2016|2015| 2014| 2013

 

2016

Projeto Coordenador Edital
Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP Juliana Fernanda da Silva 592/2015
Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO Marina Roquette Lopreato 592/2015
Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia Marival Baldoino de Santana 001/2016
Comunic@JovemIFSP Rodrigo Crivelaro 014/2016
English is Fun Stefanie F. Pistoni Della Rosa 014/2016
IFSP Hortolândia – Novas Ondas no Rádio Rodrigo Crivelaro 001/2016
Memórias em moda de viola – Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia Guilherme Ramalho Arduini 001/2016
Minicontos e Experimentações Escritas Davina Marques 001/2016
Oficinas de Dança no Câmpus Henrique Okajima Nakamoto 001/2016

 

 

Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia

O projeto “Café Filosófico: um papo legal sobre a vida cotidiana” quer ser uma atividade voltada para o corpo discente, docente e demais servidores do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Hortolândia, bem como a comunidade externa, em atendimento a um chamado do Edital nº 01 de HTO – Seleção de Projetos de Extensão para o ano de 2016. O projeto será desenvolvido no Câmpus Hortolândia, com uma duração semestral, com início previsto março de 2016 e término previsto para setembro de 2016. O nome ‘Café Filosófico’ remonta a uma tradição existente desde pelo menos a década de 1990, originalmente francesa, de encontros informais em que se discutem ideias, animados por uma pessoa de formação intelectual, geralmente (mas não sempre) um professor de Filosofia. O projeto do café filosófico visa um vínculo institucional de extensão, mas visa, em especial, abordar a filosofia de forma viva e dinâmica, uma vez que o ser humano é naturalmente filosófico e fazer sempre as perguntas básicas sobre o sentido da vida. A proposta é realizar mensalmente o evento no câmpus. O turno preferencial será o vespertino para atender aos alunos do curso técnico integrado. Podemos realizá-lo também aos sábados para melhor atender aos interessados.

 Comunic@JovemIFSP 

O projeto ComunicaJovemIFSP  visa à articulação das ações, informações, eventos, projetos e atividades de extensão no Câmpus Hortolândia. Trata-se de uma iniciativa colaborativa que tem por objetivo ser espaço para compartilhar e divulgar notícias, relatos, opiniões, eventos produzidos por adolescentes e jovens do Câmpus Hortolândia e da comunidade externa, bem como auxiliar na produção e organização de ações de extensão no Câmpus Hortolândia. Dentre as atividades do projeto estará o apoio a realização da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este projeto é inspirado no projeto Agência Jovem de Notícias da Revista Viração.

 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP

O IFSP Câmpus Hortolândia tem um histórico de trabalho com a grande área de Direitos Humanos. Em 2015 esteve com as ações voltadas para a discussão da visão de mundo acerca dos direitos humanos com ações realizadas no câmpus e na cidade de Hortolândia integrando assim o projeto de extensão Concretude: direitos humanos, Hortolândia e o IFSP. Essas ações tiveram como objetivo principal a promoção dos direitos humanos, a multiplicação do conhecimento acerca da declaração universal dos direitos humanos e a formação de sujeitos críticos que objetivem a criação de uma cultura de direitos humanos. Para o ano de 2016, esperamos continuar as atividades concentrando os trabalhos nas temáticas inseridas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente na linha de extensão 26 grupos sociais vulneráveis, focando as ações na discussão de questões de gênero, homofobia, discriminação, preconceito, credos religiosos, respeito à identidade, promoção, defesa e garantia de direitos. Para isso, pretendemos levar a discussão aos espaços públicos da cidade de Hortolândia, como escolas estaduais e municipais, unidades básicas de saúde e centro de referência de assistência social, através de grupos, palestras e oficinas, além de realizar atividades no próprio câmpus, como cine debate, construção de um documentário com os estudantes, grupos, palestras, exposições e oficinas.

 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO

O presente projeto visa organizar uma ação cultural de valorização da temática sobre gênero e diversidade por meio da formação de alunos para atuarem como multiplicadores da temática no Campus e na comunidade ao entorno. Sabendo da relevância desse assunto no ambiente de ensino foram pensadas atividades de pesquisa, leitura, visitas técnicas, entre outras, que promovam o conhecimento acerca de conceitos e reflexões sobre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual; a construção escolar das diferenças; homofobia na escola; legislação e normas relacionadas à educação, à igualdade de gênero e ao reconhecimento da diversidade sexual. Destarte, almeja-se com que os alunos/bolsistas construam conhecimentos sólidos e façam uma imersão em questões de tamanha relevância, que resultará em maior visibilidade dessa temática que costuma ser negligenciada no espaço acadêmico-escolar. Os alunos serão sistematicamente orientados e supervisionados nos estudos e no desenvolvimento de um material sobre o assunto, que deverá ser no formato de artes visual/audiovisual. Pretende-se divulgar o material e conhecimento adquirido internamente no Campus, além de uma intervenção prevista pelos alunos bolsistas a ser realizada em uma escola estadual.

 English is Fun

Apesar da língua inglesa estar presente na vida cotidiana, muitos associam-na à necessidade de trabalho e estudo. Por essa razão, pretende explorar a língua inglesa a partir de temas que possam ser interessantes para o universo do público-alvo, sem que esses estejam necessariamente relacionados a contexto acadêmico-profissional.

 IFSP Hortolândia – Novas Ondas no Rádio

Esta proposta de projeto de extensão visa dar continuidade a criação de estúdio de rádio no Câmpus Hortolândia, visando a produção de áudios para a vinculação, bem como para produção de áudios de interesse social, para ONGs e movimentos sociais. A partir da criação deste espaço serão criadas duas ferramentas de comunicação através da mesma rádio: uma rádio web com programação 24 horas, transmitida online e uma rádio escola convencional com transmissão nos pátios nos momentos de intervalos (intervalos de aula/ intervalos de períodos). A criação dos estúdios possibilitará mais do que a criação das rádios (web/ escola convencional), mas também a criação de um estúdio que permita a produção de peças em áudio para trabalhos de estudantes do câmpus e da rede estadual e/ou municipal, e para campanhas e atividades de movimentos sociais. O espaço possibilitará também a realização de oficinas de Rádio Web aberta a comunidade, visando a produção de conteúdos radiofônicos, a criação e edição de podcasts. 

Memórias em moda de viola – Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia

O projeto destina-se a um público variado conforme o tipo de produto final produzido. O registro das entrevistas será depositado junto ao Centro de Memória de Hortolândia, permanecendo (com a anuência dos entrevistados) aberto à consulta do público em geral. A partir destes registros, produzir-se-á um relatório a ser mostrado, a partir de uma exposição dialógica, aos próprios entrevistados, de modo a dar-lhes a possibilidade de reagirem às conclusões do pesquisador. O relatório também pode dar origem a um material de divulgação a ser produzido como exposição, caso haja interesse de alguma instituição local, ou como texto a ser divulgado pelos meios de comunicação (internet e mídia tradicional). Deste modo, os aspectos ligados à extensão estarão contemplados através do contato com os próprios músicos, seus familiares e demais envolvidos (estima-se um total de uma centena). A partir deste material, por sua vez, escrever-se-á um texto para apresentação em simpósios da área de Ciências Humanas. Este texto, do qual poderá resultar a publicação em algum periódico da área de Ciências Humanas, contempla o aspecto da pesquisa que permitem ao projeto tornar visível a produção do IF-SP junto à comunidade acadêmica, para a qual se estima um público próximo à centena. Além dos aspectos de pesquisa e extensão contemplados nesta descrição, certos aspectos da cultura local podem ajudar na preparação das aulas de História do Ensino Técnico integrado ao Médio, como conteúdo de História regional, tal como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História. Por este motivo, o projeto também afeta a prática docente do próprio professor envolvido e suas aulas com os 120 alunos inscritos nas três turmas de Técnico Integrado ao Médio do Câmpus de Hortolândia.

 Minicontos e Experimentações Escritas

O Projeto Minicontos e Experimentações Escritas, direcionado à comunidade interna e externa do IFSP- Câmpus Hortolândia, pretende estimular a leitura de textos e a criação escrita na forma de minicontos, bem como a publicação em formato digital.

 Oficina de Dança no Câmpus

O projeto destina-se à formação de parcerias entre IFSP-Hortolândia e grupos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, de Hortolândia e municípios vizinhos, que desenvolvam trabalhos na área da dança, tendo em vista o oferecimento de oficinas de dança aos discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários do câmpus, e também ao público externo interessado, a partir de 14 anos.

2015

Projeto Coordenador Edital

Android Smart Teens: despertando o interesse vocacional por computação em escolas públicas Estaduais

Gustavo Bartz Guedes 990/2014
Clube do Livro: Estímulo à Leitura no IFSP, Campus Hortolândia e na comunidade no entorno Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa 990/2014
IFSP Hortolândia - Nas Ondas do Rádio Rodrigo Crivelaro 990/2014
Janelas para Poesia II: estímulo à Leitura e itinerância poética Nirlei M. Oliveira 990/2014
Tecnologia de Identificação por Radiofrequência Aplicada à Localização de Material Bibliotecário Ricardo Leite 990/2014
Apoio Discente na Realização da 4ª Semana da Ciência e Tecnologia Daniela Marques 006/2015
Batalha de Mangás no IFSP Campus Hortolândia Samara Sivirino Marques 006/2015

Concretude: Direitos Humanos,

Hortolândia e o IFSP

Juliana Fernanda da Silva 006/2015
Instigando a Participação em Comunidades Virtuais de Desenvolvimento: uma proposta de envolvimento de alunos do IFSP no desenvolvimento do TelEduc André Constantino da Silva 006/2015
QR Code e dispositivos móveis para o acesso a literatura e informações utilitárias Carlos Roberto dos Santos Junior 006/2015

 

2014

Projeto Coordenador Edital
Afroif Caroline Jango Feitosa 40/2014
Projeto para Realização da 3a Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva 176/2014

Redução do desperdício de alimentos: desenvolvimento de aplicativo para controlar e alertar a proximidade de datas de vencimentos

Gustavo Bartz Guedes 176/2014
Cantinho Leitura Livre: um espaço de incentivo a cultura Daniela Marques C001/2014
Certificados online: automatizando os processos da CEX Daniela Marques C001/2014
Curta no IF: mostra de curta metragens no campus Hortolândia Silce Adeline D. Guassi C001/2014
Janelas para Poesia: estímulo à leitura Nirlei M. Oliveira C001/2014
Projeto para Apoio Discente na Realização da 3ª Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva C001/2014

 

2013

Projeto Coordenador Edital
Projeto para Realização da 2ª Semana da Ciência e Tecnologia André Constantino da Silva 247/2013