Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aluno > Institucional > Institucional: Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio > Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h58 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 15h53

O Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está contido no eixo tecnológico Informação e Comunicação que compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações, abrangendo ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. 

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso é formar cidadãos profissionais, de maneira a desenvolver valores e saberes necessários à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa, desenvolvendo conhecimentos e competências que os habilitem efetivamente para analisar, questionar e entender os fatos do dia a dia com mais propriedade, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Objetivos específicos do curso

O egresso do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, através de sua formação, é um técnico autônomo e responsável em seu ambiente de atuação, apto a continuar aprendendo e se atualizando, segundo suas aspirações pessoais. Poderá trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

Para ingressar no curso técnico de informática integrado ao Ensino Médio, o estudante candidato deverá: 

  • Ter concluído o Ensino Fundamental, devendo apresentar o Certificado e respectivo Histórico, além de documentos pessoais;
  • Ter sido aprovado em processo seletivo e convocado para matrícula.

Outras formas de ingresso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29/08/2012.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o endereço eletrônico www.ifsp.edu.br/processoseletivo, ou encaminhar sua mensagem pelo e-mail caipimes@caipimes.com.br, ou pela Central de Atendimento da CAIP, telefones (11) 4221-4552 e (11) 4224-4834, em dias úteis, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 13h.

Forma de oferta: Presencial.

Duração: 3 anos.

Turno: Matutino e Vespertino.

Vagas anuais: 40 vagas.

Período de integralização: 6 anos.

Projeto Pedagógico do Curso (arquivo PDF, 2.3 MB, upload em 26 fev. 2024).

Resolução No.149/2023 (arquivo PDF, upload  em15 março 2024)

Fim do conteúdo da página