LPGEEs divulga cronograma de encontros mensais
O Laboratório de Política e Gestão da Educação Especial (LPGEEs) é um Grupo de Pesquisa do IFSP criado em 2022, com certificação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possuindo atuação nos campi Hortolândia, Cubatão e Ilha Solteira. Visa institucionalizar ações interdisciplinares de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Educação Especial, tendo surgido a partir da necessidade de formação continuada de profissionais na área.
As ações desenvolvidas pela equipe alinham-se às quatro linhas de pesquisa: 1) Políticas Públicas, História e Gestão da Educação Especial; 2) Formação continuada de professores e demais profissionais em Educação Especial; 3) Inovação em Educação Especial e construção/adaptação de materiais didáticos acessíveis; e 4) Histórias de vida, Educação e Trabalho de estudantes Público da Educação Especial.
Em 2026, os encontros remotos mensais do LPGEEs, serão novamente abertos à comunidade, sempre às primeiras terças de cada mês.
Confira o Cronograma de Leituras:
07/04 – terça – às 19h
- O público-alvo da Educação Especial confrontado pela economia do autismo
Freitas (2025)
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/7dbg68SfsRrKbSnVdSXDbnv/?lang=pt
- A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil
Mendes (2006)
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?format=pdf&lang=pt
05/05 – terça – às 19h
- Políticas Nacionais de Educação Especial brasileira entre 1994 e 2023: diferentes propostas, desafios constantes
Landim, Melo, Rebelo e Kassar (2024)
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/17510/10211
- Decreto nº 12.686/2025 e Decreto nº 12.773/2025
Disponíveis em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/decreto/d12686.htm
02/06 – terça – às 19h
- Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer?
Mantoan (2003)
Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf
07/07 – terça – às 19h
- Classes especiais: manter, ampliar ou extinguir? Ideias para debate
Torezan & Caiado (1995)
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v02n03/v02n03a04.pdf
- Classes especiais: comentários à margem do texto de Torezan & Caiado
Omote (2000)
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v06n01/v06n01a04.pdf
Ao término do ano será emitido um certificado aos participantes, com carga horária total de 25h, aos que obtiverem o mínimo de 75% de frequência.
Link fixo de acesso ao encontro: https://meet.google.com/ohj-rbsg-gec
Mais informações sobre os encontros, as ações extensionistas, os eventos e as publicações do LPGEEs podem ser obtidas acessando o instagram https://www.instagram.com/lpgees.ifsp/ e o site: https://lpgees.vercel.app/.
Redes Sociais