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Retomada das Aulas é aprovada pelo Conselho de Câmpus - HTO

  • Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 09h37
  • Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 09h37

O IFSP-Câmpus Hortolândia informa que o seu Conselho de Câmpus (CONCAM) aprovou a retomada das aulas na nossa unidade de ensino, de forma não presencial.
A volta está condicionada à solução de problemas de acesso à Internet de alguns estudantes, mas a previsão é de começarmos no dia 03 de agosto. O calendário está disponível aqui.

 

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http://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/ultimas-noticias/489-ifsp-lanca-edital-para-doacao-de-equipamentos-de-informatica-para-os-alunos

 

Perguntas e respostas sobre a volta remota

Publicamos, abaixo, uma lista de perguntas e respostas a respeito da retomada das aulas por meio de atividades não presenciais.

 

1. Quando ocorrerá o retorno das aulas?
O retorno das aulas está previsto para o dia 03/08, em todos os cursos regulares do câmpus, de maneira não presencial.

2. Como ocorrerá esse retorno?
A retomada às aulas será inicialmente de forma não presencial (atividades remotas).

 

3. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?
Não. A Instituição está acompanhando as orientações dos órgãos competentes. No momento, não há previsão para o retorno presencial.

 

4. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?
Quando houver permissão/liberação e atendimento a todos os protocolos sanitários, haverá, provavelmente, um retorno no modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais).

 

5. Quando terminará o 1º Semestre Letivo de 2020?
Conforme o calendário acadêmico 2020 - reorganizado, o encerramento do 1º Semestre ocorrerá no dia 23/10/2020. Essa data pode ser alterada na avaliação dos planos de atividades dos cursos.

 

6. O calendário poderá ser alterado?
Sim. Os cursos devem reavaliar os seus planos de atividades a cada dois meses. Caso seja interessante, propostas de alterações serão possíveis.
O cumprimento do calendário também está relacionado às condições sanitárias. Em caso de possível volta presencial, também deverá ser revisto e alterado, se necessário.

 

7. Como ficará a disposição das disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas nas semanas?
Cada curso elaborou uma resposta para essa questão.
As atividades práticas (que demandam equipamentos e laboratórios específicos) poderão ser deslocadas para o fim do semestre, esperando liberação de acesso ao câmpus, ainda que com um número reduzido de pessoas. Nesse caso, as atividades teóricas poderão ser desenvolvidas primeiro.
Esse planejamento está sendo organizado pelo corpo docente de cada curso e será devidamente explicado para os estudantes durante o processo de retomada.

 

8. É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?
Sim. A legislação permitiu mudança no número de dias letivos, mas exige o cumprimento da carga horária de cada disciplina (ainda que de forma remota e com flexibilização, dependendo das tarefas a serem realizadas pelos estudantes).

 

9. Como será computada a frequência nas aulas?
Isso também será explicado por curso, mas, geralmente, a frequência nas aulas será computada por meio da participação/realização das atividades propostas (entrega de trabalhos, participação em reuniões ao vivo, etc.).

 

10. Como serão as avaliações?
As avaliações serão também realizadas de forma não presencial, podendo ser utilizados diferentes recursos, a critério de cada professor.
Destaca-se que não será permitido fazer avaliações no primeiro mês de aulas.

 

11. Como serão as primeiras aulas?
As coordenações de curso devem orientar os estudantes na última semana de julho, anterior ao início das aulas.

 

12. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?
Não. O tempo de duração das atividades on-line não é necessariamente o mesmo das aulas presenciais. Depende das atividades propostas.

 

13. Como fica minha situação caso não tenha internet ou tenha problema de conexão durante uma atividade?
Há esforços do IFSP e do MEC para garantir acesso à internet aos alunos. De qualquer forma, independente da qualidade da conexão com a internet de cada aluno, há esforços para garantir o acesso a um ensino de qualidade a todos os alunos (estratégias de inclusão). Atividades on-line serão gravadas e disponibilizadas para que estudantes que não puderam assistir ao vivo possam assistir em outro momento.
O estudante que tiver problemas com a internet, meio de acesso ou conexão, precisa comunicar ao coordenador do curso sobre suas dificuldades, para que a instituição possa verificar como pode ajudar.

 

14. Quando ocorrerá a rematrícula para o 2º Semestre letivo de 2020?
O calendário da secretaria será publicado em edital ou comunicado.

 

15. Quando iniciará o 2º Semestre letivo de 2020?
Se não houver mudança no calendário nos processos de avaliação dos planos de atividades dos cursos, o início do 2º Semestre (3o Bimestre para os Integrados) ocorrerá no dia 03/11/2020.

 

16. Haverá férias em Janeiro/2021?
Se não houver mudança no calendário nos processos de avaliação dos planos de atividades dos cursos, haverá férias. Conforme o calendário acadêmico aprovado, as férias ocorrerão de 21/12/2021 a 19/01/2021.

 

17. Quando terminará o 2º Semestre letivo de 2020?
Se não houver mudança no calendário nos processos de avaliação dos planos de atividades dos cursos, o encerramento do 2º Semestre de 2020 ocorrerá no dia 26/02/2021.

 

18. Haverá um planejamento especial para os alunos concluintes?
O planejamento de concluintes será elaborado pelos cursos e alguns optaram por fazer esse planejamento diferenciado depois da retomada.
As coordenações de cursos farão os encaminhamentos nesse sentido.

 

19. Quem são os alunos concluintes?
Alunos que estejam matriculados nas disciplinas necessárias para finalizar o curso no semestre/ano em análise ou aqueles que já cursaram todas as disciplinas da matriz curricular, mas que mantém matrícula institucional, dependendo da realização de estágio, TCC ou atividades complementares para a efetiva integralização do curso.

 

20. Será realizado um acompanhamento/avaliação das atividades não presenciais?
Sim. Será feita avaliação contínua das atividades, podendo ser realizados aprimoramentos e até mudanças a cada 2 meses. Contamos com a participação de todos nessa avaliação.

 

21. Haverá mudanças nos auxílios?
A princípio, não. Sugerimos que fiquem de olho no site do câmpus e nas orientações da Coordenadoria Sociopedagógica, sempre amplamente divulgadas.

 

22. É possível realizar o trancamento/cancelamento?
Só é possível realizar o trancamento da matrícula no curso por parte dos alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado, por um período letivo, se for comprovada a realização de intercâmbio ou se o estudante estiver passando por problemas de saúde.
O cancelamento de matrícula, para o estudante com menos de 18 anos, dar-se-á somente por transferência.
Os estudantes de Cursos Técnicos Concomitantes/ Subsequentes e de Cursos Superiores podem fazer o trancamento de matrícula. Devem acessar o SUAP e fazer o requerimento.

Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor, respectivamente.

Vamos esperar vocês (virtualmente) para participarem das atividades planejadas no retorno das aulas no dia 03/08/2020.
Aguardem a confirmação das coordenações de curso!

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