Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Hortolândia dá início ao plano de expansão

Câmpus Hortolândia dá início ao plano de expansão

• Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 23h04
  • Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 23h25

Na tarde da última quarta-feira (18/08), o Câmpus Hortolândia recebeu a visita do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos. A iniciativa teve como objetivo central a avaliação do terreno onde serão construídos dois blocos que abrigarão 4 novas salas de aulas e 2 laboratórios de ciências da natureza.

A diretora-geral do Câmpus, Caroline Jango, o diretor-adjunto de Administração, Israel Moraes, e o coordenador de Pesquisa, Guilherme Arduini, também receberam o pró-reitor de Administração, José Roberto da Silva e o pró-reitor de Ensino, Carlos Eduardo Pinto Procópio.

Sobre o Plano de Expansão

O Câmpus Hortolândia possui atualmente 1096 estudantes matriculados, distribuídos em 10 cursos distintos, ou seja, três cursos técnicos integrados ao ensino médio, três cursos concomitantes/subsequentes ao ensino médio, três cursos superiores e uma pós-graduação. O PDI (Plano de desenvolvimento institucional) que está em andamento prevê a abertura de mais quatro cursos que vão ampliar consideravelmente o número de estudantes atendidos. Considerando esse cenário e as especificidades dos cursos, a organização do espaço físico do câmpus está em seu limite máximo, tendo em vista, inclusive, que o último prédio de salas de aulas e laboratórios foi construído na unidade em 2015. Ressalta-se, portanto, a necessidade de ampliação dos espaços.
 Além de promover a alocação das turmas em salas de aulas adequadas, este novo prédio, por contar com dois laboratórios, também, irá oportunizar aos estudantes experiências práticas nas disciplinas de ciências da natureza. Os referidos componentes curriculares são ofertados em espaços que não estão adequados para o desenvolvimento de experimentos e atividades intrínsecas a esse campo do conhecimento, assim os docentes proporcionam essa formação de maneira adaptada em outras salas. Em acréscimo, os laboratórios que comporão um dos blocos a serem construídos ampliarão a qualidade da formação que tem sido oferecida pelo Câmpus.
 Ademais, as dimensões pensadas para os novos ambientes auxiliarão na organização do Câmpus com relação ao número de estudantes ingressantes, pois as salas de aula existentes não comportam número superior a 40 estudantes e quando ocorre a retenção de algum estudante o uso do espaço fica prejudicado. Dessa forma, a não construção dessa obra acarretará em sérios problemas de distribuição das turmas pelos turnos de oferecimento dos cursos e, também, no número de entrada semestral de estudantes, além de impactar na qualidade da formação oferecida.

Histórico do plano de expansão:

26/05 - Diálogo com o reitor sobre a prioridade da construção dos blocos;

07/06 – Formalização da demanda junto à Diretoria de Infraestrutura e Expansão da PRA;

30/07 - Apresentação consolidada das demandas do Câmpus na reunião ordinária do Colégio de Dirigentes;

03/08 – Consolidação do projeto em obra térrea junto aos coordenadores do Câmpus;

04/08 – Fechamento do projeto junto à Reitoria;

05/08 - Retorno positivo da reitoria para seguir com licitação;

10/08 – Visita ao Câmpus Capivari para melhor projetar a obra;

18/08 – Visita da Reitoria no local da obra;

23/08 – Início das tratativas com a engenharia.