Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão (CEX)
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Extensão (CEX)

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h50 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 15h14

Índice de Artigos

Sobre a Extensão

As atividades de extensão são caracterizadas como uma via de mão dupla com a sociedade, pois proporciona o diálogo entre conhecimentos acadêmicos e conhecimentos tradicionais, enriquecendo o processo educativo e possibilitando a formação de consciência crítica tanto da comunidade interna do IFSP (docentes, discentes e técnicos-administrativos), quanto dos diversos atores sociais envolvidos.

As ações de extensão envolvem programas, projetos, cursos de extensão, eventos e prestação de serviços. Todas devem ser desenvolvidas com a comunidade externa e com a participação de estudantes do IFSP como protagonistas do processo.

Além das ações citadas, a Extensão é responsável também por atividades que dialogam com o mundo do trabalho, como o estágio. Veja todas as informações sobre estágio aqui

No Campus Hortolândia, o objetivo da Coordenadoria de Extensão é planejar, organizar, coordenar e avaliar as atividades de extensão realizadas no âmbito do campus. Também é responsável por gerenciar e coordenar a execução de ações de extensão institucional e interinstitucional, além de organizar e divulgar eventos técnico-científicos nas áreas de atuação do campus, propiciando a aproximação entre escola e comunidade.

 

As ações de Extensão do IFSP são regulamentadas pela Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015, e podem ser:

a) Programa de Extensão: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum.

b) Projeto de Extensão: conjunto de atividades interdisciplinares de caráter educativo, tecnológico, artístico, científico, social e cultural, desenvolvido e aplicado na interação entre comunidades interna e externa, com objetivos específicos e prazos determinados, visando a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, tratando-se de uma ação processual e contínua.

c) Cursos de Extensão: ações pedagógicas de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 08 (oito) horas e critérios de avaliação definidos.

d) Eventos de Extensão: ações que implicam na apresentação e/ou exibição pública, livre ou direcionada, com envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo IFSP.

e) Prestação de serviços: ações que implicam na prestação de serviço à comunidade em nome do IFSP, a partir da capacitação técnico-científica do Instituto, que envolva a realização de assessorias e consultorias, emissão de laudos técnicos, análises laboratoriais, palestras e outras, vinculadas às áreas de atuação da instituição, que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas da diminuição das desigualdades sociais.

As áreas temáticas da Extensão refletem seu caráter interdisciplinar, contemplando:

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos Humanos e Justiça
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Produção e Trabalho 

 

Navegue pelo menu para saber mais!
Fim do conteúdo da página