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Edital de Seleção de Bolsistas Extensionistas - formador de audiovisual para slam de poesia - para projeto de Slam Interescolar realizado pelo Campus Hortolândia e Campus Avançado São Miguel Paulista em parceria com SECADI, alinhado à PNEERQ

  • Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 14h59
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 14h59

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para a função de bolsista extensionista formador de audiovisual para slam de poesia, a fim de atuar no Projeto Slam Interescolar de São Paulo: Juventude e promoção da equidade racial, em parceria entre o IFSP Campus Hortolândia e o IFSP Campus Avançado São Miguel Paulista, através de ação fomentada pela SECADI/MEC, em consonância com a Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. As normas estabelecidas neste Edital estão em consonância com a Resolução Normativa IFSP nº 22, de 3 de Outubro de 2023.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para atender a necessidade de 02 (dois) bolsistas extensionistas - formadores de audiovisual para slam de poesia.

 

Link para inscrições: https://forms.gle/mjw9fh27PXkzdPV69

Mais informações no Edital nº50/2024:  https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/x8nQCg24CnAKRAE

 

 

Ação e parceria

O Slam Interescolar é uma iniciativa originária do coletivo cultural Slam da Guilhermina. O projeto é constituído por uma série de ações formativas envolvendo educadores e estudantes de 348 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio (majoritariamente das periferias da cidade de São Paulo), de seletivas de poetas realizadas online e de dois grandes eventos finais (um para o Ensino Fundamental e outro para o Médio). Tanto as seletivas online quanto os eventos finais são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.
Cabe ressaltar que o projeto demonstra um forte potencial para combater o racismo estrutural, misoginia, homofobia, intolerância religiosa e demais opressões características de nossa sociedade promovendo a valorização da diversidade cultural da população brasileira através do desenvolvimento de competências de leitura, escrita, oralidade e pensamento crítico.
O compartilhamento dessas reflexões através de poemas semeia a reflexão entre demais estudantes ouvintes e promove a conscientização dos jovens sobre o papel que ocupam na sociedade, bem como os desafios de superação da desigualdade social resultante do processo histórico brasileiro. Nesse sentido, o projeto tem grande potencial para consolidar práticas educativas que promovam o determinado pela Lei 10.636/2003 que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação pública e privada brasileira. Ou seja, esse projeto se soma ao compromisso estabelecido pela Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, no que tange a contribuição para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira. Assim, a colaboração da SECADI/MEC e do IFSP junto a iniciativa tem grande relevância para potencializar a ação já existente, bem como servir de laboratório para que a iniciativa possa ser difundida por outras regiões do território nacional.

 

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