Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Hortolândia abre consulta pública para contribuições no seu PPP

Câmpus Hortolândia abre consulta pública para contribuições no seu PPP

• Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 09h41
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 09h52

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que norteia a ação educativa das instituições de ensino e, por isso, deve ser construído coletivamente e ancorado nos documentos institucionais e na legislação educacional.

Desse modo, a construção do PPP é um processo longo que exige da comunidade acadêmica tempo de debate e reflexões. No ano de 2019, o Câmpus Hortolândia renovou o grupo responsável pela organização do documento. Já em fevereiro foi realizada, na semana de planejamento, uma apresentação pela pedagoga do Câmpus, Caroline Jango, que destacou a relevância do documento, os princípios norteadores, as formas de construção e um histórico do que já havia sido feito no âmbito da instituição. Assim, logo no início do ano, a comissão reorganizada, que também contava com a participação da Profa. Davina Marques, Diretora Adjunta Educacional, e com a Profa. Flávia Torezin, pedagoga docente da Licenciatura em Matemática, pôde redimensionar o trabalho no sentido dar continuidade nas discussões anteriormente iniciadas.

Como metodologia de organização do documento, os profissionais da unidade se debruçaram a discutir os marcos que orientam um PPP, ou seja, o marco situacional (onde estamos?), o marco operativo ou pedagógico (o que fazer?) e, também, o diagnóstico (avaliação). As discussões também objetivavam a retomada da visão, missão e valores do IFSP Câmpus Hortolândia.

Em um segundo momento, a reflexão foi voltada a objetivos, políticas e estratégias, determinações gerais e atividades permanentes (rotinas escolares).

Outra etapa importante da construção desse documento foi o levantamento do diagnóstico das ações do Câmpus por setores, ou seja, um mapeamento das ações já realizadas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão e demais setores envolvidos, juntamente com as propostas de ações, responsáveis e prazos, tendo em vista os quatro anos de duração do documento. Ademais, foi decidido que, para as discussões refletirem de fato o que a comunidade acadêmica pensa sobre a instituição, foi feito um questionário para os pais sobre as expectativas dos mesmos em relação à escola. Os dados desses questionários foram compilados pela comissão e apresentados aos profissionais da educação do Câmpus na metade do ano, no planejamento do 2º semestre. Nessa ocasião foram apresentados, também, os capítulos I (Dos objetivos e princípios) e II (Caracterização da unidade) já organizados, bem como foram mobilizadas discussões para ampliar os diagnósticos e metas do ensino, pesquisa e extensão a partir do material já elaborado pelos setores.

Um grupo de discussão formado por coordenadores e ex-coordenadores de cursos retomou o capítulo III, ou seja, a estrutura e a organização dos cursos, no sentido de revisar e atualizar o capítulo que já havia sido iniciado pela comissão anterior do PPP.

Por fim, a equipe de formação continuada assumiu a tarefa de mobilizar as discussões, reflexões e levantamentos sobre o Capítulo IV, com a organização dos pressupostos pedagógicos do Câmpus (gestão democrática, inclusão social, avaliação, criticidade, criatividade e inovação, empreendedorismo, entre outros). Essa ação durou um semestre, uma vez que foram utilizados os encontros semanais formativos para esse fim. O cronograma dessas discussões com os temas a serem discutidos em cada dia foi compartilhado logo no início do segundo semestre para que todos os profissionais pudessem participar. O resultado dessas discussões foi apresentado no último Encontro Pedagógico do ano, que ocorreu no fim de novembro.

Tendo em vista todo esse histórico, nosso "PPP em Construção" é agora disponibilizado para toda a comunidade e, com a ajuda de um questionário, a comissão receberá sugestões para inclusão no documento até 17/02/2020.

Para participar, basta clicar nesse link: https://forms.gle/uSDUpHXVN8AoaEm39

O nosso PPP em construção pode ser acessado por aqui: https://drive.google.com/file/d/1EAkSLAs7Hh41ioB2UGjHL4HoZMOYFTw-/view?usp=sharing

Participe dessa importante construção!