Página inicial > Últimas Notícias > IFSP, Prefeitura de Hortolândia e Amater inauguram o programa de Horta Comunitária

• Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 22h15
  • Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 22h17

Hortolândia acaba de ganhar duas hortas comunitárias: uma delas é no Câmpus do IFSP e, em breve, produzirão novos frutos – alimentos orgânicos, como frutas, legumes e verduras; e novas práticas educacionais, sociais e ambientais, como trabalho em equipe, socialização, ciências da natureza e desenvolvimento de tecnologias.

O programa “Horta Comunitária”, em implantação pela prefeitura local em parceria com o IFSP e com a organização civil Amater, teve seu evento de lançamento, na manhã desta terça-feira (10/05), com a presença das autoridades municipais, bem como moradores dos bairros do entorno, representantes de organizações da sociedade civil, alunos e servidores do Câmpus.

No âmbito do poder público, o programa é pilotado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os primeiros passos, como formação de mão de obra e implantação dos canteiros, estão aos cuidados da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amater, com a qual a Administração Municipal assinou termo de cooperação por três meses. Participam do programa piloto 20 munícipes selecionados. Os passos seguintes serão dados pela equipe do IFSP, por meio do programa “Frutificando”, que será apoiada por servidores da Economia Solidária e do programa “Capacita Hortolândia”.

De acordo com o Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária de Hortolândia), as hortas têm como objetivo atender à comunidade do território, a fim de oferecer formação para a preparação do solo, o plantio, a colheita e sustentabilidade do projeto, visando a segurança alimentar dos moradores do entorno. Toda a produção será distribuída entre os envolvidos, gratuitamente.

Para Caroline Jango, diretora geral do Câmpus, o projeto integra o IFSP à comunidade do entorno, mantém parcerias importantes com o poder público local e com organizações sociais, além de proporcionar aos estudantes novos campos para desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Poderão participar do programa, preferencialmente, pessoas físicas moradoras dos bairros Vila São Pedro, Terras de Santa Maria, Jardim das Colinas, Vila Real e Parque Orestes Ôngaro, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. É preciso preencher ficha cadastral e entregá-la, junto com cópias de documentos pessoais, no Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, localizado no segundo andar do Paço Municipal “Palácio das Águas” (Secretaria de Inclusão), na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, no Remanso Campineiro.