Engenharia de Controle e Automação
A abertura do curso de Engenharia de Controle e Automação foi aprovada pelo Conselho Superior do IFSP no dia 05 de novembro de 2019.
Dados básicos
Início da oferta: | Primeiro semestre de 2020 |
Início da estrutura curricular vigente | Primeiro semestre de 2023 |
Resolução de reformulação vigente | Resolução CONSUP nº 113/2022, de 1º de novembro de 2022 |
Duração: | 5 anos (10 semestres) |
Período de oferta: | Integral |
Carga horária mínima obrigatória: | 3792,9 h |
Forma de ingresso: | Sisu |
Tamanho da turma: | 40 estudantes (entrada anual) |
Coordenador: Prof. Dr. Augusto Emmel Selke (currículo Lattes)
E-mail da coordenação: coord.eca.hto@ifsp.edu.br
Perfil do egresso
O Engenheiro de Controle e Automação projeta e gerencia a instalação e operação de sistemas de controle e supervisão, redes industriais, sensores e atuadores presentes nos processos industriais. Executa vistoria, perícia e avaliação, emite laudo e parecer técnicos, além de ministrar treinamentos. Promove inovações científicas e tecnológicas e, de modo crítico e criativo, identifica e resolve problemas relacionados à implementação de tecnologias de automação da indústria. Busca atender às demandas da sociedade com ética e compreende a conjuntura social, política, econômica e cultural do país e seu contexto global. Compreende os fenômenos físico-químicos dos processos industriais, possui habilidades técnicas sobre inteligência de negócios e conhecimentos matemáticos que lhe permitem modelar sistemas e atuar com visão holística em projetos.
Manual do estudante
Acesse a página do Guia do Estudante IFSP para mais informações.
Horários de aula
Listados abaixo estão os horários de aula do primeiro semestre de 2024.
Listados abaixo estão os horários de aula do segundo semestre de 2024.
Projeto pedagógico atual
O projeto pedagógico do curso é o documento de rege a sua condução, estabelecendo os objetivos de formação, bem como a grade de componentes curriculares e seus planos de ensino.
Estrutura curricular do curso. (arquivo PDF, 409,36 kB, upload em 28 mar. 2023)
Projeto Pedagógico do Curso 2.2 (arquivo PDF, 3,3 MB, upload em 11 set. 2024)
Projetos pedagógicos antigos
PPC 1.0 - vigente de 2019 a 2022 (arquivo PDF, 2,8 MB, upload em 28 nov. 2019).
PPC 2.0 - vigente de 2023 a 2024, atualizado para 2.1 em 2024 (arquivo PDF, 2,8 MB, upload em 28 mar. 2023)
PPC 2.1 - vigente de março a setembro de 2024 e atualizado para 2.2 em setembro de 2024 com pequenas alterações no pessoal docente e bibliografia de algumas componentes curriculares. (arquivo PDF, 3,3 MB, upload em 03 abr. 2024)
Estágio
Segundo as diretrizes curriculares nacionais para cursos de engenharia, o estágio curricular é obrigatório. A intenção dessa atividade é contextualizar os aprendizados do curso em situações práticas. Por isso, a área do estágio, para que esse seja considerado como válido, deve ser coerente com a formação em engenharia de controle e automação.
A formalização do estágio curricular supervisionado é feita pela Coordenadoria de Extensão e a avaliação da documentação é responsabilidade do Coordenador de Estágio do Curso.
Coordenador de estágio em exercício: Prof. Dr. Luiz Reis (luizreis@ifsp.edu.br)
Regulamento de estágio
Regulamento de estágio vigente (arquivo PDF, 84 kB, atualizado em 26 jan. 2024) do curso.
Confira o fluxograma para solicitação e aprovação de estágio.
Mais informações podem ser encontradas na página de Estágios do campus.
Trabalho de conclusão de curso
O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um projeto, apresentado na forma de monografia ou de publicação científica, que atesta que o docente ou a docente do curso de engenharia de controle e automação conseguiu integrar os diferentes conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um trabalho coerente e alinhado com as práticas mais modernas da engenharia. É um requisito obrigatório para conclusão do curso.
Regulamento
O regulamento de TCC do curso é elaborado e revisado periodicamente pelo Núcleo Docente Estruturante e chacelado pelo Colegiado de curso. Esse documento disciplina a formulação das propostas de projeto, sua execução, apresentação e avaliação. De acordo com as regras atuais, o TCC deve ser executado de maneira individual, sob orientação de um docente do curso, e apresentado na forma de monografia avaliada por uma banca. É permitido que o trabalho faça parte de um projeto maior, englobando até três estudantes, desde que cada um tenha seus objetivos e resultados próprios, que devem ser apresentados de maneira independente. Finalmente, a monografia pode ser substituida pela aceitação para publicação de um artigo, de acordo com as normas vigentes no regulamento.
Regulamento de TCC vigente (arquivo PDF, 151 kB, atualizado em 26 jan. 2024)
Anexo 1 (editável) - carta de aceite de orientação (arquivo docx, 35 kB, atualizado em 31 mar. 2024)
Anexo 2 (editável) - carta de indicação para defesa (arquivo docx, 35 kB, atualizado em 31 mar. 2024)
Anexo 3 (editável) - alteração de orientação ou tema (arquivo docx, 36 kB, atualizado em 31 mar. 2024)
Anexo 4 (editável) - ata de defesa (arquivo docx, 37 kB, atualizado em 31 mar. 2024)
Anexo 5 (editável) - convite para banca (arquivo docx, 36 kB, atualizado em 31 mar. 2024)
Modelos para apresentação de trabalho.
Baixe aqui o modelo de monografia em Word. (arquivo docx, 110 kB, atualizado em 31 mar. 2024).
Acesse aqui o modelo de monografia em LaTeX na plataforma Overleaf (é necessário fazer uma cópia do projeto).
Passo a passo da documentação
Uma parte importante do TCC consiste em sua formalização, para que possa ser válido como requisito de conclusão do curso. Os passos a seguir devem ser observados pelo/a estudante durante a elaboração do seu trabalho.
- Seleção do orientador/tema: o primeiro passo para elaboração do TCC deve ser dado pelo interessado ou pela interessada em fazer seu trabalho de conclusão de curso. Os estudantes devem procurar os docentes do curso com os quais têm interesse em desenvolver seu TCC. O professor ou a professora procurado/a pode ou não aceitar o estudante. No caso de aceite, deve-se formalizar a orientação preenchendo o formulário disponível no regulamento;
- Desenvolvimento do trabalho: aluno/a e orientador/a devem realizar reuniões periódicas para acompanhamento do trabalho, de modo a garantir seus prazos, entrega e qualidade. Tanto orientador/a como estudante são reponsáveis por adotar os métodos de planejamento e execução mais adequados e registrar tais métodos no trabalho;
- Ateste para defesa: quando o trabalho estiver suficientemente maduro, o/a orientador/a deve emitir um ateste de defesa, que indica que o/a aluno/a está pronto para mostrar seu trabalho à banca;
- Seleção e convite da banca: estudante e orientador/a devem selecionar a composição da banca e enviar convites com tempo hábil e dentro do calendário estabelecido pelo regulamento.
- Envio do texto aos membros da banca: o/a estudante deve enviar aos membros da banca uma cópia, que pode ser digital ou impressa, de seu trabalho com prazo suficiente para que a banca possa avaliar o texto;
- Banca avaliadora: a coordenação de TCC ou a coordenação de curso marcará, em comum acordo com o/a orientador/a do trabalho, mas dentro da janela de defesas do calendário acadêmico, uma data para a defesa. Tal evento gerará uma ata e um status de aprovação ou reprovação do estudante.
- Entrega do texto final à biblioteca: os documentos finalizados dos TCCs devem ser enviados à biblioteca do campus segundo as orientações da Portaria nº 782, de 16 de fevereiro de 2023.
Lista de orientadores/as e áreas de atuação
Lista de orientações em andamento
Atividades complementares
As atividades complementares têm como meta enriquecer a formação dos estudantes, por meio de vivências fora da sala de aula que contribuam de maneira positiva para sua formação cultural, esportiva, social e profissional. São exemplos de atividades complementares: participar de palestras, organizar eventos, assitir a peças de teatro e filmes etc.
Os estudantes que participam desse tipo de atividade podem enviar certificados para que um pedaço da carga horária que destinaram a isso seja contemplado no seu diploma. É importante notar que as AC não substituem, de modo algum, a carga horária mínima do curso, que é composta pelos componentes curriculares previstos em PPC. Elas são, portanto, opcionais.
Regulamento de Atividades Complementares vigente (arquivo PDF, 104 kB, atualizado em 26 jan. 2024)
Pesquisa
Os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação são muito ativos em atividades de pesquisa, consolidando sua formação profissional para além dos conteúdos de sala de aula e criando autonomia para o desenvolvimento de projetos. Desde sua fundação, já houve 29 projetos de Iniciação Científica com estudantes do curso (totalizando 35% de todos os projetos de IC desenvolvidos no campus no período). A listagem completa pode ser encontrada no arquivo abaixo.
Lista de Projetos de Iniciação Científica com participação de Estudantes da ECA (arquivo PDF, 127kB, atualizado em 03 abr. 2024)
O corpo docente do curso é composto por 70% de doutores e 23% de mestres. Seus interesses de pesquisa são diversos, e vão além dos temas já desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica no campus. Informações pormenorizadas podem ser encontradas nos currículos Lattes dos docentes, que podem ser encontrados neste link.
Grupos de pesquisa vinculados ao curso
Os grupos de pesquisa e núcleos a seguir têm suas atividades vinculadas a professores/as ou discentes do curso.
Grupo | Sigla | Espelho CNPq |
---|---|---|
Engenharia Metroferroviária (UNICAMP) | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7814454703227532 | |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Internet das Coisas | GEPIC | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5727565024236323 |
Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados de Engenharia | GPMAE | dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9556198349152782 |
Núcleo de Pesquisas em Robótica e Inteligência Artificial | NuRIA | Em cadastramento |
Extensão
Os projetos de extensão têm como objetivo transferir o conhecimento gerado dentro do ambiente acadêmico para a sociedade. A seguir estão listadas algumas das ações de extensão institucionalizadas das quais participam docentes e estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação
Projeto Baja IFSpeed
Coordenador: Prof. Leonardo Baruffaldi
Capitão: Carlos Eduardo Leite (5º semestre)
O projeto Baja IFSpeed é a equipe de Baja SAE do campus Hortolândia. Teve o início de suas atividades em 2020, junto com a abertura do curso. Atualmente, a equipe possui quatro membros fixos e alguns membros eventuais, que auxiliam no projeto.
Clube de Xadrez
Coordenador: Prof. Renato Silva
O do clube de Xadrez do campus Hortolândia tem como objetivo popularizar o jogo de Xadrez entre os estudantes.
Plano de gestão da coordenação
O plano de gestão da coordenação é um documento elaborado para guiar os objetivos do curso. Nesse documento, são elencados os indicadores de performance atuais, as metas e as ações planejadas para atingir tais metas.
Plano de gestão do curso. (documento pdf, 82 kB, atualizado em 21 fev. 2024)
Núcleo docente estruturante
O núcleo docente estruturante é um conjunto de professores e professoras do campus Hortolândia que tem como objetivo zelar pelo cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Possui mandato bianual, com presidência rotativa, e reúne-se regularmente para acompanhar os indicadores de permanência e êxito, avaliar cumprimento dos planos de ensino, apreciar mudanças na bibliografia e revisar o PPC.
Presidência atual: Prof. Leonardo Baruffaldi
Portaria de nomeação atual do NDE. (documento pdf, 52 kB, atualizado em 25 mar. 2024)Colegiado de curso
O Colegiado de curso é a instância deliberativa máxima do curso, atuando com presidência do coordenador e representantes docentes, pedagógicos e discentes. Reúne-se ao menos duas vezes por ano para deliberar sobre assuntos que afetam o andamento do curso, como reformulações de PPCs, solitações especiais de estudantes, aprovação de regulamentos etc.
Portaria de nomeação atual do Colegiado de Curso. (documento pdf, 47 kB, atualizado em 11 set. 2024)Auto-avaliação do curso
O curso de Engenharia de Controle e Automação passa por avaliações periódicas internas (feitas pela própria coordenação) e por meio da Comissão Própria de Avaliação do campus (CPA).
Relatório de Avaliação Semestral de Curso 2023-1 (documento PDF, 822 kB, atualizado em 02 abr. 2024)
Relatório de Avaliação Semestral de Curso 2023-2 (documento PDF, 821 kB, atualizado em 02 abr. 2024)
Redes Sociais