Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para voluntários participarem de projetos de pesquisa e extensão

• Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 22h06
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 17h06

De 30/03 a 06/04, estão abertas as inscrições para seleção de voluntários que participarão de projetos de pesquisa e extensão relacionados com a temática de diversidade e inclusão escolar.

As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte link:  https://forms.gle/oQ84mNTA8d27K5r49

As entrevistas serão realizadas nos dias 07 e 08 de abril, conforme cronograma encaminhado por e-mail aos inscritos.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS PROJETOS

Projeto 01: Formação de Professores e Oferta de Serviços de Atendimento Educacional Especializado em um município paulista de médio porte.

Descrição: O estudo objetiva compreender o processo de formação inicial/continuada dos professores especializados em um município paulista de médio porte. Por meio dos objetivos específicos espera-se: (a) identificar o perfil dos professores especializados em Educação Especial; (b) analisar os programas de formação inicial e continuada implementados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; e, (c) descrever a atuação dos professores especializados na oferta dos serviços de Atendimento Educacional Especializado.

Projeto 02: História e Política da Educação Especial em Hortolândia/SP: análise documental dos marcos normativos publicados entre 1991 e 2021.

Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo geral descrever e analisar a história e a política de Educação Especial em um município paulista de médio porte no período compreendido entre 1991 a 2021. Como objetivos específicos espera-se: (1) elencar os principais marcos político-legais da Educação Especial; (2) contextualizar a história da política de Educação Especial e as primeiras iniciativas de atendimento especializado; (3) caracterizar a evolução histórica do conceito de Educação Especial, bem como do público-alvo dessa modalidade de educação escolar contida nos documentos oficiais; e (4) descrever os principais serviços especializados previstos nos marcos político-legais do município.

Projeto 03: Empowerment: Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos na escola.

Descrição: Esse projeto de extensão tem como objetivos: (1) ofertar atividades de formação em Educação em Direitos Humanos para os docentes que atuam junto a estudantes de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada em um município de médio porte do interior paulista; (2) elaborar materiais audiovisuais que ilustrem as percepções dos estudantes do Ensino Fundamental acerca de temas relacionados à Cidadania, à Diversidade e aos Direitos Humanos; (3) desenvolver a criticidade sobre o processo decisório e político de tomada de decisões que envolvam as diferentes esferas de vida dos estudantes; e (4) disseminar as diferentes formas de identificar a veracidade de informações transmitidas na internet e demais meios de comunicações disponíveis.

OS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO SÃO:

(1) ter disponibilidade de duas horas semanais para atividades de formação e orientação;

(2) estar regularmente matriculado em curso técnico, de graduação ou pós-graduação no IFSP – Campus Hortolândia;

(3) possuir cadastro do Currículo Lattes, o qual poderá ser realizado por meio do link: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio

(4) possuir interesse em desenvolver atividades na área de pesquisa em Educação Especial e interesse na escrita acadêmica.

DAS VANTAGENS:

(1) participação em um curso piloto de Metodologia da Pesquisa e Produção Científica em Educação Especial;

(2) possibilidade de obtenção de bolsa no decorrer das atividades;

(3) emissão de certificado de participação no projeto;

(4) aos estudantes que ainda não possuam Currículos Lattes será ofertada uma oficina de preenchimento e atualização do Lattes;

(5) possibilidade de participação em oficinas, minicursos e eventos da área.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao coordenador dos projetos, Samuel Vinente, por e-mail: samuel.vinente@ifsp.edu.br