Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão de Cineclube promove oficina sobre Diáspora Africana no Campus IFSP Hortolândia

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 21h05
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 15h14

Em 24 de agosto de 2024, o projeto Cineclube no IFSP Hortolândia; promoveu no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia, a atividade “Cinema e a Diáspora Africana”. Precedida pela exibição e discussão de uma obra audiovisual, recebemos no campus o professor Adriano Bueno, pesquisador e doutorando em educação pela Unicamp e professor da rede municipal de Campinas, que mediou uma oficina sobre a diáspora africana nos territórios das américas. Na oficina, foram discutidos os temas e os contextos que se deram a escravização do povo negro, a diáspora africana, e a força da negritude, especialmente, no Brasil e nos EUA.

A atividade foi realizada no mesmo dia da Reunião de Mães, pais e responsáveis dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico, em parceria também com diversos docentes do Ensino Técnico Integrado, que compareceram e propuseram atividades de aprofundamento das discussões da oficina em suas disciplinas. Compareceram cerca de 160 alunas(os) na atividade, bem como 20 pessoas da comunidade local, entre estudantes universitários e familiares de discentes do IFSP-HTO. Além da discussão mediada pelo professor Adriano Bueno, o Cineclube também apresentou implicações estéticas e político-pedagógicas sobre a importância de um cinema afrocentrado, desde sua escrita, direção, produção e protagonismo, de pessoas, temáticas e personagens negras.

A oficina proposta pelo projeto, e apoiada por docentes e técnicos, está alinhada com os avanços legislativos no campo educacional para promoção da igualdade racial, combate ao racismo e valorização das culturas dos povos tradicionais e das culturas de matriz africana. Tomou-se como base especialmente a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que instituiu a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), bem como a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, modificada pela Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão do ensino sobre a história e cultura afro-rasileira e indígena nos currículos escolares, a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.

O Cineclube no IFSP Hortolândia é um projeto de extensão apresentado e aprovado pelo editais internos de fomento a projetos de extensão do IFSP Campus Hortolândia e teve início em abril de 2024. Propõe-se a utilização do cinema como catalisador para discussões sobre Educação e Ciência e Direitos Humanos, com ênfase em populações marginalizadas: mulheres, pessoas negras, indivíduos com transtornos e deficiências e pessoas LGBTQIAPN+. Conta com a atuação de dois discentes bolsistas, Edu Alves e Iasmin Reis, além do coordenador, Técnico em assuntos educacionais, Will Gonçalves, quatro discentes voluntárias(os) e duas trabalhadoras colaboradoras do projeto.