Página inicial > Últimas Notícias > Consulta à Comunidade: diretrizes para Curricularização da Extensão no IFSP

Consulta à Comunidade: diretrizes para Curricularização da Extensão no IFSP

• Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 19h45
  • Última atualização em Quarta, 07 de Julho de 2021, 19h45

Com o objetivo promover o diálogo e permitir a participação da sociedade em tomadas de decisões envolvendo a formulação e definição de políticas públicas, a Pró-reitoria de Extensão do IFSP (PRX), por meio das Coordenadorias de Extensão dos câmpus, disponibilizou uma consulta pública à comunidade sobre a a minuta de Diretrizes para a Curricularização da Extensão no IFSP. A minuta foi apresentada em uma transmissão no canal do youtube do IFSP, no dia 17 de junho com a participação de dois palestrantes que trouxeram um panorama sobre os processos envolvendo este tema em seus respectivos Institutos Federais - de Santa Catarina e do Pará. A apresentação encontra-se disponível no link:  https://youtu.be/gw2-KI1GwNQ.

A Coordenadoria de Extensão do Câmpus Hortolândia (CEX-HTO) conta com as contribuições de servidores, estudantes e da comunidade para emitirem sugestões através de formulário indicado abaixo que serão consolidadas em um única sugestão e submetidas à PRX para continuação dos trabalhos da Minuta - Diretrizes para Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSP. São possibilidades de contribuição no formulário as contribuições: aditivas; aglutinativas; de redação; modificativas; substitutivas; e supressivas. O link do formulário para sugestões do Câmpus à minuta é: https://docs.google.com/forms/d/1nUqg0zPMh7Xjuri0XB6RPBqA7L3YsZjPxnQaV1mFeHs/  e estará recebendo contribuições até 10/07/2021.

A Curricularização da Extensão

A Curricularização da Extensão constitui-se no processo de incorporação ou integração de atividades de extensão ao currículo de ofertas educativas nos cursos de graduação do IFSP, indissociáveis do ensino e da pesquisa, contribuindo com a formação integral e o protagonismo estudantil.

Em agosto de 2020, o Conif estabeleceu e publicou as diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal. Este documento, que apresenta os elementos compreendidos pelo Conif como fundamentais ao processo de curricularização da extensão, em termos de concepções, objetivos, princípios e estratégias, indicando uma “trilha para a curricularização”, norteou, em conjunto com a experiência acumulada em discussões anteriores, com a legislação e outros documentos do IFSP, as atividades do Grupo de Trabalho (GT), criado em fevereiro de 2021 para estudo e proposta de atendimento à Curricularização da Extensão no IFSP.

Na página Curricularização da Extensão da PRX está publicado o material de apoio sobre o tema.

• Aspectos legais e orientativos (Brasil; IFSP);
  • Link para a transmissão "Curricularização da Extensão no IFSP 2021";
  • Apresentações utilizadas na transmissão; e
  • Minuta - Diretrizes para a Curricularização da Extensão nos cursos superiores do IFSP 2021.