Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NAPNE > Institucional > Institucional: Curso Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas > Curso Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas
Início do conteúdo da página

Curso Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 12h53 | Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2024, 11h30

Apresentação

A Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas tem como objetivo principal o aprimoramento dos profissionais que atuam, ou que desejam atuar, na área de ensino de línguas (materna e estrangeiras), proporcionando-lhes atualização e aprofundamento teórico-metodológicos para a concepção, planejamento e realização de práticas didático-pedagógicas as mais diversas.

O curso destina-se ao seguinte público-alvo:

— professores de línguas da Educação Básica com diploma de graduação em Letras ou áreas afins, como Linguística, Estudos Literários ou Pedagogia;

— egressos de cursos de graduação em Letras ou áreas afins;

— profissionais portadores de diploma de nível superior com experiência comprovada no ensino de línguas.

No que se refere à carga horária, esta compõe-se de 450 horas, sendo 380 destinadas ao cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios e 70 à escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Informações importantes:

— curso 100% gratuito;

— curso 100% a distância, com exigência mínima de 8h semanais de dedicação individual do estudante.

 

Programa do curso

grade curricular da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas estrutura-se em torno de seis disciplinas obrigatórias:

Literatura, cultura e sociedade;

Análise linguística e ensino;

Ensino de literaturas de língua portuguesa;

Texto e ensino;

Linguagem e significação;

Tópicos em Linguística Aplicada.

 

Confira abaixo mais detalhes acerca do programa do curso:

Programa do curso

 

Docentes

Dra. Davina Marques — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6790298942638957 — e-mail: davina.marques@ifsp.edu.br

Ma. Fernanda Caroline Barroso Evaristo — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0343069440463020 — e-mail: fernanda.evaristo@ifsp.edu.br 

Dr. Gabriel Leopoldino dos Santos — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6218664203541136 — e-mail: gabriel.leopoldino@ifsp.edu.br

Dra. Graziela Rocha Reghini Ramos — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6275768851911237 — e-mail: graziela.ramos@ifsp.edu.br

Dra. Julia Frascarelli Lucca — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8365789401483604 — e-mail: julialucca@ifsp.edu.br

Dra. Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa — Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8572524714158423 — e-mail: stefanie@ifsp.edu.br 

 

Documentação

Nesta seção, você encontrará toda a documentação referente à regularização do curso junto ao próprio IFSP e ao Ministério da Educação (MEC).

Documentos do Curso

 

Modelo de certificado

Confira abaixo o modelo de certificado que será emitido aos concluintes do curso:

Modelo de certificado

 

Processos seletivos

Seleção 2023

Seleção 2021

 

Mais informações

Previsão de nova seleção de estudantes: maio de 2025.

Para mais informações, escreva para ceel.hto@ifsp.edu.br.

 

Videoaulas

20/09/2023 — Aula-magna: O efeito-leitor: questões metodológicas? — Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (IEL/Unicamp) (Assistir)

 

Trabalhos de conclusão de curso

1. Títuto do trabalho: Os livros, a professora e as crianças: percursos de mediação e (trans)formação de gente leitora

    Autora: Amanda Marques de Oliveira Bargas

    Orientadora: Dra. Davina Marques

    Visualizar conteúdo

 

2. Título do trabalho: Acepções históricas do(s) calundu(s): apagamento da cultura afro-brasileira?

    Autor: Caíque Albertin de Barros

    Orientadora: Dra. Davina Marques

    Visualizar conteúdo

 

3. Título do trabalho: Letramento acadêmico no ensino superior: um relato de experiência e uma proposta de ensino de resenha

    Autora: Rafaely Carolina da Cruz

    Orientadora: Dra. Julia Frascarelli Lucca

    Visualizar conteúdo

 

4. Título do trabalho: Análise da designação da expressão "lugar de fala" na obra de Djamila Ribeiro

    Autora: Tatiana Cristina Cazarotti

    Orientador: Dr. Gabriel Leopoldino dos Santos

    Visualizar conteúdo

 

5. Título do trabalho: Uma sequência didática para seminário escolar sobre desigualdade de gênero

    Autora: Jennifer Siqueira de Araújo

    Orientadora: Dra. Julia Frascarelli Lucca

    Visualizar conteúdo

 

6. Título do trabalho: A importância da leitura literária na educação infantil

     Autora: Maria Cecília Masimessi Fernandes

     Orientadora: Dra. Carina Zanelato Silva

     Visualizar conteúdo

 

7. Título do trabalho: Explorando a expressão poética: experiências de ensino de poesia no ensino médio  com sequências didáticas

    Autora: Rosana da Costa Aniceto Guerra

    Orientadora: Dra. Davina Marques

    Visualizar conteúdo

 

8. Título do trabalho: UX Design e UX Writing: uma análise crítica de dois aplicativos

     Autora: Joyce Luiza da Silva Bezerra

    Orientadora: Dra. Graziela Rocha Reghini Ramos

    Visualizar conteúdo

 

Fim do conteúdo da página