IV Semana de Consciência Negra - 18 e 19/11
V Semana da Consciência Negra ocorrerá no Câmpus Hortolândia nos dias 18 e 19 de novembro
A IV Semana de Consciência Negra do Câmpus Hortolândia promoverá espaços para debate e compartilhamento de conhecimentos sobre as diferentes temáticas que envolvem a história e cultura africana e afro-brasileira. A proposta é envolver a comunidade em atividades que promovam a diversidade étnico-racial, resgatando o processo histórico da luta da população negra por igualdade. O evento colocará em pauta as políticas de ação afirmativa, a educação antirracista e a construção da identidade negra a partir de mesas de discussões, palestras e cine-debates. Além disso, foi organizado um conjunto de oficinas que visam trazer diferentes vivências com a cultura afro-brasileira na prática como as oficinas de break, culinária, hip hop, dança afro, produção de abayomis, capoeira angola, entre outras.
A quarta edição do evento será realizada tendo em vista que uma educação antirracista demanda a construção de representações positivas acerca da população negra. Ademais, é papel da escola construir e compartilhar conhecimentos acerca da história e cultura africana e afro-brasileira, uma vez que houve um apagamento histórico desses conhecimentos e a consequente desvalorização do povo negro.
As atividades ocorrerão em diversos horários e as inscrições estão abertas para toda a comunidade no link: http://hto.ifsp.edu.br/consciencianegra/2019/inscrever/
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, 18/11
09h05 - 11h00
Oficina: Bonecas Abayomis - Mara Ester - 25 pessoas -sala B201
Oficina: Cuidados com cabelos crespos e cacheados - Lívia Steffen - 25 pessoas - sala B203
Oficina: Break - Bgirl Bibi / Débora Nobre - 25 pessoas - Auditório
Oficina: Dança Afro - Renata Oliveira (dança) e Henrique Nakamoto (percussão) - 25 pessoas - Quadra
Oficina: Hip Hop - Demis Preto - Grupo A Família - 25 pessoas - Sala A202
Oficina: Capoeira Angola - Léo Lopes - 30 pessoas - Refeitório
Oficina: Culinária Angolana - Francisca da Costa André - 20 pessoas - Sala B205
Cine-debate: Davina Marques - 40 pessoas - Sala A204
Curtas: Cartas para Angola (Direção: Coraci Ruiz e Julio Matos); Papel em branco (Direção: Seyed Shakib); Interrogação (ou Psicopata Legalizado) (Direção: Moisés Pantolfi da Silva), A esponja mágica (Direção: Ehsan Shamsi), Ludibrium (Direção: Gleison Mota)
13h30 - 15h00
Debate com a diretora do filme Casca de Baobá, Mariana Luiza - Auditório
15h30 - 17h00
Debate com o professor Sydney Aguilar Filho sobre o filme Menino 23 - Auditório
19h00 - 19h40
Apresentação da Bateria Alcalina - Pátio
19h40 - 22h00
Café Filosófico: Educação Antirracista Participantes: Airton Junior, Célia Zenaide, Prof. Fleides, Kadmiel, Aldacir, Acácio Araújo - Auditório
TERÇA-FEIRA, 19/11
08h00 - 17h10
Espaço AFROIF - Arte, Literatura e Cultura Afro
Espaço organizado pelos estudantes do Câmpus Hortolândia em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena do IFSP. Todos e todas poderão visitar este espaço que ficará aberto durante a manhã e à tarde do dia 19/11.
19h00 - 19h40
Roda de Samba - Pátio
19h40 - 21h00
Palestra: “MBP: das Matrizes Africanas à Indústria Cultural - Prof Danny Anderson Menezes Cunha - Auditório
Redes Sociais