Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Hortolândia tem 6 medalhistas na Olimpíada de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 13h53
  • Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 13h58

Seis estudantes do IFSP Hortolândia conquistaram medalhas na 23a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA e na 14a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), eventos realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em 2020, a OBA foi realizada de forma virtual, entre os dias 12 e 13 de Novembro. No total, o câmpus contou com a participação de 11 estudantes, que alcançaram notas de até 8,75. Os estudantes Danielle dos Santos Chagas e Mateus Rodrigues de Miranda conquistaram medalha de Prata. Pelo desempenho, eles vão participar das seletivas dos alunos que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2021. Eles estão também recebendo oportunidades de bolsas de graduação nos Estados Unidos.

A MOBFOG deste ano teve duas modalidades: A real e a virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar seus foguetes, construidos com garrafas PET afim de obter o maior alcance horizontal possível. Na modalidade virtual, os alunos projetaram seus foguetes através do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior alcance vertical possível. Nosso câmpus contou com a participação de 5 alunos, divididos em 2 equipes.

A equipe dos estudantes Danielle S. Chagas, Fabrício Alcassa e Gabrielly S. Chagas conquistaram medalhas de ouro nas duas modalidades. Na modalidade real, a equipe lançou seu foguete construido de garrafa PET no alcance de 190 metros. Na modalidade virtual, a equipe obteve o apogeu de 595 metros. Pelo seu desempenho, a equipe poderá participar da Jornada de Foguetes, evento que reune as equipes campeãs das escolas para lançar foguetes e participar de oficinas, palestras e atividades em planetário. A equipe dos estudantes Isadora Caroline Deodato e Samuel Sousa Silva conquistaram bronze no lançamento real, com 62 metros de alcance horizontal, e ouro no lançamento virtual, com 483 metros de apogeu.

Responsável pela inscrição e acompanhamento do grupo de estudantes na OBA e MOBFOG, o professor Marcelo Cardinali destaca o grande empenho dos alunos. "Esse ano foi recorde de medalhas na OBA e MOBFOG. No meio de tantas atividades escolares e dificuldades impostas pela pandemia, pude acompanhar o empenho e dedicação deles nas olimpíadas. Isso mostra que estamos no caminho certo e conseguindo motivar nossos estudantes."

A OBA e a MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, diretores, pais e escolas.

Mais informações: http://www.oba.org.br/