Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor do Câmpus Hortolândia participa de capacitação sobre MPI no CENAPAD em São Paulo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do Câmpus Hortolândia participa de capacitação sobre MPI no CENAPAD em São Paulo

  • Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h50
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h52

Na semana do dia 14 a 18 de Outubro, o Professor Paulo Eduardo Nogueira do Departamento de Computação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Hortolândia, participou de uma capacitação sobre Message Passing Interface ( MPI ) no Centro Nacional de Pesquisas de Alto Desempenho em São Paulo (CENAPAD). O MPI é uma biblioteca com um conjunto de instruções voltadas para o desenvolvimento de programas em computação paralela. Este tipo de computação é uma demanda de áreas como engenharia mecânica, civil, química, entre outras.

Segundo o professor Paulo, o intuito da participação no curso foi de se capacitar em uma outra ramificação da computação, além de expandir a sua rede de contatos com outras instituições. Com essa capacitação o professor pretende abrir trabalhos em computação paralela com a área de mecânica de nosso campus, pois há a necessidade em se ter esse tipo de solução para algumas das demandas dessa área. Também, foi possível abrir um canal de comunicação com o CENAPAD, que é um órgão de referência em nossa região, e possibilitar a realização de trabalhos em conjunto com este órgão em um futuro próximo.

Além dessa comunicação com o CENAPAD, o professor Paulo, também informou que foi possível iniciar conversas com o Instituto Federal de Goiás - IFG, através do professor Ulisses Afonseca, o qual também participou do treinamento.

O professor Ulisses visitou o nosso campus durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e participou de uma reunião com os professores Paulo e Carlos Pagani para discutirem a possibilidade de desenvolverem trabalhos em conjunto na área de computação paralela e distribuída.

O Professor agradece a toda a equipe do CENAPAD, em especial, ao instrutor Carlos Rebollo pela recepção e pela a atenção dedicada durante o treinamento e, agradece também, ao professor Ulisses pela visita e animada conversa de trabalho.

No fundo da esquerda para a direita.: Prof. Ulisses Afonseca do IFG, Instrutor Carlos Rebollo do CENAPAD, Prof. Paulo Nogueira do IFSP. Na frente alunos do programa de Pós-Graduação da Unicamp.

Fim do conteúdo da página