V Simpósio de Engenharia Ferroviária será realizado online entre 18 e 19 de maio de 2022
Pela primeira vez, o evento aceitará envio de trabalhos técnicos.
Realizado desde 2017, o Simpósio de Engenharia Ferroviária firmou-se no calendário nacional como o principal evento técnico do setor. Idealizado como um fórum de intercâmbio entre a academia e as empresas ferroviárias, tem atraído um público crescente - foram 500 inscritos em 2021 - e trazido novidades todos os anos. Na quarta edição, o evento contou com a presença de pesquisadores internacionais e expandiu-se para dois dias de palestras, o que permitiu um aumento expressivo no número de apresentações de trabalhos.
Agora, em 2022, aproveitando a efervescência recente do setor ferroviário e o aumento de pesquisas relacionadas ao tema que ocorreu nos últimos anos, o Simpósio abre chamada para trabalhos até dia 04 de março. Os envios serão avaliados por uma banca de especialistas em quatro eixos temáticos: contato roda-trilho, vagões, infraestrutura de via, logística e operações ferroviárias. Os oito melhores artigos serão apresentados durante as sessões plenárias, que ocorrerão online nos dias 18 e 19 de maio de 2022. Todos os trabalhos aprovados, no entanto, serão publicados nos anais online do Simpósio com direito a DOI, importante identificador digital de produção bibliográfica.
As inscrições para o evento estão abertas até dia 07 de maio com uma taxa de R$ 55,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudantes. Esses valores dão direito de acesso às transmissões ao vivo, às gravações e ao certificado de participação. Mais informações podem ser encontradas no site do Simpósio: simposio-ferroviário.com.br
O Simpósio de Engenharia Ferroviária é uma realização conjunta da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Escola Politécnica da USP (EPUSP), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). A VALE S.A. é parceira do evento, financiando bolsas e projetos de pesquisa, além do evento em si. A Amsted Rail, fabricante de componentes de material rodante, é patrocinadora.
Redes Sociais