Página inicial > Últimas Notícias > Articulações e parcerias regionais

Articulações e parcerias regionais

• Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 19h09
  • Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 19h36

A direção geral do nosso Câmpus tem se reunido ao longo do semestre com autoridades e lideranças das cidades da região para apresentar as potencialidades do Instituto Federal e firmar possíveis parcerias que visem o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia.

Monte Mor

Em 31 de maio, a diretora Caroline Jango esteve reunida com o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, para apresentar o escopo de atuação do IFSP e solicitar ampla divulgação da instituição aos munícipes. A diretora conversou sobre as políticas públicas que a prefeitura pode desenvolver para que mais moradores da cidade possam estudar no IFSP, como transporte escolar, por exemplo. Na ocasião, Caroline também estava acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Pinheiro, que também destacou a necessidade de garantir condições para que os estudantes acessem o Instituto e permaneçam para a conclusão dos estudos. Além disso, Mario Cezar Franco, secretário de Educação, Cultura e Turismo da cidade e sua equipe, iniciaram as articulações com nosso câmpus para oferecimento de curso de formação aos profissionais da educação de Monte Mor.

Sumaré

No dia 16 de junho, ocorreu o encontro da direção geral com o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben. Também houve a apresentação do Câmpus e na conversa, além de solicitar a divulgação e apoio da prefeitura para que o Instituto seja acessado por mais munícipes, foi encaminhada a necessária articulação com empresas locais com o intuito de viabilizar a inserção dos nossos estudantes no mundo do trabalho, nas respectivas áreas de formação. O secretário da educação também esteve presente e trouxe os desafios de desenvolver a educação no momento da pandemia, ressaltando que vê com otimismo a parceria com o Câmpus Hortolândia. Os próximos passos dessa articulação estão voltados à construção de espaço maker, visando a educação com perspectiva criativa e inovadora.

Arranjo Produtivo Local

A partir dessas articulações iniciais, o Câmpus viu a necessidade de organização de um grupo local para realizar o diálogo com o arranjo produtivo da região. Assim, foi publicada a Portaria  IFSP HTO N.º 65, que formaliza o Comitê de Diálogo com o Arranjo Produtivo Local, com atuação balizada pela indissociabilidade das dimensões de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O grupo de servidores que compõe o comitê recebeu, no dia 21 de junho, o Secretário adjunto e a equipe de diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, para início das atividades.

Toda a comunidade está convidada a sugerir e opinar sobre as atividades da direção do Câmpus e demais setores pelo Canal Aberto. Clique aqui e participe: https://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/canal-aberto