Página inicial > Últimas Notícias > Finalização da 2ª edição do curso de extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática

• Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 11h24
  • Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h26

No dia 4 de julho ocorreu o último encontro virtual da segunda turma do curso de extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática”, voltado para professores que ensinam Matemática em Hortolândia e região, que teve como formadora a professora do câmpus Marília Franceschinelli de Souza.

O curso, que faz parte da pesquisa de doutorado da docente, havia sido planejado para ser semipresencial, mas o contexto de pandemia da COVID-19 fez como que as atividades se adaptassem para serem remotas.

Um dos principais objetivos do curso foi promover uma formação com tecnologias digitais de forma integrada, discutindo o papel dessas tecnologias como agentes da produção do conhecimento matemático, em particular, dos vídeos do Youtube; além de proporcionar vivências aos professores para que desenvolvessem suas próprias atividades com vídeos digitais.

Apesar das dificuldades que estavam sendo enfrentadas pelos professores, tendo que se adaptar às novas demandas e rotinas de trabalho em casa, os dez professores que iniciaram o curso participaram ativamente de todas as práticas desenvolvidas durante os quatro meses de duração. Essas práticas incluíam vivências com diferentes recursos tecnológicos, reflexões e discussões acerca do papel das tecnologias digitais no ensino de matemática, principalmente dos vídeos do Youtube, que são mídias que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos e dos professores, e que foram potencializadas neste atual cenário de ensino. Através de atividades práticas foi possível compreender como introduzir esses vídeos nas aulas de matemática de forma significativa.

Ao final do curso, os professores elaboraram suas próprias propostas pedagógicas utilizando alguns vídeos do Youtube, e as aplicaram de forma remota com seus alunos.

Os professores participantes relataram que a experiência foi muito positiva e construtiva, destacando o papel da ação formativa em grupo, de forma coletiva e colaborativa, em que se valorizou a prática e a realidade de cada um. Além disso, os professores evidenciaram o quão importante foi ter participado dessa formação com tecnologias neste momento atual que precisaram se reinventar como docentes, modificando suas práticas e introduzindo de fato as tecnologias, em particular os vídeos, nos processos de ensino de forma efetiva.

Último encontro virtual – 04/07/2020 – Realizado via Google Meet