Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Diálogos Contínuos - Palestra sobre apreciar, aprender e ensinar matemática

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h25
  • Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 17h19

O Projeto Diálogos Contínuos apresenta a palestra: Apreciar, aprender e ensinar matemática - privilégios e desafios da matemática aplicada. Será apresentada um pouco da beleza da Matemática em alguns exemplos, enfatizando as muitas formas de aprender os conceitos, os padrões e sua a estrutura lógica. Serão oferecidas também algumas estratégias de estudos e mostrar que o domínio da linguagem, das ferramentas e das aplicações da matemática têm grande impacto no desenvolvimento cidadão, profissional e pessoal. No entanto, a aprendizagem da matemática tem-se mostrada dificultada por vários motivos. Alguns serão abordados, sem a pretensão de superá-los todos, pois o avanço da educação matemática será obtido por trabalhos colaborativos com efeitos transformativos da sociedade.

O evento é gratuito, ocorre virtualmente neste sábado (25), às 10h. Inscreva-se em: hto.ifsp.edu.br/dialogos-continuos/2021/inscrever

O Projeto

O projeto de extensão Diálogos Contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores e futuros professores de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática. O projeto conta com interlocuções com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), com o projeto AfroIF e com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC).

O intuito é articular professores da Educação Básica, formadores da academia e futuros professores de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.