFSP e do Câmpus Hortolândia?

Você encontra este documento na aba Regulamentos.

11. Posso sugerir aquisição de materiais? Como devo proceder?

Preencha o formulário de sugestões na aba Sugestões de Compra.

12. Como proceder em caso de extravio, dano ou furto de material emprestado sob minha responsabilidade?

Você deverá repor a obra extraviada ou danificada à Biblioteca do IFSP. Será emitida a Carta de Reposição do material, conforme Apêndice B. Para os casos de impossibilidade da reposição, o usuário deverá indenizar o IFSP no valor da obra extraviada ou danificada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

13. Ex-alunos e professores aposentados podem pegar materiais emprestados?

O empréstimo é exclusivo para discentes e servidores que estiverem com matrícula ativa, ou no caso de funcionários terceirizados, que estiverem com contrato válido com o IFSP. Caso você seja ex-aluno ou servidor aposentado, poderá utilizar os recursos e serviços oferecidos pela biblioteca somente na forma de consulta local.

14. Qual a finalidade do envio de e-mail automático das bibliotecas?

O e-mail tem a finalidade de lembrar o usuário da data de devolução do material emprestado e/ou de avisá-lo que o material está em atraso. IMPORTANTE! O não envio da mensagem por e-mail, independentemente do motivo, não isenta o pagamento de multa na devolução com atraso.

É fundamental que o seu cadastro esteja sempre atualizado, portanto, caso mude de e-mail, avise um atendente para que a atualização de seus dados seja efetuada.

15. Quais são as normas para uso das bibliotecas do IFSP Câmpus Hortolândia?

Você precisa deixar bolsas, pastas e similares no guarda-volumes, colaborar com o silêncio nas dependências da biblioteca; não consumir alimentos e bebidas nas dependências da biblioteca, exceto água, e manter o celular no modo silencioso. É proibido fumar nas dependências da biblioteca e do IFSP, de acordo com a Lei Federal nº 12.546/14.

16. Como posso fazer uma doação para as bibliotecas do IFSP Campus Hortolândia?

Dirija-se ao atendimento da biblioteca, preencha o “Termo de Doação” e tenha ciência das condições de aceite da doação. A incorporação de materiais no acervo terá como base a Política de Desenvolvimento de Coleções do IFSP. No ato da doação não serão aceitos materiais mutilados e/ou contaminados; materiais grifados e/ou riscados; enciclopédias e apostilas; fitas de vídeo, slides e fitas cassetes; materiais fotocopiados; materiais encadernados em espiral; materiais com carimbo de outras bibliotecas ou marcas de propriedade.

17. Como entrar em contato com a da Biblioteca?

Através do nosso formulário eletrônico.

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta-Feira das 9h às 21h.

Contato via E-mail: Fale com a biblioteca ou Telefone: (19) 3865-8064

Fim do conteúdo da página