Workshop de impressão 3DOcorrerá nos dias 20 e 21 de setembro o 1o Workshop de impressão 3D oferecido pelo NURIA - Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial à comunidade. Com o objetivo de difundir a tecnologia e estimular o uso deste recurso adquirido a partir de projeto CNPq em atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus a primeira edição do evento foi direcionada a professores, servidores e estudantes participantes dos grupos  de pesquisa do campus.

O evento ocorrerá em duas etapas: uma conceitual em que serão apresentados os fundamentos da tecnologia e demonstrados os aspectos práticos do processo de impressão 3D - da criação do modelo às técnicas de impressão de objetos em 3D. Numa segunda etapa, mão-na-massa,  os participantes irão modelar, preparar e imprimir seu primeiro objeto em 3D.

O workshop será realizado a partir das 14h na sala de estudos e espaço de fabricação digital do campus, ao lado da biblioteca. Os próximos eventos ocorrerão na Semana de Tecnologia - Oficina de impressão de chaveiros personalizados e um novo workshop está previsto para novembro. Fiquem atentos e acompanhem às informações na página do facebook do NURIA.

Prof. Dr. Luiz Claudio Marangoni de Oliveira

Coordenação NURIA - Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial do campus Hortolândia

O Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial - NURIA - está com inscrições abertas para a seleção de estudantes de todos os cursos para atuarem como voluntários no apoio às atividades realizadas pelo grupo, no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e na participação em competições de robótica como representantes do campus Hortolândia.

Os estudantes poderão engajar-se em projetos nas seguintes áreas de impressão 3D, computação física e Internet das Coisas ou em equipes para competições de robótica - OBR, guerra de robôs e outras. Também poderão ser orientados trabalhos de TCC nas áreas de IA, robótica educacional, dentre outras.

As inscrições ocorrerão entre 01 e 22 de setembro através de formulário abaixo e o início das atividades ocorrerá a partir de 22 de setembro com a participação nas oficinas de Impressão 3D.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/V6OcurgD0Djsk7qy1

Façam suas inscrições e participem!

Prof. Dr. Luiz Claudio Marangoni de Oliveira

O finalizou nesta terça-feira (16/08) o processo seletivo para bolsistas CNPq nas modalidades ADC - Apoio a Divulgação Científica - modalidades A (graduação) e B (nível técnico). Ao todo foram 25 inscritos tendo sido selecionados 07 como bolsistas.

As bolsas tem duração entre setembro/2015 e fevereiro/2016 e os bolsistas selecionados não podem ter vínculo empregatício ou receber outro tipo de bolsa devendo dedicar 20h semanais ao projeto.

Começam nesta segunda-feira dia 05/09 as Oficinas de Robótica com o Lego Mindstorm do NURIA - Núcleo de Robótica e Inteligencia Artificial do Câmpus Hortolândia. As oficinas terão duração de 1h30 e ocorrerão semanalmente as segundas (13h30 às 15h00) e quintas-feiras (17h20 as 18h50) na sala de estudos da biblioteca.

Serão abordados diversos conceitos de programação, automação industrial e mecânica de maneira divertida utilizando os conjuntos Lego Mindstorm para a criação de robôs exploradores autônomos nos moldes das regras da OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica. Dentre outros objetivos, as oficinas visam capacitar os estudantes para participação nestes eventos.

As oficinas são abertas a todos os estudantes do câmpus e ainda há disponibilidade de vagas. Os contatos deverão ser feitos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os interessados deverão informar: nome completo, curso, período e se tem alguma sanção disciplinar registrada na CAE em 2016.

Estão abertas entre 18 e 21 de agosto através do formulário as inscrições para as Oficinas de Robótica do .

As oficinas de robótica são eventos voltados a todos os estudantes do câmpus Hortolândia para a divulgação da robótica educacional e para o incentivo ao desenvolvimento da criticidade, do trabalho colaborativo multidisciplinar e da autonomia dos participantes na busca de soluções inovadoras e criativas na área de robótica.

Cada oficina terá duração de 1h30min e serão utilizados conjuntos didáticos Lego Mindstorm e software de programação eV3 (similar ao LabView). Semanalmente os participantes conhecerão novos aspectos da robótica e terão contato com situações novas e mais desafiadoras em que precisarão aliar conhecimentos de robótica a conhecimentos de matemática, física e outras ciências.

Serão 20 estudantes por oficina divididos em equipes de 03 ou 04 participantes, preferencialmente, de cursos diferentes. Dois professores e dois monitores deverão auxiliar as equipes durante as atividades, que serão essencialmente práticas.