Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024: Submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024: Submissão de trabalhos

  • Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 17h06
  • Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 17h06

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) está de volta em sua sétima edição, prometendo um evento ainda mais grandioso e inovador. Agendado para os dias 13 e 14 de maio de 2024, no Centro de Convenções da Unicamp, esta edição marca uma mudança significativa para melhor acomodar os crescentes números de participantes e trabalhos apresentados.

O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA) , expressou seu entusiasmo com o contínuo crescimento do evento. Ele destacou que o aumento no número de trabalhos e de congressistas é um reconhecimento do esforço em manter o caráter técnico do SEF, enfatizando a divulgação de pesquisas científicas e o compartilhamento de conhecimentos.

Temas em destaque

O SEF VII será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. A programação abrangente incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos, mesas-redondas e apresentações dos apoiadores, incluindo empresas renomadas como Vale e Amsted Rail.

Destacando o caráter internacional do evento, estão confirmadas duas palestras com especialistas de renome global. Já estão confirmados no Simpósio – o diretor Global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador sênior na Escola de Engenharia e Tecnologia da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que inclusive palestrou na quinta edição do SEF.

A programação do evento contará também com a participação do Eng. Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”, debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.

Inscrições e chamada para trabalhos

A participação na sétima edição do SEF está aberta a profissionais e estudantes interessados no transporte ferroviário. As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. A chamada para a apresentação de trabalhos está aberta até o dia 01 de março, também por meio do site do evento.

Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos anais online do SEF com direito ao Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), importante identificador digital de produção bibliográfica.

Colaboração institucional

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) teve início como uma iniciativa conjunta da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde sua criação, o envolvimento de instituições cresceu, incluindo a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), POLI-USP e o Instituto Militar de Engenharia (IME), demonstrando uma colaboração crescente e um alcance nacional.

A sétima edição do SEF promete ser um marco significativo na trajetória do evento. Com uma programação abrangente, palestrantes internacionais de renome e o novo local no Centro de Convenções da Unicamp, o Simpósio continua a ser um ponto de encontro essencial para profissionais e estudantes da área ferroviária.

Garanta sua participação e acompanhe a inovação na engenharia ferroviária (www.simposio-ferroviario.com.br).

registrado em:
Fim do conteúdo da página