Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NUGS > Institucional > Institucional: Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática > Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h57 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 10h45

 

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso (resolução N.º 351/2023, DE 04 DE JULHO DE 2023) para informações detalhadas.

 

Perfil Profissional

O egresso possui formação integral das habilidades de profissional Técnico em Manutenção e Suporte em Informática articula os conhecimentos da formação profissional, com bases científicas, tecnológicas, humanísticas e culturais, integrados a uma atuação cidadã.

  • Realiza montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores.
  • Instala e configura software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores.
  • Realiza instalação e manutenção de redes de computadores.
  • Realiza manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos.
  • Presta assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI.
  • Auxilia nas atividades de infraestrutura de TI, mantendo a disponibilidade de sistemas.
  • Presta suporte ao ambiente interno, à instalação e configuração de sistemas operacionais, de redes e impressoras. Identifica problemas e/ou dificuldades de acesso e utilização de aplicações.
  • Acompanha e avalia os níveis de serviços prestados.
  • Analisa a requisição ou o problema apresentado, identificando a complexidade técnica para sua solução e direciona para atendimento de acordo com nível técnico correspondente.
  • Verifica os sistemas das requisições e incidentes na fila de atendimento e analisa a prioridade conforme a urgência de cada caso.
  • Detecta e diagnostica os sintomas apresentados pelo equipamento de um solicitante, fisicamente ou virtualmente, verificando as condições de funcionamento das instalações físicas e do sistema, para tomar as providências necessárias de acordo com o problema apresentado.
  • Responde pela organização e controle de peças e equipamentos quando retirados do estoque, controlando a logística e movimentação deles.
  • Configura equipamentos para novos funcionários ou postos de trabalho, registrando os dados (protocolos de identificação, e-mail, perfil, dispositivos móveis) no equipamento destinado ao funcionário.
  • Realiza constante manutenção nos equipamentos, substituindo componentes/periféricos quando necessário, visando garantir o funcionamento adequado.
  • Recolhe equipamentos usados (que não serão mais utilizados pelos funcionários), realiza a formatação e substituição de peças, otimizando o hardware (upgrade) com o objetivo de disponibilizar o equipamento a outro colaborador.
  • Estabelece comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho.

O desenvolvimento da autonomia em estudos e pesquisa promove ao egresso a capacidade de prosseguir os estudos em qualquer área do conhecimento, amparado pela compreensão da relação entre cultura, ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento do arranjo produtivo local, regional e nacional e da inclusão social, respeita e reconhece em sua atuação as relações étnico-raciais, de diversidade sexual e de gênero e os direitos humanos, exercendo a prática da cidadania de forma indissociável ao mundo do trabalho, de maneira sustentável e atenta a responsabilidade social e ambiental.

Objetivos do Curso

1. Promover espaços formativos para a realização de manutenção preventiva e corretiva em computadores, redes e periféricos.

2. Capacitar na utilização de aplicativos de escritório para auxiliar nas tarefas administrativas.

3. Desenvolver a habilidade de execução e implantação de projetos de infraestrutura de tecnologia da informação voltados às necessidades do mundo do trabalho.

4. Habilitar a capacidade de identificação de arquiteturas de redes, para a análise dos principais meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação em consonância com a interoperabilidade de softwares e hardwares que estão direta ou indiretamente conectados à rede.

5. Desenvolver a capacidade de instalar, configurar e administrar sistemas operacionais.

6. Possibilitar o conhecimento de práticas de planejamento, implantação, configuração e administração de servidores de rede.

7. Fomentar o emprego de soluções de software, para que possa ter condições de dar suporte e manutenção em interfaces pré-instaladas, pré-programadas e em servidores de rede.

8. Promover o conhecimento de tecnologias emergentes e as suas aplicações como solução de informatização e automatização.

9. Fomentar o estudo, a interpretação e a elaboração de relatórios e manuais técnicos.

10. Ensinar noções de empreendedorismo e do mercado de tecnologia da informação, focado nas oportunidades de negócios que envolvam as tecnologias abordadas no curso.

11. Formar profissionais que possam realizar a prestação de suporte técnico ao usuário final.

12. Estimular reflexões que viabilizem a autoidentificação como um agente transformador, consciente de sua atuação sustentável de responsabilidade socioambiental e da necessidade de oportunização ao contexto social no qual está inserido.

13. Promover um ambiente de desenvolvimento da autonomia na prática da pesquisa para avançar no crescimento profissional, tecnológico, científico, cultural e inovador, além da adequação às demandas sociais dos contextos produtivos locais, regionais e nacionais.

14. Promover o trabalho enquanto princípio educativo, integrando a Educação Básica e Tecnológica na perspectiva da união entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, articulando pesquisa, ensino e extensão.

15. Promover um espaço formativo que fomente o respeito e o reconhecimento das diversidades sexual, de gênero e étnico-raciais de forma articulada com a educação em direitos humanos, inclusão social e discussão de desenvolvimento sustentável, pautada na responsabilidade socioambiental.

Maiores informações consulte o Projeto Pedagógico do Curso.

Formas de acesso e requisitos

O ingresso ao curso é feito por meio do Processo Seletivo, de responsabilidade do Instituto Federal de São Paulo e processos seletivos para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico www.ifsp.edu.br.

Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa, ex ofício ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.

Para o acesso ao curso Técnico Concomitante/Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio a partir do 2o ano ou ter concluído o Ensino Médio.

Serão ofertadas 40 vagas anuais sendo divididas em duas entradas semestrais de 20 vagas no período noturno.

De acordo com a Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei no 13.409/2016, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo, de acordo com a supracitada legislação. Ressalta-se, da Lei no 13.409, de 28 de dezembro de 2016, a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino.

Horários do curso 

 

Fim do conteúdo da página