O sistema de chamados GLPI foi institucionalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do Comunicado Nº 002/2016 – CTI: Sistema de Chamados GLPI. Veja algumas dicas de utilização do sistema:

 

 Abrir um chamado

  1. Acesse o sistema GLPI, Faça login utilizando suas credenciais da rede local;

  2. Selecione o setor Destino para que a Categoria do chamado possa ser preenchida;

    Na parte superior direita, clique em "IFSP Hortolândia" para selecionar o setor ao qual você abrirá o chamado;glpi selecionar setor

    No menu que abrir, clique no botão expandir [+] ao lado de "IFSP Hortolândia" para aparecer a lista de setores. Selecione então o setor que deseja abrir o chamado.

    GLPI: Como selecionar um setor



  3. Clique em Cria um chamado e preencha as seguintes informações:Destaque no link Criar Chamado da tela inicial do GLPI
    1. Entidade: Representa o setor que receberá o chamado.
    2. Tipo: pode ser incidente ou requisição:
      • Incidente: interrupção/falha inesperada ou redução na qualidade de um serviço de Tecnologia da Informação (TI);
      • Requisição: qualquer tipo de solicitação, contato, pedido de informação ou dúvida referente à TI.
    3. Categoria: ao selecionar corretamente a categoria são exibidas informações na descrição que permitem à CTI obter informações importantes que levem a solução do chamado com maior agilidade;
    4. Descrição: todas as informações solicitadas devem ser preenchidas. É importante realizar a leitura de eventuais informações extras fornecidas pela CTI. Descreva o incidente/requisição com o máximo de detalhes o possível, agilizando o processo de solução;
    5. Localização: preencha o local do incidente/requisição;
  4. Anexe arquivos que contribuam para a compreensão do chamado e clique em Enviar.glpi tela chamado setores

 


 

Consulta de chamados

Clique na guia chamados para visualizar todas as solicitações. Na coluna Status é possível verificar o andamento de seu chamado. Atenção: chamados pendentes podem carecer de esclarecimentos solicitados através de acompanhamentos.GLPI Destaque no menu Chamados

Acompanhamentos de chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Selecione o setor em "IFSP Hortolândia", para que os chamados sejam exibidos;
  3. Clique na guia Processando chamado e depois em Acompanhamentos;GLPI: Destaque no menu Acompanhamentos do chamado
  4. Para adicionar um novo acompanhamento, digite o texto na caixa Descrição de novo item e clique em Adicionar. É possível também adicionar arquivos no acompanhamento;
  5. A lista de acompanhamento dos chamado é exibida em forma de conversa;GLPI: Destaque dos acompanhamentos do chamado

Visualizar informações do chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Navegue pelas abas para obter mais informações, conforme abaixo:
    • Processamento de chamado -Acompanhamentos: informações adicionais solicitadas pela CTI e/ou respondidas pelo usuário;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Aprovações): determinadas solicitações podem requerem a aprovação do Coordenador de TI ou da chefia imediata do requerente. Nestes casos, a CTI solicitará a aprovação e somente irá executar o chamado após este ser aprovado;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Solução): parecer final que permite o encerramento do chamado. Pode ser aprovado ou recursado pelo requisitante. A recursão deve ser acompanhada de explicação sobre o não atendimento da solicitação;
    • Itens: permite visualizar os documentos e anexar novos arquivos;
    • Histórico: todas as ações realizadas no chamado;
    • Todos: permite visualizar todas as informações referentes ao chamado.

 

Afim de padronizar procedimentos e informar a comunidade, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) divulga os comunicados:

2018

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)

2017

2016

 

 

005/2016 CTI: Portal Institucional - Publicação de conteúdo

004/2016 - CTI-DRG-CDI: Diretrizes para Publicação de Conteúdo no Portal do Câmpus

003/2016 - CTI: Procedimentos para instalação de Softwares em Equipamentos do Câmpus

001/2016 - CTI-CAE: Normas de Uso dos Laboratórios de Informática

2015

001 CTI - Procedimentos para Instalação de Softwares em Equipamentos Institucionais (revogado)

ANEXO I - SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARES

2014

001 CTI - Instalação de Softwares Laboratório

2013

002 CTI/DRG - Atualização do Sistema de Impressão no Campus Hortolândia

002 CTI - Instalação de Softwares Laboratório (revogado)

001 CTI/DRG - Implementação do Sistema de Cotas de Impressão (revogado)

 

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), a fim de melhorar e organizar o atendimento referente às requisições de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR), a partir do dia 11 de dezembro de 2018  estabelece o seguinte processo:

  1. O servidor interessado deve abrir um chamado no sistema GLPI, do tipo Requisição, categoria Instalação de Software;
  2. No chamado o servidor deverá informar os sistemas e compartilhamentos que irá utilizar;
  3. Se houver a necessidade de instalação e configuração específica no notebook pessoal do servidor, a CTI responderá o chamado através de acompanhamento e fará o agendamento com o servidor para que ele traga o notebook pessoal para a devida configuração. Caso não haja necessidade de configuração, a CTI informará ao requisitante;

Acrescenta-se que:

  1. Apenas será realizada a configuração em equipamentos que utilizem o mesmo sistema operacional e navegadores utilizados nos computadores do câmpus, de modo a garantir a compatibilidade do sistema;
  2. A CTI não está autorizada, de nenhuma maneira, a instalar softwares cujo câmpus possui licença, tais como Microsoft Office, Windows, etc. Estes softwares devem ser fornecidos pelo requisitante;
  3. A CTI não realiza manutenção em equipamentos pessoais, portanto o requisitante deve certificar-se que o equipamento a ser trazido apresenta funcionamento estável;
  4. O prazo para atendimento da requisição será de 3 dias úteis.

Hortolândia, 17 de Dezembro de 2018.

Carlos Roberto dos Santos Júnior

Coordenador de Tecnologia da Informação

 

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)

Informações preliminares: O Moodle utililiza a terminologia "curso" para as disciplinas.

  1. Solicitar inclusão de disciplinas/cursos de extensão:
    1. Crie a(s) disciplina(s) no Moodle (arquivo em PDF, tamanho 463,86 kB);
    2. Após a criação o professor responsável recebe um e-mail automático de notificação e faz a aprovação. A partir deste momento a disciplina poderá ser utilizada.
    3. Observação: Atualmente o professor que faz a aprovação é o Flávio Barros.
  2. Editar conteúdo da disciplina (curso)/acrescentar atividades: abra o curso, acesse o Menu Ações (ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e e acesse a opção "Ativar Edição". Escolha o tópico/semana e clique em “Acrescentar atividades”.Ao finalizar as mudanças, clique em Desativar edição;
  3. Cadastrar código de acesso do curso/disciplina (utilizado para o aluno se matricular na disciplina): acesse o curso e escolha a opção Usuários > Métodos de Inscrição > Auto-inscrição (estudante). Em chave de inscrição, digite o código para a disciplina e clique em Salvar Mudanças;
  4. Personalizar mensagem de boas vindas (e-mail enviado ao aluno quando é realizada a matrícula na disciplina/curso): acesse o curso e escolha a opção Usuários > Métodos de Inscrição > Auto-inscrição (estudante). Marque a opção “Enviar mensagem de boas vindas ao curso” e digite o texto em “Mensagem de boas vindas padrão”. Clique em Salvar Mudanças;
  5. Esconder semanas/tópicos: clique na disciplina/curso. Serão exibidos os tópicos/semanas do curso. Escolha a opção Editar (referente ao tópico) e clique em “Esconder Semana”. Nota: esta disciplina somente se tornará visível aos alunos quando o processo inverso for realizado;
  6. Visualizar a disciplina com perfil de aluno: Acesse a disciplina e no Painel de Administração do Curso escolha a opção “Mudar Papel Para”;
  7. Acrescentar semanas/ Mudar formato de curso(tópicos, semanas): clique na disciplina e escolha a opção Editar configurações > Formato de curso. Escolha o formato desejado e o número de sessões a serem exibidas. Clique em Salvar e Mostrar;
  8. Sou professor de um curso de extensão do câmpus e gostaria de utilizar o Moodle: abra um chamado no sistema de suporte GLPI na categoria REDE - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS FIC. Com este processo a CTI faz a criação dos logins dos alunos. Além disso, Crie o curso no Moodle, escolhendo como a categoria a extensão (arquivo em PDF, tamanho 463,86 kB);
  9. Habilitar grupos em disciplinas: acesse a disciplina/curso e clique em Editar configurações (Ativar Edições) ño painel de administração da disciplina. Dentro de usuários será exibida a opção Grupos;
  10. Cursos/Disciplinas de Idiomas - Personalizar idiomas dos menus e funções do Moodle: abra o curso, acesse o Menu Ações(ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e escolha a opção Editar configurações. No tópico Aparência, mude o idioma na opção "Forçar língua". Salve as edições

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está cadastrado no programa educacional da Microsoft, permitindo que docentes façam o acesso online e instalação do pacote Office 365 gratuitamente.

Criar conta no Microsoft Office 365

  1. Acesse o endereço https://products.office.com/pt-br/student/office-in-education , forneça seu e-mail institucional e clique em Introdução;
  2. Escolha a opção Professor (I'm a teacher) e preencha todos os dados solicitados. A Microsoft enviará um e-mail com as instruções de finalização do cadastro e utilização do programa;
  3. Siga as instruções recebidas no e-mail e comece a utilizar o pacote office.

Acesso ao Office 365

  1. Após criar sua conta, faça login no endereço https://www.office.com ;

Alterar o idioma para Português

  1. Faça login em sua conta do Microsoft Office 365;
  2. No canto superior direito da tela, clique no botão de Configurações;
  3. No menu lateral direito que se abrirá, clique em Language e selecione Português (Brasil);
  4. Clique em Save;
  5. Faça logoff da conta;
  6. No próximo acesso, a conta estará em português.

Instalar o pacote Office em seu computador

  1. Faça login em sua conta do Microsoft Office 365;
  2. Após o login, haverá um botão, no lado direito da tela escrito Instalar os aplicativos do Office;
  3. Clique no botão e siga os procedimentos descritos.