Página inicial > Últimas Notícias > Iniciativa do Campus Hortolândia resulta em acordo entre o IFSP e o Politecnico di Milano

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 17h44
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 17h45
Por intermédio das ações locais da Área de Relações Internacionais do IFSP (ARINTER), que é representada em Hortolândia pelo professor Gabriel Leopoldino, o Instituto Federal de São Paulo firmou acordo de cooperação internacional com o Politecnico di Milano, tradicional universidade técnica italiana, na área de Engenharia Ferroviária.

O Politecnico di Milano é uma universidade pública italiana que tem foco na formação de designers, engenheiros(as) e arquitetos(as). Foi fundada em 1863 e possui atualmente mais de 45 mil estudantes de graduação e mestrado e quase 2 mil estudantes de doutorado. Figura como a mais relevante universidade italiana e 18ª melhor do mundo na área de engenharia e tecnologia segundo o ranking QS World 2023. É uma instituição de tradição na cooperação internacional, possui mais de 8 mil estudantes estrangeiros e faz parte de 19 diferentes redes universitárias de colaboração e intercâmbio entre países.

O acordo ainda não prevê ações específicas, mas dá abertura para início de pesquisas e de troca de estudantes que estejam fazendo trabalhos na área de Engenharia Ferroviária. A partir dessa assinatura serão feitas reuniões para definir linhas de interesse comum das duas instituições, com vistas a aumentar a internacionalização do IFSP.

O contato com a instituição italiana partiu do prof. Leonardo Baruffaldi, que além de docente do Campus Hortolândia é pesquisador junto ao Laboratório Ferroviário da Unicamp (Lafer-FEM).

Prédio Central do Politécnico di Milano (Itlália) - Fonte: www.polimi.it