Página inicial > Últimas Notícias > Sábado Letivo 2/07: Cinedebate

Sábado Letivo 2/07: Cinedebate

• Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 20h04
  • Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 08h16

Como parte das atividades programadas para o Sábado Letivo, o Câmpus Hortolândia promove o CineDebate. Será exibido e debatido o documentário Escolarizando o Mundo – o último fardo do homem branco.

O CineDebate ocorre neste sábado, 2/07, das 9 às 12h, pelo Microsoft Teams: clique aqui.

Essa iniciativa é uma parceria com o Coletivo de Educação Popular Flor de Maio e com o Movimento por uma Escola Popular.

Leia a sinopse do filme:

Os danos causados pela colonização e, posteriormente, a globalização a países subdesenvolvidos e seus povos são alvo de críticas nos mais diversos sentidos: a violência da colonização, a exploração de grandes capitalistas buscando nesses países mão de obra barata, o preconceito sofrido por essas populações ao sair de seu país. Talvez a crítica mais dura de se fazer (e, por isso, menos frequente) seja a respeito de uma ideia de educação globalizada.

A escritora e cineasta Carol Black, mais conhecida pela série de sua criação Anos Incríveis, lançou em 2010 o documentário Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco, em que se aproxima de forma muito crítica da educação ocidental que tem sido instalada em Ladack, no sudeste asiático. Em meio a campos e às montanhas do Himalaia, há gerações famílias passam adiante os costumes de uma cultura budista tibetana, vivendo do próprio cultivo em pequenas comunidades. Desde que uma escola de pedagogia ocidental se instalou na cidade vizinha, no entanto, a cultura local tem estado em risco.

Fonte: Pensar Educação pensaraeducacao.com.br