Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus Hortolândia realizam Projeto Voluntário em Parceria com a Prefeitura

• Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 16h31
  • Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 16h33

Alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFSP Campus Hortolândia realizaram um projeto em parceria com a secretaria de assistência social da prefeitura de Hortolândia com o objetivo de realizar a manutenção de vinte e três computadores que possuíam algumas avarias e devido a este fato não estavam sendo utilizados.

Os representantes da prefeitura Felipe Garofalo Cavalcanti, Diretor Administrativo Financeiro, Carlos Filipe Brandão, Diretor de Inclusão Social, e Juliana de Jesus Laranjeiras, Departamento Administrativo,  repassaram todas as informações e detalhes, informaram que já haviam tentado contratar serviços para consertar as máquinas, porém muitos negaram por questões de preço, visto que o local possui uma baixa renda e possuíam outras prioridades, então os alunos realizaram esta tarefa como uma forma de serviço comunitário e também usando como projeto da disciplina de Projeto Integrador, que visa utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto que possa ajudar a comunidade.

Para a realização da manutenção, os computadores foram todos desmontados e o grupo fez o levantamento das peças e por meio de testes, realocaram os componentes que poderiam ser reaproveitados, de maneira que fosse possível salvar o máximo de máquinas. Por muito esforços, eles conseguiram restaurar oito máquinas ao todo, e as mesmas foram entregues a prefeitura de Hortolândia. Futuramente os computadores serão utilizados em um centro de telecomunicações pela população local.

Como uma segunda parte da atividade, os alunos ainda projetaram uma rede de internet para o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS Central, como proposta a ser implementada no local. O projeto oferecia a sugestão de todos os componentes a serem adquiridos, assim como suas especificações. O CRAS é o órgão responsável por coordenar as atividades assistenciais no bairro. O posto tem o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade que precisem de auxílio social.

Outro projeto referente ao CRAS foi realizado por outro grupo, também sobre redes de computadores, mas para o CRAS Amanda, feito de maneira semelhante ao interior, visava uma rede de baixo custo que correspondesse as necessidades do prédio.

Os projetos foram realizados pelos alunos Diego Souza, Kelly Menezes, Larissa Faustino, Leslie Waris, Michel Ramos, Nalanda Viana, Pablo Fabricio, Rafaella Banho, Ronaldo Migoto e  Victor Manoel, orientado pelo professor Rafael Alves. As figuras 1 e 2 demonstram os alunos fazendo os reparos e as peças a serem reparadas.

Alunos fazendo os reparos necessários                                                                                    Peças utilizadas para os reparos