Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFSP Campus Hortolandia é finalista do Programa Solve for Tomorrow

Projeto do IFSP Campus Hortolandia é finalista do Programa Solve for Tomorrow

• Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h05
  • Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h05

O Projeto Ceramicando - CeramiLab do IFSP Campus Hortolândia está entre os 20 escolhidos como semifinalistas do Programa Solve for Tomorrow da Samsung.

O Ceramicando apresenta-se como uma ação de Ensino, Pesquisa e Extensão que abarca projetos correlacionados à Ciência dos Materiais Cerâmicos e a promoção da Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero na área de STEM ( Science, Technology, Engineering and Math ), seja através da representatividade na participação e seleção de bolsistas ou seja pelo resgate epistemológico das múltiplas contribuições das populações negra e indígena nos desenvolvimentos de tecnologias relacionadas à Ciência dos Materiais . As ações contemplam projetos de pesquisa básica, desenvolvimento tecnológico, produção de materiais didáticos, formação de profissionais da educação e atuação nas escolas públicas de Hortolândia e região.
A partir do diagnóstico da falta de espaços de laboratório nas escolas públicas da região, apenas 6% das escolas públicas de Hortolândia, Sumaré e Paulínia possuem laboratório, e das desigualdades de raça e gênero observadas no mundo do trabalho, seja a partir de posições mais precarizadas para mulheres e pessoas negras ou seja a partir da menor remuneração mesmo quando ocupam cargos similares e de mesma formação, o Ceramicando traz a proposição do CeramiLab - acesso à experimentação científica. Em sua principal proposta experimental, o projeto contempla a preparação de peças a partir de cascas de ovo. O excedente estimado de tal resíduo é de cerca de 400 tonelada anuais e possui potencial de ser utilizado como fonte alternativa de Carbonato de Cálcio, o qual é utilizado para a produção de diversos materiais para diversos setores. A partir das cascas de ovos, as peças são produzidas pautadas em técnicas de processamento cerâmico que incluem preparação de pastas, queimas, secagens e possíveis testes. Nesse sentido, o Ceramilab enquanto plataforma educacional, de fácil instalação e reprodução nas escolas, possibilita um recurso adicional para educação científica e tecnológica pela experimentação e pela organização e registro de dados experimentais e de testes. Tal perspectiva alinha-se com a concepção de Ciência Cidadã uma vez que possibilita a ampliação de coletada de dados experimentais com foco no protagonismo coletivo, e no caso do Ceramicando, tal processo correlaciona-se com a destituição dos estereótipos vinculados às áreas de STEM.
O CeramiLab é desenvolvido por uma equipe de três estudantes do segundo ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Automação Industrial, Informática e Mecânica ), Amanda Júlia Machado, Maria Clara Queiroz, Rafaela Regina Lima e pelo Prof. Dr. Huyrá Araújo - coordenador do projeto.

Com mais de 2300 propostas submetidas, o Solve for Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung e o principal programa da empresa na América Latina. No Brasil, é realizado anualmente desde 2014 e tem abrangência nacional. Voltada para escolas públicas de Ensino Médio, a premiação tem foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que parte de um desafio ou problema com múltiplas possibilidades de soluções ou respostas. Nela, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas, de forma inovadora.

Na próxima etapa do programa, que será avaliada a partir de 22 de setembro, a equipe vai consolidar o protótipo de uma plataforma de educação científica para escolas públicas de Hortolândia, com mentoria da Samsung Brasil.