Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do Campus Hortolândia participaram da 18ª Edição do Programa de Verão do LNCC em Petrópolis - Rio de Janeiro.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do Campus Hortolândia participaram da 18ª Edição do Programa de Verão do LNCC em Petrópolis - Rio de Janeiro.

  • Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 15h18
  • Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 15h25

Na semana do dia 03 a 07 de fevereiro, os professores Julio Cesar de Oliveria Brito e Paulo Eduardo Nogueira, ambos do Departamento de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Hortolândia, participaram da 18ª Edição do Programa de Verão do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O LNCC está vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e tem por objetivo oferecer uma infra-estrutura computacional de alto desempenho, além de atuar em pesquisas científicas. Segundo os professores, durante o evento foi possível participar de vários minicursos voltados para a computação de alto desempenho e uso do supercomputador brasileiro Santos Dumont. O supercomputador brasileiro está listado no TOP 500 como uma das máquinas de maior poder computacional do mundo. Atualmente, com uma capacidade de processamento de 5,1 petaflops, ele é o primeiro da lista de supercomputadores da América Latina. Dentre os muitos projetos de pesquisa que são submetidos para execução no Santos Dumont, pode se destacar projetos da Petrobrás para modelagem computacional de perfuração dos poços de petróleo do pré-sal, além de projetos de mapeamento do genoma. Para o professor Paulo Nogueira essa foi uma boa oportunidade para observar como está a computação de alto desempenho no país, além de entender como é o processo de submissão de projetos de pesquisa para utilizar o Santos Dumont. Já o professor Júlio Brito destaca a infraestrutura que é mantida e a oportunidade de ingressar no programa de mestrado e doutorado oferecidos pelo LNCC. Os professores concordam ao afirmar que projetos de pesquisa desenvolvidos no campus, que demandam alto poder computacional, tem chances de serem submetidos e aprovados para serem processados pelo supercomputador Santos Dumont. 

Fim do conteúdo da página