Gestão da Educação para a Equidade Racial: primeiro dia do seminário 2025
Equidade Racial na Educação em pauta: na tarde desta terça-feira (02/09), a abertura do Seminário Inaugural 2025 do curso Gestão da Educação para a Equidade Racial, promovido pelo CEERT em parceria com o IFSP Campus Hortolândia e Secadi/MEC, reuniu especialistas e gestores/as educacionais para discutir práticas e políticas voltadas à promoção da equidade racial na educação.
A programação de abertura contou com a “Mesa I: Educação Antirracista para a Equidade Racial interseccionada com gênero”, mediada pela Profª Dra. Maria das Graças Gonçalves, Coordenadora Geral do Curso. Durante a sessão, foram abordados desafios da implementação de políticas de equidade racial, bem como estratégias de gestão escolar e práticas pedagógicas inclusivas.
A transmissão ao vivo através do canal do CEERT no YouTube já entrou para a história da instituição, alcançando o marco de mais de 1800 participantes ao vivo, sendo eles técnicos/as de secretarias de educação, professores/as, gestores/as educacionais e pesquisadores/as. O evento contou com a fala inicial da Drª Cida Bento, Doutora em Psicologia, ativista social, renomada escritora brasileira, Conselheira e Cofundadora do CEERT e uma das pioneiras nos estudos sobre a branquitude no Brasil.
Autora de obras como o clássico "O Pacto da Branquitude" e "Cidadania em Preto e Branco", a pesquisadora se dedica à conscientização sobre o racismo na sociedade brasileira, além de atuar na promoção da igualdade racial e de gênero. A Drª Cida Bento foi reconhecida pela revista The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da Diversidade.
“Para crianças negras, indígenas, quilombolas, se sentirem bem dentro da escola é importante que elas tenham professores e gestores que tragam uma representatividade, que tragam a sua história. É importante que elas tenham brinquedos que tenham diversidade, livros que expressam essa diversidade, mas, acima de tudo, é importante que elas sejam acolhidas e se sintam pertencentes àquele ambiente, parte respeitada. Que sintam que pertencem ao ambiente escolar e que ele pertence a elas”, afirmou durante sua participação.
A mediadora, Profª Dra. Maria das Graças Gonçalves, que coordena a edição 2025 do Curso “Gestão da Educação para a Equidade Racial”, compartilhou com as pessoas presentes a estrutura da nova edição da formação, reforçando a importância de um diálogo permanente entre políticas educacionais e a prática escolar.
Clélia Santos, Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, da Secadi/MEC, compôs a mesa virtual salientando a necessidade de engajamento de toda a comunidade escolar na construção de uma educação mais justa e igualitária.
A Cientista Social destacou a importância da PNEERQ nesse processo de promoção da equidade racial na educação brasileira:
“Uma escola de qualidade é, antes de mais nada, uma escola que produz equidade; e equidade significa que essa escola está permanentemente preocupada em criar, ofertar e produzir conjuntamente com seus profissionais e seu quadro discente, oportunidades de aprendizagem, construção de identidades, interações positivas criadas no ambiente escolar. Se a Escola historicamente produziu e reforçou estereótipos raciais, é essa escola agora reforçada, validada , alterada por diferentes processos formativos - como este que estamos fazendo hoje, que a partir de uma interação conjunta deve e fará uma reflexão sobre o que a Escola cotidianamente pode fazer por isso.”, afirmou.

Profª Clélia Santos participa da abertura do Seminário Inaugural. Foto: Divulgação.
O bloco final do primeiro dia de evento contou com a participação de Caroline Jango, Doutora em Educação pela Unicamp e atual Diretora-Geral do Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia.
A Profª Dra. Caroline é Membro fundadora do NEABI IFSP e autora do Livro "Aqui tem Racismo!" e compõe a coordenação executiva dos projetos “Diálogos Antirracistas” e “Formação de Gestores para Equidade Racial” frutos da parceria entre CEERT/IFSP/SECADI.
Em sua participação, destacou o papel da Gestão na promoção da Educação Antirracista:
“Parafraseando Frantz Fanon, uma instituição de ensino é racista ou é antirracista. Enquanto não tivermos aprendido essa evidência, deixaremos muitos problemas de lado. Não basta um, dois ou três professores para termos uma escola antirracista, precisamos de um processo planejado intencional, com investimento e com organização para que isso aconteça. Por isso a necessidade e importância da PNEERQ para constituirmos redes de ensino, redes municipais e estaduais antirracistas. O movimento precisa ser muito grande porque nós temos muitos desafios ”, afirmou.

Profª Drª Caroline Jango destaca a Gestão como caminho para promoção da Equidade Racial na Educação. Foto: Divulgação.
O Seminário prossegue nesta quinta-feira (4) com a “Mesa II: Financiamento da educação para a equidade racial interseccionada com gênero e aspectos socioeconômicos”. A sessão abordará FUNDEB, planos de ação municipais e experiências de fortalecimento da gestão escolar para a equidade.
BOTÃO ACOMPANHE AO VIVO https://www.youtube.com/live/UNtHwEWYIRY?feature=shared
O curso Gestão da Educação para a Equidade Racial 2025 é realizado pelo CEERT, em parceria com a SECADI/MEC e o IFSP – Campus Hortolândia, fruto de pesquisas e tecnologias sociais desenvolvidas pelas equipes institucionais. A formação tem como público-alvo técnicos/as de secretarias de educação e a gestão escolar de 300 municípios brasileiros
O primeiro dia do Seminário reforça o compromisso do CEERT com a promoção de uma educação pública, democrática e antirracista, proporcionando espaços de reflexão e debate sobre práticas de gestão escolar que promovam equidade e inclusão.
Não conseguiu acompanhar a “Mesa I: Educação Antirracista para a Equidade Racial interseccionada com gênero” ao vivo ou deseja reassistir?
BOTÃO CLIQUE AQUI https://www.youtube.com/watch?v=mLykVPNMWsA
Redes Sociais