Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio
As informações apresentadas abaixo foram extraídas conforme o Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do câmpus Hortolândia.
Sumário
Perfil Profissional do Egresso
Apresentação do Curso
Forma de Oferta: Presencial.
Duração: 3 anos.
Turno: Integral (Manhã e Tarde).
Vagas Anuais: 40.
Período de Integralização: 6 anos.
Público-alvo: o curso é oferecido para quem já concluiu o ensino fundamental e está ingressando no ensino médio. O curso garante tanto a formação em nível médio quanto a técnica profissional.
Coordenador: Prof. Dr. Valter Apdo Silva Jr (valtersjunior@ifsp.edu.br)
Objetivos
1. Formar profissionais capacitados a planejar suas ações de maneira ética, solidária e socialmente responsável, habilitando-os, com bases científicas, tecnológicas e humanísticas, por meio da articulação entre arte, filosofia, ciência e técnica e suas implicações para a educação profissional e tecnológica.
2. Proporcionar um processo educativo que articule ensino-pesquisa-extensão, considerando as especificidades regionais, relacionadas aos arranjos produtivos e à realidade socioeconômica dos discentes.
3. Promover o espaço formativo que reconheça e respeite as diversidades e identidades sexuais, de gênero e étnico-raciais de forma articulada com a educação em direitos humanos, enfrentando os preconceitos de quaisquer naturezas e discutindo o desenvolvimento sustentável pautado na responsabilidade social e ambiental.
4. Utilizar as diferentes formas de linguagem, quais sejam, verbal, artística, corporal e científica para habilitar o estudante a compreender a sociedade, incluindo a leitura e interpretação de desenho técnico, diagramas, componentes e sistemas mecânicos relacionados às normas técnicas de desenho.
5. Capacitar o estudante a apropriar-se da variedade culta oral e escrita da Língua Portuguesa bem como permitir o conhecimento das línguas estrangeiras modernas como forma de acesso à informação e a outras culturas e grupos sociais.
6. Conceber e articular as vivências e experiências históricas, geográficas, sociais, filosóficas e artísticas, desenvolvendo, produzindo e reorganizando os conhecimentos para o exercício democrático da cidadania.
7. Proporcionar a compreensão e utilização de conceitos matemáticos e das ciências da natureza para investigação, interpretação, resolução de situações-problema e tomada de decisões, relacionando-os com sua aplicação na mecânica.
8. Oferecer educação pautada na integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.
9. Capacitar os educandos para o uso das tecnologias emergentes associadas às inovações nos processos industriais.
10. Desenvolver competências técnicas e empreendedoras, além de habilidades, para o desempenho de diferentes atividades no campo da mecânica, tais como ferramental técnico, interatividade, criatividade, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e multifuncionalidade.
11. Capacitar o discente a planejar, executar e controlar instalações e manutenções de equipamentos mecânicos e eletromecânicos, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica envolvidas nos processos industriais.
12. Formar profissionais aptos a operar equipamentos de usinagem, aplicar procedimentos de soldagem e controlar processos de fabricação mecânica, desenvolvendo procedimentos de acordo com as normas técnicas e legislação vigentes.
13. Proporcionar a compreensão das características dos materiais usados para construção mecânica, com a aplicação e interpretação de técnicas de medição e ensaios mecânicos destrutivos e não-destrutivos em materiais e produtos.
14. Propiciar conhecimentos de controle da qualidade dos produtos e processos.
15. Habilitar o estudante no conhecimento de normas técnicas de higiene e segurança do trabalho e legislações ambientais.
Perfil Profissional do Egresso
O técnico em mecânica é habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanísticas, capaz de atuar profissionalmente no mundo do trabalho de forma proativa, crítica, empreendedora e ética, considerando o contexto sócio-político e econômico, orientando suas ações na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Identifica as oportunidades, expectativas e demandas existentes na comunidade local e regional, e está apto a realizar escolhas que impliquem uma participação cidadã, com vista à inclusão social, aos direitos humanos e respeito e reconhecimento da diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Faz uso de diferentes formas de linguagem para comunicar ideias, valores e percepções em diversos contextos. Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos. Programa, controla e executa processos de fabricação mecânica para máquinas e equipamentos mecânicos atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Domina conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento, produção e manutenção de equipamentos mecânicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Elabora projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos especificando materiais para construção mecânica por meio de técnicas de usinagem, soldagem e conformação mecânica. Realiza inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas. Domina conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos. Reconhece tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação e aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Faz uso de tecnologias emergentes. Articula, aprofunda e consolida conhecimentos, competências e habilidades referentes aos conteúdos fundamentais das Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens com o Eixo Tecnológico, permitindo o prosseguimento dos estudos em qualquer área do conhecimento e a atuação profissional.
Requisitos para Ingresso
O ingresso ao curso será por meio do Processo Seletivo, de responsabilidade do Instituto Federal de São Paulo, e de processos seletivos para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico http://www.ifsp.edu.br. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa, ex officio ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico. Para poder se candidatar ao Curso Técnico em Mecânica na forma Integrada ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental. Serão ofertadas anualmente 40 vagas no período integral. O ingresso do candidato ao curso dar-se-á mediante o atendimento das seguintes condições:
- Aprovação em processo seletivo com edital devidamente aprovado pela Reitoria da IFSP.
- Comprovação de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, com apresentação obrigatória do respectivo Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar no ato da matrícula.
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre essas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo.
Redes Sociais