Diretora-Geral do Câmpus Hortolândia receberá medalha na Alesp
A sessão solene para entrega da Medalha Theodosina Ribeiro 2023, em iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por intermédio da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), terá entre as contempladas Caroline Felipe Jango da Silva, diretora-geral do Câmpus Hortolândia do IFSP. A condecoração será no dia 31 de março, às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek - Alesp, São Paulo, e será transmitida pela TV Alesp.
O prêmio, criado em 2013, reconhece as mulheres ou entidades de mulheres que se destacaram na sociedade por sua contribuição na luta contra a discriminação, bem como na defesa dos direitos da mulher e direitos humanos no Estado de São Paulo. Este ano, a homenagem leva o nome de “Edição Elza Soares”. Conheça as homenageadas deste ano.
QUEM FOI
Inspiração para o nome da medalha, Theodosina Rosário Ribeiro nasceu em 29 de maio de 1930, em Barretos/SP, foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito.
Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas.
Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros ingressarem na política.
Redes Sociais