Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deverá ser capaz de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Será um profissional habituado a usar o raciocínio lógico, a empregar linguagens de programação e metodologias de construção de projetos, e preocupado com a qualidade, a usabilidade, a robustez, a integridade e a segurança de programas computacionais.
Áreas de atuação: Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; Empresas de tecnologia; Empresas em geral (indústria, comércio e serviços); Organizações não governamentais; Órgãos públicos; Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Eixo tecnológico: Informação e Comunicação
Requisitos: ter concluído o Ensino Médio
Forma de ingresso: SISU
Modalidade: Graduação Tecnólogo Presencial
Habilitação: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Regime de funcionamento do curso: Semestral
Duração: mínima de 6 semestres (3 anos)
Turno: Noturno
Oferta: 40 vagas anuais com ingresso no primeiro semestre do ano letivo
Carga horária total: 2.100,2 horas
Nossa Estrutura
O curso oferece uma estrutura pensada para proporcionar uma formação aliando teoria e prática em um ambiente que favoreça o aprendizado.
As aulas teóricas são realizadas em salas equipadas com 40 cadeiras, lousas e projetores multimídia, garantindo conforto e recursos adequados para o desenvolvimento das atividades em grupo e exposições do conteúdo.
As aulas práticas ocorrem em laboratórios de informática com 20 computadores, organizados para turmas reduzidas, divididas em dois grupos de 20 estudantes. Essa configuração favorece um acompanhamento mais próximo por parte do professor, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e personalizada. Os laboratórios contam com projetores, lousas de vidro e login individualizado para cada aluno, com acesso a um drive pessoal para armazenamento seguro de arquivos acadêmicos.
O curso também dispõe de dois laboratórios especializados para as disciplinas voltadas à Arquitetura e Organização de Computadores e Redes, oferecendo infraestrutura dedicada a essas áreas específicas.
Todos os espaços acadêmicos possuem rede Wi-Fi, com acesso controlado por login e senha, garantindo conectividade estável e segura durante as atividades.
Para complementar o processo de ensino-aprendizagem, os estudantes regularmente matriculados têm à disposição um Laboratório de Estudos, equipado com notebooks, instalação de ferramentas computacionais e acesso à internet, ideal para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, estudos individuais ou reuniões em grupo.
Os estudantes também podem contar com a biblioteca, que disponibiliza os livros da bibliografia básica e complementar das disciplinas da grade curricular, além de oferecer espaços para estudos individuais e em grupo, tornando-se um ambiente propício para aprofundamento dos conteúdos e troca de conhecimentos.
Quanto ao material das disciplinas, os professores utilizam o ambiente virtual Moodle, onde são disponibilizados conteúdos de apoio, apostilas, atividades e outros recursos didáticos ao longo do semestre. Esse ambiente digital facilita a organização do conteúdo e amplia as possibilidades de interação entre professores e estudantes fora da sala de aula.
Demais informações podem ser consultadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), disponível nesta página.
Horário
Poderá consultar o horário das aulas a partir dos filtros que são disponibilizados pela ferramenta.
Horário de Atendimento
Poderá consultar o horário de atendimento de cada professor e por curso.
Calendário
Poderá consultar o calendário acadêmico do Curso Superior por ano letivo.
Resoluções e Reconhecimento do Curso
- Início do Curso: 1º Semestre 2013
- Resolução de Autorização do curso no IFSP: nº 741, de 09 de outubro de 2012 (arquivo PDF, 1 MB, upload em 25 fev. 2024)
- Resolução de Reformulação do curso no IFSP (2013): nº 909, de 02 de julho de 2013
- Resolução de Reformulação do curso no IFSP (2018): nº 127, de 11 de dezembro de 2018 (arquivo PDF, 1.1 MB, upload em 25 fev. 2024)
- Resolução de Reformulação do curso no IFSP (2023): nº 224, de 07 de março de 2023 (arquivo PDF, 1.12 MB, upload em 27 fev. 2024)
- Conceito do Curso com Avaliação in loco: 🥈4 (2016)
- Nota ENADE: 🥉3 (2017)
- Nota ENADE: 🥈4 (2021)
- Portaria de Reconhecimento da Secretaria de Regulação e Supervisão de Ensino Superior: nº 246, de 30 de junho de 2016 (página 1 - página 2) (arquivos PDF, 50 KB, upload em 11 jan. 2024)
Matriz Curricular
Estrutura curricular desde 2023 (arquivo PDF, 83 KB, upload em 22 fev. 2023)
Representação gráfica da estrutura curricular, considerando que as setas entre as disciplinas indicam os pré-requisitos (arquivo PDF, 83 KB, upload em 15 jul. 2024)
Estrutura curricular até 2022 (arquivo PDF, 828 KB, upload em 10 mai. 2022)
Curricularização da Extensão
Seguindo a Resolução Normativa IFSP nº 5/2021, o curso incorpora atividades de extensão ao currículo, conectando os estudantes às demandas reais da sociedade através de projetos vinculados a cinco disciplinas: Prática em Sociedade e Informática 1 (HTOPSI1), Prática em Sociedade e Informática 2 (HTOPSI2), Prática em Sociedade e Informática 3 (HTOPSI3), Desenvolvimento de Sistemas Web 2 (HTODSW2) e Desenvolvimento de Sistemas Web 3 (HTODSW3).
Esses projetos abordam temas como acessibilidade, design universal, desenvolvimento web, mobile e jogos, pensamento computacional, modelagem de sistemas, meio ambiente, educação ambiental, direitos humanos, educação para idosos, cidadania, democracia, criatividade, empreendedorismo e inovação.
Cada projeto deve ser coordenado por um docente do curso, conforme a Instrução Normativa vigente, podendo envolver outros servidores e com participação ativa dos estudantes.
As ações priorizam o protagonismo discente e são planejadas a partir das demandas construídas coletivamente com a comunidade atendida.
A submissão e aprovação dos projetos ocorrem no semestre anterior à oferta da respectiva disciplina, promovendo interação dialógica com a comunidade e com os arranjos produtivos locais, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável.
Foram desenvolvidos os projetos intitulados:
- Investigando Tecnologias para o Combate às Fake News em Redes Sociais (orientação do Prof. André Constantino da Silva e da Prof. Daiane Mastrangelo Tomazeti);
- Desenvolvimento de aplicação web para a ONG FutPaz (orientação do Prof. André Constantino da Silva).
Os projetos foram contemplados através do Edital nº 182, de 20 de março de 2023 - Programa Institucional de Curricularização da Extensão no IFSP - Programas e Projetos para Fins de Curricularização da Extensão.
PPC
Projeto pedagógico de curso desde 2023 (arquivo PDF, 9.7 MB, upload em 20 out. 2023)
Projeto pedagógico de curso até 2022 (arquivo PDF, 2.5 MB, upload em 25 out. 2021)
Matriz de Equivalência
Equivalência de disciplinas (arquivo PDF, 54 KB, upload em 22 fev. 2023)
TCC
Esta atividade está voltada aos alunos que ingressaram antes do ano letivo de 2023. A grade mais atual do curso não possui mais a obrigatoriedade do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
Aos alunos ingressantes do PPC até 2022, considera que os principais objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são:
- Sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso, tendo como base a articulação entre teoria e prática dos conteúdos ministrados nas disciplinas;
- Incentivar os alunos no estudo de problemas locais, regionais e nacionais, buscando apontar possíveis soluções no sentido de integrar a instituição de ensino e a sociedade;
- Oportunizar um espaço para que, ao final do curso, o acadêmico possa apresentar um trabalho de sua autoria, decorrente de estudos e/ou pesquisas realizadas durante o curso e consequentemente, contribuir para o direcionamento à pesquisa científica, bem como associar um perfil do futuro profissional.
É uma atividade curricular obrigatória a ser desenvolvida individualmente com carga horária prevista de 80 horas para sua realização que, somada às 2000 horas distribuídas entre as disciplinas, perfazem o total de 2080 horas da carga horária total mínima do curso. Há dois tipos de TCC em que o aluno pode optar, levando em atenção as suas respectivas normas e procedimentos, como são mencionados nos documentos abaixo.
TCC - Projeto
Normas e procedimentos para desenvolvimento do TCC (arquivo PDF, 753 KB, upload em 12 jan. 2024)
TCC - Trabalho / Estágio
Normas e procedimentos abordando experiência profissional e estágio (arquivo PDF, 75 KB, upload em 8 nov. 2023)
Relação de acadêmicos aprovados na defesa de TCC
| Defesa 2016 | |||
| Acadêmico | Orientador | Título | Data da Defesa |
| Felipe Negri de Oliveira | Prof. Leandro Camara Ledel | Plataforma de Hardware e Software com Interface de Reconhecimento de Voz para Automação Residencial | 17/11/2016 |
| Uliana da Conceição Souza Morales dos Santos | Profa. Michele Cristiani Barion | Sistema de Avaliação Formativa Com Feedback Qualitativo ao Aluno | 31/03/2016 |
| Alex Lattaro de Oliveira | Prof. Edgar Noda | Uma proposta de desenvolvimento de um serious game com foco nos aspectos cognitivos associados à terceira idade | 16/03/2016 |
| Jefferson Antônio Scheffer | Profa. Daiane Mastrangelo Tomazeti | Sistema para Auxílio de Vendas de Implementos Rodoviários - Rodosys | 16/03/2016 |
| Graciela Santos da Silva | Prof. André Constantino da Silva | Migração do Sistema de Gestão de Escola de Idiomas School System para a Plataforma Web | 24/02/2016 |
| Defesa 2015 | |||
| Acadêmico | Orientador | Título | Data da Defesa |
| Guilherme Lima Pereira | Prof. Gustavo Bartz Guedes | IFSP Serviços: um aplicativo para acesso aos dados da vida acadêmica discente |
14/12/2015 |
Atividades Complementares
As Atividades Complementares tem a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante. Frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, as atividades complementares visam uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para colocá-los em prática e dar respostas originais e criativas aos desafios profissionais e tecnológicos. São consideradas atividades complementares os cursos de extensão, seminários, congressos, simpósios, palestras, visitas técnicas, monitorias, trabalhos de pesquisa e extensão com orientação de professores, além de atividades culturais (como teatro, apresentações musicais ou de dança, entre outros).
As atividades complementares para os alunos que ingressaram antes de 2023 são optativas, contudo para os demais são obrigatórias. Todo o regulamento se encontra nos respectivos PPCs (páginas 38 até 40 - atual PPC e páginas 36 até 38 - PPC anterior).
Estágio
Para a habilitação no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estágio é facultativo. No entanto, para os estudantes que optarem por realizá-lo, o IFSP oferece, por meio da Coordenadoria de Estágio e com orientação especializada, supervisão escolar completa. Isso garante suporte acadêmico e acompanhamento individualizado durante toda a experiência prática. Para acessar todos os documentos pertinentes ao estágio, clique aqui.
Os estudantes contam com o apoio de um orientador de estágio da área de Informática para esclarecer dúvidas relacionadas aos procedimentos de estágio. Atualmente, essa função é desempenhada pelo Prof. Alexandre Grotta.
Pesquisa e Extensão
A pesquisa científica é parte fundamental da cultura acadêmica do IFSP. Com políticas de acesso voltadas a toda a comunidade, as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em parceria com os campi, têm se refletido em inúmeros projetos desenvolvidos por servidores(as) e estudantes. Esses esforços contribuem para a transferência de conhecimento e de recursos, o fortalecimento do fomento à pesquisa e a realização de eventos científicos.
No ano de 2018, o Câmpus Hortolândia contava com os seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela instituição, além de um Núcleo de Pesquisa, sendo:
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Grupo de Pesquisa em Mobilidade e Novas Tecnologias de Interação (MobIT): criado em 2013, tem como objetivo investigar a mobilidade e o uso de novas tecnologias de interação, como fala, toque, caneta e gestos, em diferentes contextos, com ênfase na área educacional. O grupo atua tanto na análise do uso dessas tecnologias quanto no desenvolvimento de sistemas e no ensino de práticas de desenvolvimento.
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Grupo de Estudos e Pesquisas em Internet das Coisas: fundado em 2017, dedica-se ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos de baixo custo e à criação de infraestrutura para redes de sensores, com foco em soluções para Internet das Coisas (IoT).
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Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial (NURIA): estabelecido em 2015, tem como missão oferecer infraestrutura para o desenvolvimento de projetos nas áreas de robótica móvel, educacional e de automação. Também busca viabilizar a organização de eventos no câmpus, promover a participação dos estudantes em competições e utilizar a robótica educacional como ferramenta de divulgação do Instituto e de melhoria do ensino.
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Grupo de Estudo e Pesquisa em Energias Renováveis e Eficiência Energética (GEPEREE): formado em 2016, o grupo atua no desenvolvimento de tecnologias limpas e eficientes voltadas para a geração de energia a partir de fontes renováveis, como eólica, fotovoltaica e biomassa — com ou sem integração a conceitos de smart grids. Também realiza estudos sobre o rendimento de diferentes tipos de rotores e turbinas, além de buscar conexões entre o desenvolvimento tecnológico e seus impactos econômicos e sociais.
Entre 2021 e 2022, destacaram-se as seguintes pesquisas desenvolvidas por alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação dos professores André Constantino da Silva e Carlos Eduardo Pagani:
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Desenvolvimento de Modelo de Jogo Sério Customizável para a Plataforma REMAR: projeto realizado no âmbito do Edital nº 120/2021 — Processo Seletivo de Bolsas PIBITI (Graduação) — IFSP/CNPq (Edição 2021/2022).
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Gerência e Interoperabilidade de Dados IoT em Redes Metropolitanas de Acesso: pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (2022 - HTO).
Para mais informações sobre as atividades e projetos vinculados à pesquisa, acesse a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação clicando aqui.
Quanto á extensão no IFSP, ela é pautada pela interdisciplinaridade, protagonismo estudantil e envolvimento da comunidade externa, promovendo trocas de saberes e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Suas ações abrangem áreas como comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho. São realizadas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e serviços, sempre com participação ativa dos estudantes e da comunidade. Além disso, a Extensão também integra estágios e o acompanhamento de egressos. No Câmpus Hortolândia, essas iniciativas são organizadas pela CEX e podem ser computadas como atividades complementares, incluindo palestras, visitas técnicas, cursos e eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia.
Em 2022, diversas atividades de Extensão foram desenvolvidas no Câmpus Hortolândia por meio de editais da CEX e da PRX. Entre os projetos em execução, destacam-se: Meninas no STEAM IFSP, Clube de Xadrez da Federal, Ubuntu Maker: a popularização da ciência e da tecnologia, (Re)Percussão: oficinas do Coletivo de Música AfroIF, Educomunicação: Rádio Escolar, Podcast e Mídias Digitais, Café Filosófico: um papo legal sobre a vida cotidiana, Comunica Jovem: protagonismo discente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e A mulher musicista nas tradições afro-diaspóricas. Além disso, o câmpus oferece práticas esportivas como futsal (masculino e feminino), voleibol e dança de rua.
Para mais informações sobre as atividades e projetos vinculados à extensão, acesse a Coordenadoria de Extensão clicando aqui.
Suporte ao Estudante
O IFSP Câmpus Hortolândia oferece uma ampla rede de apoio aos estudantes, visando à permanência, ao sucesso acadêmico e ao bem-estar de todos.
Por meio do Setor Sócio-Pedagógico (CSP), os alunos têm acesso a atendimentos com equipe multiprofissional formada por pedagogo, assistente social e psicólogo. O setor atua com escuta, orientação, encaminhamentos e acompanhamento dos estudantes, além da gestão dos programas de auxílios estudantis e políticas de permanência.
Já o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) promove ações de inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade, garantindo suporte a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. O núcleo trabalha em parceria com docentes e servidores para promover práticas educacionais inclusivas e adaptadas.
Essas iniciativas reafirmam o compromisso institucional com uma educação pública, inclusiva e de qualidade, apoiando os estudantes em sua trajetória acadêmica e pessoal.
Para mais informações, acesse:
Eventos do Curso
Histórico dos principais eventos com a participação dos alunos do Curso Superior:
Junho/2025: Entre os dias 4 e 6 de junho de 2025 foi realizada a Semana de Estudos do ADS (SEADS). A edição de 2025 teve como foco principal a Inteligência Artificial, tema amplamente explorado ao longo da programação que contou com palestras e oficinas ministradas, em sua maioria, por alunos que atuam na área, promovendo uma troca enriquecedora entre a teoria e a prática profissional. A programação do evento foi composta pelas seguintes atividades: Processamento de Linguagem Natural: Busca por Similaridade; UX/UI Design: Muito Além das Telas; Geração Aumentada de Recuperação (RAG) para LLMs; Do Zero às Ferramentas: Explorando as LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala) na Inteligência Artificial; Machine Learning para Iniciantes: Crie Seu Modelo com o Teachable Machine; Detecção de Objetos em Tempo Real Usando uma Rede Neural Transformer; Inteligência Artificial e 5G: Inovação Através de Experiências Imersivas e IA Jogando Flappy Bird. Além dessas atividades, o evento teve o II Campeonato de Programação, competição que desafiou os participantes a resolver problemas em equipe, estimulando o raciocínio lógico, a colaboração e a criatividade.
Outubro/2024: Entre os dias 9 e 13 de outubro de 2024 foi realizada a Semana de Estudos do ADS (SEADS). A programação foi elaborada para oferecer uma variedade de atividades que uniram teoria, prática e competição, promovendo um ambiente de aprendizado e integração. Durante a semana, foram realizadas palestras técnicas com especialistas que compartilharam conhecimentos atualizados sobre temas como inteligência artificial, análise de dados, segurança da informação, desenvolvimento de software e as mais recentes tendências tecnológicas. Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas permitindo o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para o mercado de trabalho. Capacitações específicas também foram oferecidas, abordando metodologias ágeis, design de interfaces e práticas avançadas de programação. Um dos momentos mais aguardados do evento foi a Maratona de Programação, uma competição que desafiou equipes a resolver problemas complexos, estimulando o raciocínio lógico, a colaboração e a criatividade dos participantes.
Maio/2023: Houve a Semana do ADS em conjunto com a Semana do MSI. O evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de maio de 2023 e marcou uma importante celebração: os 10 anos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). O evento contou com uma programação diversificada, proporcionando aos participantes momentos de aprendizado, troca de experiências e integração. Destaques da programação:
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Palestras técnicas: abordaram temas atuais e relevantes das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção e Suporte em Informática, proporcionando atualização e reflexão sobre o mercado e as inovações tecnológicas.
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Oficinas práticas: voltadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para a formação dos estudantes, com atividades que estimularam a prática e a aplicação do conhecimento.
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Campeonato de jogos: atividade que incentivou a interação e o espírito competitivo saudável entre os participantes, promovendo o entrosamento entre alunos dos cursos.
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Café entre ex-alunos: momento especial dedicado aos ex-alunos, que tiveram a oportunidade de reencontrar colegas e professores, compartilhando suas trajetórias e experiências desde a formação.
Maio/2022: Houve a Semana do ADS em conjunto com a Semana do MSI. O evento ocorreu no sábado, dia 04 de junho com 10 oficinas e 6 palestras, distribuídas entre ps períodos da manhã e da tarde.
Maio/2021: Não houveram eventos devido o período da pandemia e o cancelamento das atividades acadêmicas, conforme calendário letivo.
Maio/2020: Não houveram eventos devido o período da pandemia e o cancelamento das atividades acadêmicas, conforme calendário letivo.
Maio/2019: V Semana de Estudos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEADS). Informações são compartilhadas na rede social do Diretório Acadêmico.
Outubro/2018: VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Maio/2018: IV Semana de Estudos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEADS)
Outubro/2017: VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Maio/2017: III Semana de Estudos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEADS)
Outubro/2016: V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Maio/2016: II Semana de Estudos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEADS)
Maio/2016: Visita Técnica na empresa Movile
Novembro/2015: 6º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Novembro/2015: II Mostra de Arte e Congresso de Extensão - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Outubro/2015: Pinacoteca - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Outubro/2015: IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Setembro a Novembro/2015: Torneio ROBOCODE IFSP 2015
Agosto/2015: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Maio/2015: I Semana de Estudos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEADS)
Maio/2015: Hortolendo
Abril/2015: Peça teatral sobre a Ditadura no Brasil
Dezembro/2014: Ubuntu Day
Novembro/2014: 5º Workshop Brasileiro sobre Métodos Ágeis - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Novembro/2014: Dia da Consciência Negra
Outubro/2014: XIV Mostra de Produção Científica UNISAL - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Outubro/2014: III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Setembro/2014: 5º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Setembro/2014: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) - Participação através da Ação Universal - Assistência Estudantil
Maio/2014: 16ª Olimpíada Brasileira de Informática
Outubro/2013: II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Câmpus Hortolândia
Março/2013: Aula Inaugural do Curso Superior
Corpo Docente
Prof. Alexandre Grotta, doutor, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2016.
Prof. André Constantino da Silva, doutor, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2012.
Prof. Carlos Eduardo Pagani, mestre, área de Arquitetura de Computadores e Redes. Atua na Instituição desde 2016.
Prof. Daiane Mastrangelo Tomazeti, especialista, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2014.
Prof. Daniela Marques, mestre, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2013.
Prof. Davina Marques, doutora, área de Letras - Português e Inglês. Atua na Instituição desde 2014.
Prof. Edgar Noda, mestre, área de Arquitetura de Computadores e Redes. Atua na Instituição desde 2011.
Prof. Fernando Sambinelli, doutor, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2014.
Prof. Gabriel Leopoldino dos Santos, doutor, área de Letras - Português e Inglês. Atua na Instituição desde 2016.
Prof. Graziela Rocha Reghini Ramos, doutora, área de Letras - Português e Inglês. Atua na Instituição desde 2016.
Prof. Gustavo Bartz Guedes, doutor, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2013.
Prof. Isaias Mendes de Oliveira, mestre, área de Arquitetura de Computadores e Redes. Atua na Instituição desde 2013.
Prof. Julio Cesar de Oliveira Brito, especialista, área de Arquitetura de Computadores e Redes. Atua na Instituição desde 2017.
Prof. Leandro Camara Ledel, mestre, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2012.
Prof. Michele Cristiani Barion, mestre, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2012.
Prof. Naur João Janzantti Júnior, especialista, área de Programação e Banco de Dados. Atua na Instituição desde 2013.
Prof. Rodolfo Francisco de Oliveira, mestre, área de Arquitetura de Computadores e Redes. Atua na Instituição desde 2012.
Prof. Rovilson Dias da Silva, doutor, área de Gestão. Atua na Instituição desde 2013.
Prof. Agostinho Helder (*), especialista, área de Programação e Banco de Dados.
Prof. Leonardo Janeis de Melo (*), mestre, área de Programação e Banco de Dados.
Prof. Luciano de Araujo (*), especialista, área Mecânica.
Prof. Ramos Joao Sacaia Fernando (*), mestre, área de Gestão.
Prof. Wilton Vicente Goncalves da Cruz (*), doutor, área de Arquitetura de Computadores e Redes.
(*) Professores substitutos.
Gestão do Curso
Coordenação do Curso Superior
Prof. Gustavo Bartz Guedes: Coordenador do Curso a partir de 28/07/2025
Prof. Michele Cristiani Barion: Coordenadora do Curso entre 01/10/2021 a 27/07/2025
Prof. Alexandre Grotta: Coordenador do Curso entre 02/10/2020 a 30/09/2021
Prof. Gustavo Bartz Guedes: Coordenador do Curso entre 01/02/2019 a 01/10/2020
Prof. André Constantino da Silva: Coordenador do Curso entre 25/07/2016 a 31/01/2019
Prof. Michele Cristiani Barion: Coordenadora do Curso entre 20/02/2013 a 24/07/201
NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE), de natureza consultiva, tem por finalidade assessorar o Colegiado de Curso em assuntos de natureza acadêmica, alterações de matriz curricular, além de outros assuntos relacionados à consolidação e contínua avaliação e atualização da grade curricular. Tem como principais atribuições: contribuir para a consolidação do perfil do egresso do curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação.
Portaria 0066 de 31 de maio de 2023 designa a atual composição do NDE (arquivo PDF, 50 KB, upload em 31 mai. 2023).
Colegiado do Curso Superior
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). É formado por professores, alunos e técnicos-administrativos.
Portaria 104 de 22 de setembro de 2023 designa a atual composição do Colegiado de Curso (arquivo PDF, 51.6 KB, upload em 26 set. 2024).
Outros Documentos
Organização Didática: é um instrumento normativo que estabelece as diretrizes e normas para o funcionamento dos cursos superiores oferecidos pelo instituto, garantindo a qualidade do ensino e a organização do processo educacional. Ela define regras sobre matrículas, transferências, frequência, aproveitamento de estudos e outros aspectos relevantes para a vida acadêmica dos alunos.
Guia do Estudante: é um documento produzido pela Diretoria de Comunicação (DiCom) do IFSP, reúne informações essenciais para todos os alunos, abordando desde o percurso acadêmico e políticas de apoio, até os núcleos de acessibilidade, diversidade e aspectos institucionais.
Guarda Religiosa: refere-se ao direito que alunos e candidatos têm de solicitar alternativas às aulas ou avaliações que coincidam com seus dias de guarda religiosa, ou seja, dias considerados sagrados para sua fé, nos quais precisam dedicar tempo ao descanso ou oração. Essa prática visa garantir a liberdade de consciência e crença no ambiente educacional, conforme estabelecido pela Lei nº 13.796/2019. O Instituto Federal torna pública a Instrução Normativa PRE nº 003, de 14 de maio de 2019 que trata da aplicação de atividades alternativas para estudantes que comprovem guarda religiosa.
Regime de Exercícios Domiciliares: permite que estudantes temporariamente impossibilitados de frequentar as aulas, devido a problemas de saúde ou outras situações excepcionais, realizem atividades acadêmicas fora do âmbito escolar. A Portaria 778/2013 aprova o Regime de Exercícios Domiciliares.
Outros documentos e informações: estão disponibilizadas na página da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA).
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