2017|2016|2015| 2014| 2013

2017

 

Projeto Coordenador Edital
Cine debate a questão afrobrasileira e indígena em pauta Davina Marques e Marival Baldoíno de Santana NEABI
Comunic@JovemIFSP Rodrigo Crivelaro Fluxo Contínuo
Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP Juliana Fernanda da Silva HTO 31/2016
Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO
Mauro Sala PRX 823/2016
Educação escolar indígena escolar indígena no Brasil Graziela Rocha Reghini Ramos e Flávia Roberta Torezin NEABI
JuventudeComunic@Ação:educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede Rodrigo Crivelaro PRX 823/2016
Novas Ondas no Rádio: protagonismo juvenil e educomunicação
Rodrigo Crivelaro HTO 31/2016
O Nosso Lugar - um jornal com a nossa cara
Lucas Penha HTO 31/2016
Recicla Horto! Educação Ambiental, coleta seletiva e cidadania participativa no IFSP- Hortolândia Alan Marques da Silva e Ana Luiza Ferreira de Pádua Bandeira PRX 823/2016

 

  Cine debate a questão afro-brasileira e indígena em pauta

O projeto Cine-debate: a questão afro-brasileira e indígena em pauta pretende propor reflexões sobre a questão afro-brasileira e indígena no câmpus tomando como ponto de partida produções cinematográficas, televisivas, videoartes e demais produtos audiovisuais. As obras, selecionadas a partir das referências do NEABI-indica/vol 02 e de consulta auferida junto ao corpo docente e discente, serão apresentadas aos participantes em sessões mediadas por intermédio do bolsista e dos professores responsáveis pelo projeto, com o intuito de funcionar para a promoção de sensibilidade à causa da cidadania e da democracia, a fim de fortalecer práticas que combatam o preconceito e as discriminações.

Comunic@JovemIFSP

O projeto ComunicaJovemIFSP iniciou-se em 2016 e teve por objetivo criar um coletivo de comunicação estudantil a partir do protagonismo juvenil no Câmpus Hortolândia. No primeiro ano o projeto conseguiu fazer uso de diversas mídias de comunicação: rádioweb, rádio-pátio, site, fotografia. A partir destas mídias escolhidas pelos estudantes foi produzido e disseminado conteúdos relacionados ao câmpus a demais estudantes. Tem por pilares além do protagonismo juvenil, a educomunicação, e a democratização dos meios de comunicação, utilizando para isto a formação voltada aos direitos humanos e direitos da juventude, a mobilização da comunidade do IFSP, e a criação da rede de multiplicadores. Em 2017, o projeto pretende consolidar este coletivo, incluindo novos participantes e ampliando as mídias de comunicação. Para isto pretende-se estabelecer esta rede de multiplicadores a partir dos estudantes do câmpus HTO, promovendo oficinas de educomunicação para a nucleação de coletivos juvenis em escolas da rede municipal e estadual.

 

 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP

O IFSP Câmpus Hortolândia tem um histórico de trabalho com a grande área de Direitos Humanos. Em 2015 esteve com as ações voltadas para a discussão da visão de mundo acerca dos direitos humanos com ações realizadas no câmpus e na cidade de Hortolândia integrando assim o projeto de extensão Concretude: direitos humanos, Hortolândia e o IFSP. Essas ações tiveram como objetivo principal a promoção dos direitos humanos, a multiplicação do conhecimento acerca da declaração universal dos direitos humanos e a formação de sujeitos críticos que objetivem a criação de uma cultura de direitos humanos. No ano de 2016 focamos as ações na discussão de questões de gênero, homofobia, discriminação, preconceito, credos religiosos, respeito à identidade, promoção, defesa e garantia de direitos. Em 2017 esperamos continuar as atividades concentrando os trabalhos nas temáticas inseridas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente na linha de extensão 26 grupos sociais vulneráveis. Para isso, pretendemos levar a discussão aos espaços públicos da cidade de Hortolândia, como escolas estaduais e municipais, unidades básicas de saúde e centro de referência de assistência social, através de grupos, palestras e oficinas, além de realizar atividades no próprio câmpus, como cine debate, construção de um documentário com os estudantes, grupos, palestras, exposições e oficinas.

 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP II

Pretende-se que o projeto tenha ampla abrangência para a comunidade interna e externa ao IF. O público alvo principal será constituído por discentes do instituto e de outras escolas da região de Hortolândia, principalmente a comunidade da Escola Estadual Antonio Zanlucchui, cuja parceria pretende-se consolidar com este projeto. . Mas abarcará também professores e servidores do Campus e das outras escolas parceiras. A ideia é trazer para o cotidiano institucional discussões sobre gênero e diversidade através de mostras de curtas-metragens, palestras, materiais de artes visuais e criar uma cultura institucional de valorização da temática.

  Educação escolar indígena escolar indígena no Brasil

O projeto de extensão Educação Escolar Indígena no Brasil pretende possibilitar a difusão entre os alunos de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Hortolândia de um maior entendimento sobre como se dá a educação escolar indígena no Brasil e poderá contribuir para a formação de professores e pesquisadores com uma visão menos etnocêntrica e mais atenta à diversidade cultural, ou seja, de profissionais capazes de fortalecer práticas de combate ao preconceito e à discriminação e de auxiliar no processo de autonomia das comunidades indígenas. O(A) aluno(a) bolsista contribuirá ativamente com os seus conhecimentos por ser coautor do processo.

 JuventudeComunic@ação: educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede

O projeto JuventudeComunic@Ação:educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede tem por objetivo criar uma rede de coletivos jovens de educomunicação no IFSP-HTO e em escolas públicas de Hortolândia fomentando a democratização dos meios de comunicação e o protagonismo juvenil. Através da rede de coletivos, os jovens educomunicadores poderão produzir e disseminar conteúdos relacionados às escolas, ao município, a região e a temas de seu interesse utilizando diversas mídias e técnicas de comunicação, do jornalismo social, comunitário e colaborativo. A formação em direitos humanos e o reconhecimento da cultura e comunicação como direitos da juventude são vistos como essências na formação de educomunicadores visando a democratização dos meios e da cultura de paz.

 Novas Ondas no Rádio: protagonismo juvenil e educomunicação  

Iniciado em 2014, o projeto teve a conclusão da implantação do estúdio em 2016 com a obtenção dos equipamentos necessários a seu funcionamento. A Rádio Federal HTO vista como um instrumento de empoderamento juvenil e de educomunicação, tem por objetivo estimular e incentivar o protagonismo juvenil, promovendo a aproximação dos gêneros textuais, da esfera da mídia radiofônica do ambiente discursivo escolar, possibilitando também a formação de cidadãos críticos do conteúdo produzido pelas mídias comerciais. O projeto em 2016 foi um mecanismo de propagação das atividades desenvolvidas no câmpus. Neste ano, busca-se efetivar as relações de extensão ofertando a movimentos sociais, coletivos juvenis e organizações não governamentais, um estúdio aberto a comunidade para produções independentes de conteúdo radiofônico (spots, podcasts, vinhetas, programetes, etc) permitindo também a partir de oficinas o domínio de técnicas de radiodifusão. A programação (produção, edição e locução dos conteúdos) e as oficinas serão realizadas pelos três estudantes bolsistas que poderão mobilizar outros estudantes voluntários do campus, supervisionadas pelo coordenador do projeto com apoio técnico da Secretaria Municipal de Cultura. 

 O Nosso Lugar: um jornal com a nossa cara  

Formação de uma equipe de trabalho jornalístico envolvendo a comunidade interna (discentes, docentes, técnicos-administrativos) e externa (jovens em idade escolar) do campus Hortolândia, responsável pela publicação de edições bimestrais de um jornal (em meio impresso e eletrônico). A distribuição das edições impressas se dará internamente entre os discentes, docentes e técnicos-administrativos, e externamente entre as famílias dos discentes, em escolas públicas selecionadas do município e em estabelecimentos comerciais selecionados do bairro. O projeto editorial do jornal (seu conteúdo) será construído pela equipe de trabalho, devendo corresponder às escolhas e aos interesses dos integrantes da equipe sob supervisão do coordenador do projeto. Deverá conter, entretanto, obrigatoriamente, mas não exclusivamente, reportagens de abrangência micro-regional (Hortolândia e cidades vizinhas) e seção para a divulgação externa das atividades do campus. Dentre os objetivos do projeto, estão o aumento do vínculo entre o campus e o entorno que o acolhe, o protagonismo juvenil, a divulgação da existência e das atividades do Campus no município e arredores e o estímulo à curiosidade e à investigação por parte dos jovens num processo de construção de um pensamento crítico. 

 ReciclaHorto! Educação Ambiental, coleta seletiva e cidadania participativa no IFSP- Hortolândia

O presente projeto possui como objetivo uma proposta de educação ambiental e de ações no campus IFSP-Hortolândia no que concerne a importância da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos sólidos no contexto atual da sociedade de consumo e de produção acentuada de lixo orgânico e de material reciclável. Inicialmente serão realizadas atividades envolvendo a comunidade interna e externa do campus a partir do desenvolvimento de diversas ações de cunho educativo em relação à coleta seletiva do lixo tais como, mostra de vídeo/documentários, palestras, assim como ações que visem a separação e o armazenamento de materiais recicláveis gerado pelo próprio campus. Posteriormente serão realizadas ações visando o trato com o lixo orgânico a partir do oferecimento de oficinas de compostagem a serem realizadas no próprio campus. Concomitantemente à esse processo serão realizadas ações envolvendo a comunidade externa com o destino adequado do material reciclado no instituto que será, via parcerias, destinado para a prefeitura e/ou associações de bairro que distribuem esse material para os coletores. Assim, pretende-se construir uma parceria com a prefeitura da cidade de Hortolândia para colaboração nas ações realizadas pela mesma em relação ao estímulo da separação e de destino de lixo reciclável no município. Espera-se que a cidade de Hortolândia, em parceria com o IFSP- Hortolândia integrado à política ambiental do município, consiga se mobilizar para essa questão em torno da construção efetiva de uma cidadania participativa em relação à problemática do trato ambientalmente adequado do lixo em nossa sociedade.

2016

Projeto Coordenador Edital
Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP Juliana Fernanda da Silva 592/2015
Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO Marina Roquette Lopreato 592/2015
Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia Marival Baldoino de Santana 001/2016
Comunic@JovemIFSP Rodrigo Crivelaro 014/2016
English is Fun Stefanie F. Pistoni Della Rosa 014/2016
IFSP Hortolândia – Novas Ondas no Rádio Rodrigo Crivelaro 001/2016
Memórias em moda de viola – Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia Guilherme Ramalho Arduini 001/2016
Minicontos e Experimentações Escritas Davina Marques 001/2016
Oficinas de Dança no Câmpus Henrique Okajima Nakamoto 001/2016

 

 

Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia

O projeto “Café Filosófico: um papo legal sobre a vida cotidiana” quer ser uma atividade voltada para o corpo discente, docente e demais servidores do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Hortolândia, bem como a comunidade externa, em atendimento a um chamado do Edital nº 01 de HTO – Seleção de Projetos de Extensão para o ano de 2016. O projeto será desenvolvido no Câmpus Hortolândia, com uma duração semestral, com início previsto março de 2016 e término previsto para setembro de 2016. O nome ‘Café Filosófico’ remonta a uma tradição existente desde pelo menos a década de 1990, originalmente francesa, de encontros informais em que se discutem ideias, animados por uma pessoa de formação intelectual, geralmente (mas não sempre) um professor de Filosofia. O projeto do café filosófico visa um vínculo institucional de extensão, mas visa, em especial, abordar a filosofia de forma viva e dinâmica, uma vez que o ser humano é naturalmente filosófico e fazer sempre as perguntas básicas sobre o sentido da vida. A proposta é realizar mensalmente o evento no câmpus. O turno preferencial será o vespertino para atender aos alunos do curso técnico integrado. Podemos realizá-lo também aos sábados para melhor atender aos interessados.

 Comunic@JovemIFSP 

O projeto ComunicaJovemIFSP  visa à articulação das ações, informações, eventos, projetos e atividades de extensão no Câmpus Hortolândia. Trata-se de uma iniciativa colaborativa que tem por objetivo ser espaço para compartilhar e divulgar notícias, relatos, opiniões, eventos produzidos por adolescentes e jovens do Câmpus Hortolândia e da comunidade externa, bem como auxiliar na produção e organização de ações de extensão no Câmpus Hortolândia. Dentre as atividades do projeto estará o apoio a realização da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este projeto é inspirado no projeto Agência Jovem de Notícias da Revista Viração.

 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP

O IFSP Câmpus Hortolândia tem um histórico de trabalho com a grande área de Direitos Humanos. Em 2015 esteve com as ações voltadas para a discussão da visão de mundo acerca dos direitos humanos com ações realizadas no câmpus e na cidade de Hortolândia integrando assim o projeto de extensão Concretude: direitos humanos, Hortolândia e o IFSP. Essas ações tiveram como objetivo principal a promoção dos direitos humanos, a multiplicação do conhecimento acerca da declaração universal dos direitos humanos e a formação de sujeitos críticos que objetivem a criação de uma cultura de direitos humanos. Para o ano de 2016, esperamos continuar as atividades concentrando os trabalhos nas temáticas inseridas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente na linha de extensão 26 grupos sociais vulneráveis, focando as ações na discussão de questões de gênero, homofobia, discriminação, preconceito, credos religiosos, respeito à identidade, promoção, defesa e garantia de direitos. Para isso, pretendemos levar a discussão aos espaços públicos da cidade de Hortolândia, como escolas estaduais e municipais, unidades básicas de saúde e centro de referência de assistência social, através de grupos, palestras e oficinas, além de realizar atividades no próprio câmpus, como cine debate, construção de um documentário com os estudantes, grupos, palestras, exposições e oficinas.

 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO

O presente projeto visa organizar uma ação cultural de valorização da temática sobre gênero e diversidade por meio da formação de alunos para atuarem como multiplicadores da temática no Campus e na comunidade ao entorno. Sabendo da relevância desse assunto no ambiente de ensino foram pensadas atividades de pesquisa, leitura, visitas técnicas, entre outras, que promovam o conhecimento acerca de conceitos e reflexões sobre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual; a construção escolar das diferenças; homofobia na escola; legislação e normas relacionadas à educação, à igualdade de gênero e ao reconhecimento da diversidade sexual. Destarte, almeja-se com que os alunos/bolsistas construam conhecimentos sólidos e façam uma imersão em questões de tamanha relevância, que resultará em maior visibilidade dessa temática que costuma ser negligenciada no espaço acadêmico-escolar. Os alunos serão sistematicamente orientados e supervisionados nos estudos e no desenvolvimento de um material sobre o assunto, que deverá ser no formato de artes visual/audiovisual. Pretende-se divulgar o material e conhecimento adquirido internamente no Campus, além de uma intervenção prevista pelos alunos bolsistas a ser realizada em uma escola estadual.

 English is Fun

Apesar da língua inglesa estar presente na vida cotidiana, muitos associam-na à necessidade de trabalho e estudo. Por essa razão, pretende explorar a língua inglesa a partir de temas que possam ser interessantes para o universo do público-alvo, sem que esses estejam necessariamente relacionados a contexto acadêmico-profissional.

 IFSP Hortolândia – Novas Ondas no Rádio

Esta proposta de projeto de extensão visa dar continuidade a criação de estúdio de rádio no Câmpus Hortolândia, visando a produção de áudios para a vinculação, bem como para produção de áudios de interesse social, para ONGs e movimentos sociais. A partir da criação deste espaço serão criadas duas ferramentas de comunicação através da mesma rádio: uma rádio web com programação 24 horas, transmitida online e uma rádio escola convencional com transmissão nos pátios nos momentos de intervalos (intervalos de aula/ intervalos de períodos). A criação dos estúdios possibilitará mais do que a criação das rádios (web/ escola convencional), mas também a criação de um estúdio que permita a produção de peças em áudio para trabalhos de estudantes do câmpus e da rede estadual e/ou municipal, e para campanhas e atividades de movimentos sociais. O espaço possibilitará também a realização de oficinas de Rádio Web aberta a comunidade, visando a produção de conteúdos radiofônicos, a criação e edição de podcasts. 

Memórias em moda de viola – Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia

O projeto destina-se a um público variado conforme o tipo de produto final produzido. O registro das entrevistas será depositado junto ao Centro de Memória de Hortolândia, permanecendo (com a anuência dos entrevistados) aberto à consulta do público em geral. A partir destes registros, produzir-se-á um relatório a ser mostrado, a partir de uma exposição dialógica, aos próprios entrevistados, de modo a dar-lhes a possibilidade de reagirem às conclusões do pesquisador. O relatório também pode dar origem a um material de divulgação a ser produzido como exposição, caso haja interesse de alguma instituição local, ou como texto a ser divulgado pelos meios de comunicação (internet e mídia tradicional). Deste modo, os aspectos ligados à extensão estarão contemplados através do contato com os próprios músicos, seus familiares e demais envolvidos (estima-se um total de uma centena). A partir deste material, por sua vez, escrever-se-á um texto para apresentação em simpósios da área de Ciências Humanas. Este texto, do qual poderá resultar a publicação em algum periódico da área de Ciências Humanas, contempla o aspecto da pesquisa que permitem ao projeto tornar visível a produção do IF-SP junto à comunidade acadêmica, para a qual se estima um público próximo à centena. Além dos aspectos de pesquisa e extensão contemplados nesta descrição, certos aspectos da cultura local podem ajudar na preparação das aulas de História do Ensino Técnico integrado ao Médio, como conteúdo de História regional, tal como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História. Por este motivo, o projeto também afeta a prática docente do próprio professor envolvido e suas aulas com os 120 alunos inscritos nas três turmas de Técnico Integrado ao Médio do Câmpus de Hortolândia.

 Minicontos e Experimentações Escritas

O Projeto Minicontos e Experimentações Escritas, direcionado à comunidade interna e externa do IFSP- Câmpus Hortolândia, pretende estimular a leitura de textos e a criação escrita na forma de minicontos, bem como a publicação em formato digital.

 Oficina de Dança no Câmpus

O projeto destina-se à formação de parcerias entre IFSP-Hortolândia e grupos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, de Hortolândia e municípios vizinhos, que desenvolvam trabalhos na área da dança, tendo em vista o oferecimento de oficinas de dança aos discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários do câmpus, e também ao público externo interessado, a partir de 14 anos.

2015

Projeto Coordenador Edital

Android Smart Teens: despertando o interesse vocacional por computação em escolas públicas Estaduais

Gustavo Bartz Guedes 990/2014
Clube do Livro: Estímulo à Leitura no IFSP, Campus Hortolândia e na comunidade no entorno Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa 990/2014
IFSP Hortolândia - Nas Ondas do Rádio Rodrigo Crivelaro 990/2014
Janelas para Poesia II: estímulo à Leitura e itinerância poética Nirlei M. Oliveira 990/2014
Tecnologia de Identificação por Radiofrequência Aplicada à Localização de Material Bibliotecário Ricardo Leite 990/2014
Apoio Discente na Realização da 4ª Semana da Ciência e Tecnologia Daniela Marques 006/2015
Batalha de Mangás no IFSP Campus Hortolândia Samara Sivirino Marques 006/2015

Concretude: Direitos Humanos,

Hortolândia e o IFSP

Juliana Fernanda da Silva 006/2015
Instigando a Participação em Comunidades Virtuais de Desenvolvimento: uma proposta de envolvimento de alunos do IFSP no desenvolvimento do TelEduc André Constantino da Silva 006/2015
QR Code e dispositivos móveis para o acesso a literatura e informações utilitárias Carlos Roberto dos Santos Junior 006/2015

 

2014

Projeto Coordenador Edital
Afroif Caroline Jango Feitosa 40/2014
Projeto para Realização da 3a Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva 176/2014

Redução do desperdício de alimentos: desenvolvimento de aplicativo para controlar e alertar a proximidade de datas de vencimentos

Gustavo Bartz Guedes 176/2014
Cantinho Leitura Livre: um espaço de incentivo a cultura Daniela Marques C001/2014
Certificados online: automatizando os processos da CEX Daniela Marques C001/2014
Curta no IF: mostra de curta metragens no campus Hortolândia Silce Adeline D. Guassi C001/2014
Janelas para Poesia: estímulo à leitura Nirlei M. Oliveira C001/2014
Projeto para Apoio Discente na Realização da 3ª Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva C001/2014

 

2013

Projeto Coordenador Edital
Projeto para Realização da 2ª Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva 247/2013