Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Hortolândia conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira GeoBrasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Hortolândia conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira GeoBrasil

  • Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 15h06
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 15h06

Vinte e oito equipes de diferentes câmpus do IFSP saíram medalhistas da VI Olimpíada Brasilieira GeoBrasil 2021, que contemplou a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). 

Os estudantes participantes da olimpíada demonstraram sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.  

O objetivo principal da competição é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino. A temática da GeoBrasil envolve Geografia Geral, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, além de tópicos específicos sobre Geografia Física. 

As equipes medalhistas participaram de três fases da competição, realizadas em formato online. A terceira fase foi encerrada no último dia 10 de setembro. No total, foram 1.231 equipes oriundas de escolas públicas e particulares inscritas na olimpíada. Cada grupo é formado por três alunos e um professor orientador. 

No IFSP foram conquistados um ouro, seis pratas e 21 bronzes. O ouro ficou com a equipe Resistência IFSP, do Câmpus Hortolândia, formada pelos alunos Benedita Rosielma dos Santos, Danielle dos Santos Chagas e Vitor Henrique Gomes da Silva, do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio.

Os estudantes foram orientados pela professora Mariana Traldi, que destacou a importância do trabalho em grupo e das descobertas durante a olimpíada, que proporcionou a pesquisa de diversos temas da Geografia para além dos abordados no ensino médio. "Em tempos de pandemia e ensino remoto, quando estamos afastados da sala de aula e quando a situação sanitária nos impõe o distanciamento social, participar de atividades como esta tem ainda um valor maior, pois nos aproxima e aproxima os e as estudantes entre si”, acredita. 

A docente lembrou que o desempenho na olimpíada pode, inclusive, garantir uma vaga em universidades públicas que possuem editais de ingresso sem vestibular para medalhistas de conhecimento nacionais e internacionais. 

Benedita, Danielle e Vitor contaram que participar da olimpíada foi “muito divertido. O formato da prova nos estimulava a fazer pesquisas e se aprofundar bastante em vários temas, para conseguir respondê-la, então nós aprendemos muitas coisas novas. Quando vimos o resultado ficamos muito felizes, receber a medalha foi gratificante”.  

A matéria completa pode ser conferida em: https://www.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/2553

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página