Página inicial > Últimas Notícias > Cursos Técnicos Integrados: Reunião com responsáveis e Orientações do Ano Letivo de 2024

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 13h30
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 18h48

Prezados(as) responsáveis, a parceria entre família e escola é fundamental para que tenhamos sucesso na formação dos nossos estudantes. Neste sentido, é importante reforçarmos algumas informações. Na reunião do dia 24/02/2024, às 9h, conversaremos sobre estes pontos e outros aspectos relacionados à estrutura da escola.

Algumas das principais orientações aos alunos ingressantes podem ser conferidas em: https://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/ultimas-noticias/1282-inicio-do-ano-letivo-de-2024

O campus Hortolândia conseguiu junto à Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por intermédio da Diretoria de Educação Básica (DIEB), a possibilidade de realização da organização (de forma experimental) do Período Letivo Anual (2024) dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Automação Industrial, Informática e Mecânica) em Etapas Trimestrais.

A proposição de Organização Trimestral parte da necessidade de maior tempo para a organização do processo de ensino e aprendizagem, com redução de quebras temporais que acarretam burocracias sistêmicas e excesso de Avaliações Finais.

Essa proposta busca propiciar uma continuidade tanto da organização dos conteúdos e instrumentos, como dos processos de recuperação tanto paralela quanto contínua. Algumas instituições de ensino já vêm adotando esta divisão.

Em cada um dos trimestres e disciplinas, o estudante deve ser avaliado por no mínimo dois instrumentos de avaliação, com base nestas avaliações, a situação acadêmica é discutida em reuniões semanais e conselhos pedagógicos. Os estudantes contam ainda com o apoio de professores mediadores das turmas, bem como de orientações de estudos da equipe sociopedagógica.

Durante as aulas são realizadas recuperações contínuas de conteúdos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o aproveitamento dos conteúdos constantes nos projetos dos cursos. Quando detectada a necessidade de reforço nos conteúdos, os estudantes são convocados para recuperações paralelas, fora da grade de aulas. Contam com a disponibilidade de horários de atendimento semanais para sanar as dúvidas.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

A frequência global mínima é de 75%, para estudantes com frequência abaixo de 68% são enviadas  notificações  ao conselho tutelar (LDB). No final do ano letivo, o estudante com frequência global de pelo menos  75% e média anual nas disciplinas maior ou igual a 6 é considerado aprovado.

Estudantes com frequência global mínima de 75% e que não tenham alcançado média 6 em uma ou mais disciplinas serão convocados para a Reavaliação Anual nas disciplinas correspondentes.

No entanto, caso o estudante tenha frequência mínima de 75% e tenha atingido média 6 em cada área de conhecimento de seu Curso,  ele terá a aprovação por área.  É necessário atentar para o conjunto de disciplinas que compõem cada área de conhecimento a cada ano de cada Curso. As áreas de conhecimento são:

• Linguagens;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Técnicas/Projeto Integrador.

O conjunto específico de disciplinas de cada área pode ser consultado no SUAP do próprio estudante.

Estudantes que tenham frequência global mínima de 75% e que não alcancem média 6 em disciplinas ou em cada área de conhecimento terão sua situação avaliada em Conselho Deliberativo ao final do ano letivo, podendo ser aprovados ou retidos.

HORÁRIO DE AULAS E CALENDÁRIO ACADÊMICO

Todas as informações importantes relativas aos dias letivos, podem ser acompanhadas no Calendário Acadêmico dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, disponível no site: https://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/calendario-academico.

Os Horários de Aula e Atendimento podem ser acompanhados aqui: https://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/ultimas-noticias/1009-grade-de-disciplinas

ACESSO AO SUAP

O responsável pode usar o Manual de Acesso ao SUAP pelo link: https://manuais.ifsp.edu.br/books/ensino/page/acesso-respons%C3%A1vel, ou acompanhar pelo acesso do(a) estudante.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

Para conhecer os deveres e direitos do(a) estudante, ao que se refere a Recuperação Contínua e Paralela, Conselho de Classe, Avaliação do Rendimento Escolar, Registro Acadêmico, Matrícula e Rematrícula, Transferência, entre outras questões, você pode acessar a Organização Didática da Educação Básica do IFSP, disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/E17F1lbanAmiTZJ#pdfviewer

REGIMENTO DISCIPLINAR DISCENTE

É importante que os estudantes e responsáveis conheçam e observem atentamente as disposições do Regimento Disciplinar Discente do IFSP, disponíveis em: https://prc.ifsp.edu.br/images/dae/PORT_NORMATIVA_RET_096_Aprova_Regimento_Disciplinar_Discente_Revoga_PORT_NORMAT_060-2022_PRE.pdf

Conforme consta no documento, “ninguém pode alegar desconhecimento deste documento, haja vista a publicidade do presente regimento” (IFSP, 2023, p. 3).

CONTATOS: (19) 3865-8070

Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

E-mail: cae.hto@ifsp.edu.br

Telefone fixo: (19) 3865-8066 e (19) 3865-8085. Para apoio ao ensino, autorização de saída de menor, registro de dieta especial na alimentação escolar, etc.

Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA)

Email: cra.hto@ifsp.edu.br/

WhatsApp: (19) 3865-8061. Para informações sobre matrícula, declarações, passe escolar, etc.

Coordenadoria Sociopedagógica (CSP)

E-mail: csp.hto@ifsp.edu.br

Telefone fixo e WhatsApp: (19) 3865-8069. Para apoio pedagógico, emocional, social ou dúvidas sobre assistência estudantil.

Núcleo de Apoio ao Estudante com Necessidades Específicas (NAPNE).

E-mail: napne.hto@ifsp.edu.br

Para apoio ao ensino de alunos com necessidades específicas, adaptações e demais questões pertinentes à inclusão.

Coordenações de cursos:

Automação: Priscila Benar - pribenar@ifsp.edu.br