Licença para Tratar de Interesses Particulares
Licença sem remuneração que poderá ser concedida ao servidor estável para tratar de assuntos particulares, a critério da Administração. A licença para tratar de interesses particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço, vedada em qualquer hipótese, o parcelamento. A Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 75, de 2022, simplificou as regras relacionadas à concessão da licença, sem alteração do vínculo do servidor com a administração pública. A principal novidade do normativo foi a retirada da limitação temporal de seis anos para o usufruto da licença, em toda a vida funcional do servidor, ou seja, a licença volta a ser concedida, por períodos de até três anos, prorrogáveis, sem a limitação antes prevista. Para saber mais, consulte a noticia no Portal do Servidor.
Não se recolhe contribuição para o Plano de Seguridade Social durante o período em que o servidor se afasta do exercício do cargo com perda da remuneração, por exemplo, nos casos de Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo e Licença para Tratar de interesses particulares. Consulte em Contribuição para a Seguridade Social, quais as alternativas disponíveis.
Servidor deve criar um Documento Eletrônico:
- Tipo do Documento: Requerimento
- Modelo: Licença para Tratar de Interesses Particulares
- Assunto: Licença para Tratar de Interesses Particulares
- Salvar
- Editar
- Salvar e Visualizar
- Concluir
- Assinar - Com Senha
- Definir Identificador
- Assinar Documento
- Solicitar - Assinatura (Chefia Imediata e Diretor Geral)
- Enviar solicitações
- Após assinado, Finalizar Documento
Posteriormente criar um Processo Eletrônico:
- Interessados: próprio servidor
- Tipo de Processo: Pessoal: Licença para Tratar de Interesses Particulares
- Assunto: Licença para Tratar de Interesses Particulares
- Salvar
- Adicionar Documento Interno
- Adicionar ao requerimento (adicionar o Documento Eletrônico criado anteriormente)
- Encaminhar para CGP-HTO
Fonte: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article?layout=edit&id=294
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